segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Plano Setorial de Qualificação para o Vale do Assú

O Prefeito do Alto do Rodrigues Eider Medeiros realizou uma audiência pública para apresentação do Plano Setorial de Qualificação Profissional (PANSEQ) nas áreas de construção civil e fruticultura, que aconteceu na última quinta-feira, 13, na Câmara Municipal. Objetivando definir as profissões, de acordo com as necessidades da região, para definir os melhores cursos a serem empregados na região para qualificação de mão-de-obra da população do Vale do Assú.

O Panseq tem como finalidade aumentar as possibilidades de emprego em diversos setores da economia. No País foram qualificados quase um milhão de trabalhadores neste programa. O curso tem 200 horas-aulas, durante dois meses e meio. Para participar a pessoa interessada deverá ter, pelo menos, 18 anos, e ter cursado até a quarta série do ensino fundamental.

O Panseq contempla todos os municípios do Consórcio G-10, mas o Alto do Rodrigues foi escolhido para sediar a audiência pública por ser uma cidade pólo. O Prefeito Eider Medeiros falou sobre a necessidade de qualificação da população para o desenvolvimento do Vale, onde o projeto deverá qualificar cerca de cinco mil trabalhadores - 500 bolsas para cada cidade que faz parte do Consórcio de Intergestores do Vale Unido - como pintores, pedreiros, reparadores, etc.

O gerente de Comunicação Social da Petrobras, Luiz Gonzaga, elogiou a iniciativa da Prefeitura, lembrando que a Petrobras está já por mais de 20 anos na cidade, mas muitas funções são exercidas por pessoas de fora em virtude da pouca especialização entre a população.

Como membro do Cosórcio G-10, significa que o município de Carnaubais terá direito a 500 bolsas para qualificação da mão-de-obra de 500 trabalhadores do município. A Prefeitura deverá nos próximos dias publicar informações sobre as inscrições e critérios para atendimento da nossa população, que deverá acontecer, como da outra vez, através de seleção pública, com publicação do resultado oficial das inscrições.

Nenhum comentário:

Postar um comentário