sábado, 22 de janeiro de 2011

Reflexão

Não aguardes que alguém faça o que podes fazer. Levanta-te todas as manhãs com a disposição de servir em favor de todos. Da Terra renovada pelo teu esforço, surgirá o fruto do bem contra o mal, sem esperar recompensas. Surgirá o mundo de paz e renovação que tanto anseias. Minuto da Sabedoria

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Região de Desenvolvimento do Vale do Assú

Segundo o PPA do estado 2008 - 2011, a região de desenvolvimento do vale do assú é composta por 11 municípios:
  • Guamaré
  • Macau
  • Pendências
  • Alto do Rodrigues
  • Ipanguaçu
  • Itajá
  • Sáo Rafael
  • Porto do Mangue
  • Carnaubais
  • Assú
  • Paraú
A região dispõe dos seguintes segmentos dinâmicos: 
  • Turismo (sol e mar, ecoturismo, eventos)
  • Agropecuário (fruticultura irrigada: melão, manga, melancia e banana; psicultura, carcinicultura, pesca)
  • Indústria (cerâmica, agroindústria: frutas e laticínios; mármore, salineira, petrolífera, termoelétrica)
  • Mineral (petróleo, gás, calcário, sal, argila)
  • Comercial (varejista)
  • Serviços governamentais (Hospital Regional, Companhia de Polícia, Central do Cidadão, Escritórios da CAERN, COSERN e EMATER, Universidade, Faculdades etc..)
  • Barragem de médio e grande porte
  • Adutoras
  • Rodovias 
Com um grande potencial a região do vale do assú, que tem como cidade pólo o Assú, deve se organizar para buscar investimentos que contribua para o desenvolvimento sustentável de toda região e não de município isolado ou de cor partidária com palanques armados. 

Segundo informações divulgadas pela EMPARN, estamos diante de previsões de novas enchentes na região, espero que o Consórcio dos Gestores "Unidos" do Vale do Assú cumpra com seus objetivos e busque articular os municípios para amenizar os  efeitos da tragédia anunciada, visto que o Assú está fazendo seu dever de casa a nível municipal, mas está faltando a articulação da região pois ações do município de Assú não respondem por toda região. 

Plano busca evitar tragédias no Vale do Açu


Identificar áreas de risco e evitar tragédias. Esse é o objetivo dos trabalhos da Comissão Municipal de Defesa Civil de Assu, junto ao Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Norte. Com a expectativa de um inverno considerado acima da normalidade aqui no estado, um plano de contingência vem sendo elaborado para definir estratégias contra possíveis enchentes e desmoronamentos de terras. A ideia é até o final do mês, um levantamento seja feito em relação as famílias que possam ter as casas atingidas, além dos possíveis prejuízos para as lavouras e plantações. Segundo o secretário de desenvolvimento rural de Assu, Paulo Brito, os dados do relatório estão sendo baseados de acordo com as experiências dos anos anteriores, quando a cidade foi uma das mais atingidas pelos estragos das enchentes no RN. Por causa das chuvas em 2009, cerca de quatro mil pessoas ficaram desabrigadas e 987 casas sofreram algum tipo de dano. "Estamos em alerta". Atéagora, a barragem Armando Ribeiro Gonçalves está com 70% da capacidade. Segundo o secretário de desenvolvimento rural, nos anos anteriores (2008 e 2009) o reservatório sangrou e afetou principalmente a agricultura da região. Em relação aos possíveis danos que poderão ser causados durante o inverno, foram encaminhados documentos para os departamentos nacionais de Obras Contra as Secas (Dnocs) e de Infraestrutura de Transportes do RN (Dnit). Um laudo técnico sobre a Ponte Felipe Guerra foi encaminhado ao Dnit. Segundo o secretário de Desenvolvimento Rural de Assu, as obras de reconstrução não foram concluídas. "A paralisação aconteceu à época das denúncias de corrupção do órgão, no ano passado. Precisamos saber como ficará essa situação" comenta. De acordo com Paulo Brito, a estrutura está bastante velha e com os efeitos das chuvas, a rodovia federal pode deixar o local sem acesso. " Se acontecer um acidente naquele trecho, os motoristas deverão realizar um desvio enorme" alerta o secretário. A assessoria de imprensa do Dnit, até o fechamento dessa matéria, não respondeu sobre os pontos levantados na reportagem.

Medidas - Segundo o secretário Paulo Brito, o que foi feito para abrigar os desalojados em 2009 - imóveis foram alugados, pessoas ocuparam prédios públicos, colégios e hospitais - está previsto para acontecer esse ano, porém de forma mais organizada. Cerca de R$ 8 milhões - ainda falta a liberação de R$ 3 milhões - foram investidos em recuperação de casas e estradas pelo governo federal na cidade, após os efeitos das chuvas. A secretária de desenvolvimento social e habitação, Maira Leiliane, informa que cerca de 100 famílias já foram cadastradas esse ano. "Estamos monitorando áreas de risco e pessoas em situação de extrema pobreza. A meta é que até sexta-feira, 21, possamos divulgar os dados finais do mapeamento para o plano de contigência" revela a Maira. Érika Damásio, do DIÁRIO DE NATAL
Do blog: Se o Plano é para evitar tragédias no Vale do Assú, acredito que falta a participação dos outros municípios da região, ou será que não estão se mobilizando? Sabemos que com a enchente do rio Assú, os municípios da várzea (Ipanguaçu, Alto do Rodrigues, Carnaubais e Pendências) são os mais atingidos, além de Porto do Mangue que fica totalmente ilhado, especialmente a comunidade de logradouro. 

Emparn alerta chuvas para todo o RN

A Emparn – Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN prevê céu nublado e incidência de chuvas em todas as regiões do Rio Grande do Norte até o próximo dia 25 deste mês de janeiro. As imagens de satélite do Inpe mostram o Estado totalmente encoberto por nuvens oriundas do Oceano Atlântico. O serviço de meteorologia da Emparn, no entanto, não prevê incidência de temporais. Da manhã de ontem (18) até às 7h desta quarta-feira (19), choveu em nove municípios potiguares. A maior precipitação em São Vicente, onde choveu 22mm. Blog AssessoRN
“Não se gerencia o que não se mede;
Não se mede o que não se define;
Não se define o que não se entende;
Não há sucesso no que não se gerencia.”
Willian E. Denning

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

TJ suspende cassação do Prefeito de Pendências

Deu no Portal do TJ/RN

O desembargador Vivaldo Pinheiro determinou a suspensão de todos os efeitos oriundos da sessão realizada no último dia 18 de janeiro, que cassou o mandato do prefeito de Pendência, Ivan de Souza Padilha, dentre os quais o Decreto Legislativo nº 001/2011, e manteve assim integralmente os termos da decisão anterior (que suspendeu a cassação).

Com isso, a Câmara de Vereadores de Pendências deve dar imediato cumprimento à decisão anterior e a nova, sob pena de multa diária no valor de dez mil reais, independente das sanções penais previstas na legislação específica.

O objetivo do provimento judicial é não causar prejuízo ao autor da ação e teve como base decisões já proferidas na primeira instância, no próprio TJ e no Superior Tribunal de Justiça.

Ao analisar o recurso, o desembargador Vivaldo Pinheiro entendeu que ficou claro, da leitura dos autos e dos documentos anexados ao processo, que a Câmara de Vereadores através de sua Comissão Processante, deu prosseguimento ao Processo Administrativo nº 010/2010, realizando inclusive a sessão de julgamento no dia 18.01.2011, agindo desta forma em desrespeito a decisão que suspendia tal processo.

O desembargador ressaltou que a questão envolvendo o direito à ampla defesa e ao contraditório já foi apreciada não só pelo Tribunal de Justiça do RN (cujos relatores foram o próprio des. Vivaldo Pinheiro e a desembargadora Judite Nunes) como também pelo Superior Tribunal de Justiça (cuja relatoria foi do ministro Ari Pargendler, atual presidente daquela Corte).

Ele explicou que estes precedentes entenderam por bem manter a decisão proferida pela magistrada substituta e que foi anexada ao recurso, ou seja, suspender o Processo Administrativo nº 010/2010 e dar vista do processo aos advogados do prefeito Ivan Padilha.

“A Câmara Municipal do Município de Pendência, através de sua 'Comissão Processante', agindo da maneira como o fez, mostrou total desrespeito pela decisão emanada desta Corte de Justiça”, afirmou.

Segundo o desembargador, as declarações anexadas aos autos mostram que no mínimo o vice-presidente da Câmara de Vereadores tinha conhecimento dos termos da decisão proferida, uma vez que esta fora disponibilizada no mesmo dia 18 de janeiro deste ano.

Para o desembargador, nesse momento, visando não só a tranquilidade como também a ordem pública no Município de Pendências, aceitar o desrespeito a um provimento judicial inibitório por parte daqueles que legislam em prol dos municípes daquela cidade, seria como escarnecer do Poder Judiciário Potiguar, o que, no seu entender, em hipótese alguma se permite.

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Câmara cassa prefeito de Pendências


Deu no Nominuto.com
A Câmara dos Vereadores do município de Pendências aprovou o impeachment do prefeito Ivan de Souza Padilha (PMDB).
A votação foi realizada na manhã desta terça-feira (18) e terminou com o pedido de cassação sendo aprovado por sete parlamentares. Outros dois votaram contra.
Ivan Padilha é acusado de improbidade administrativa e desde o ano passado vinha lutando contra a votação do seu impeachment. Ele chegou a conseguir liminar na justiça para que o processo não fosse levado ao plenário da Câmara.
O Decreto Legislativo que cassa o mandato de Ivan Padilha, de número 001/2011, é assinado pelo presidente da Câmara dos Vereadores Franklin de Lima Teixeira.
Os vereadores de Pendências decidiram ainda que o vice-prefeito José Maurício será empossado ainda hoje a tarde, em uma solenidade marcada para as 14h.
Território Livre COMENTA: O resultado do processo de cassação na Câmara  não surpreendeu o prefeito da cidade. Segundo a rádio corredor local,  as questões políticas pesaram mais do que o rigor dos vereadores com a probidade no trato da administração pública. Ou seja, a afinidade necessária entre Executivo e Legislativo não chegou a um bom termo e isto foi… definitivo em desfavor de Padilha. Agora, a briga deve seguir nos Trbunais judiciais.

Morre o pai da Governadora Rosalba, Sr. Clóvis Ciarline

Faleceu por volta das 8h da manhã de hoje (18.01.2011) o senhor Clóvis Ciarlini, pai da governadora Rosalba Ciarlini.

Clóvis Ciarlini tinha 87 anos e morreu vítima de uma parada cardíaca. Ele estava em casa, no bairro de Lagoa Nova, em Natal. 

O médico da família, Cleanto Rego, foi chamado imediatamente, assim como o atendimento do SAMU. Foram feitas manobras de reanimação, mas sem êxito. Ele tinha um quadro de insuficiência cardíaca

O corpo de Clóvis Ciarlini será velado no Morada Paz, em Emaús, com missa às 17h e o sepultamento logo em seguida.

Clóvis Ciarlini foi casado com Maria da Conceição (Conchecita) Ciarlini, falecida em 2004. Eles tiveram nove filhos: Rosalba, Ruth, Rosina, Rejane, George, Clóvis, Rosangela, Pedro Ciarlini (falecido) e Conchecita (falecida); e 22 netos e seis bisnetos. Blog Samuel Junior

Reflexão

Cada dia é uma oportunidade para tornar as coisas melhores e cada experiência que você tem o torna mais apto para a vida. Minuto da Sabedoria

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Diretório Municipal do PMDB de Carnaubais

Após várias especulações que o Diretório Municipal do PMDB estava "caduco", mesmo sabendo que em 2009 tinha realizado a convenção para renovar, estive hoje pela manhã no Diretório Estadual em Natal onde não consta nada disso, inclusive me entregaram uma certidão (click no link), tirada do site (novo) do TSE.

Nada poderá me abalar...

Continuarei postando nesse espaço sem revidar argumentos dos meios de sobrevivência de ninguém, visto que respeito o pensamento e a opinião de todos, mas não sou obrigado a concordar.

Tenho meus próprios ideais, alguns inclusive apresentado através do meu mandato de vereador, aprovado na Câmara Municipal, mas infelizmente engavetado. Todos que me conhecem e convive ou conviveu comigo, sabe que conto com algumas pessoas que me ajudam, as quais sou muito grato, visto que sozinho ninguém chega a lugar nenhum, nem se esconder consegue.

Admiro os que defendem seus líderes, mas querer censurar os outros, não combina com o momento que vivemos, inclusive com o discurso de alguns líderes que reconheço que está muito a frente de alguns liderados.

Portanto não adianta argumentos para querer me intimidar, ameaças de "super poder", denominações de baixo nível, pois nada vai me abalar, estarei a disposição para qualquer discussão e debate sobre o projeto "novo Carnaubais", que estarei propondo aos carnaubaenses.     

Reflexão


Nada pode magoá-lo, a não ser que você dê poder para alguém o magoar. Harriet Rubin