segunda-feira, 2 de março de 2015

Construção Civil: Projeto de George Soares assegura 5% de vagas para mulheres no setor

  

Projeto de Lei de autoria do deputado George Soares (PR) apresentado à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do RN assegura reserva mínima percentual de 5% das vagas de trabalho na área da construção civil para as mulheres, em editais de licitação e contratos diretos para obras públicas.

“Atualmente, a mulher brasileira ocupa grande parcela do mercado de trabalho, sendo muitas vezes a provedora da família. Por conta disso é necessário que se aumentem as oportunidades de empregos onde as pessoas do sexo feminino possam atuar.

 Daí a necessidade de se reservar vagas para mulheres, aumentando a possibilidade de ocupação das mesmas, principalmente em áreas onde o emprego feminino é meramente residual”, argumenta o deputado, segundo texto da assessoria de comunicação da ALRN.

George Soares justificou ainda que a construção civil ainda se configura como tabu, já que são poucas as mulheres empregadas na área que não fazem parte da equipe de limpeza ou administrativa.

Por isso, o projeto prevê que o percentual exigido deva contemplar os cargos operacionais, evitando assim a alocação das mulheres para outras funções.

O paragrafo único do artigo 1º do projeto do deputado George Soares diz que “não se entendem como empregos na área de construção civil, para feitos desta lei, os cargos na área de limpeza, faxina e afins, bem como as vagas na área administrativa. Entendem-se sim, como empregos na área de construção civil, para efeitos desta lei, os cargos na área operacional”.

domingo, 1 de março de 2015

George Soares: Deputado destaca encaminhamentos na Saúde e em relação à Estrada da Castanha


Em sua participação neste sábado (28) dentro do programa Registrando, na Rádio Princesa do Vale, dentre os diversos assuntos que abordou e lhe foram questionados, o deputado estadual George Soares (PR) deu, em primeira mão, algumas informações importantes e que dizem respeito a ações que são conduzidas por seu mandato na Assembleia Legislativa do RN.

O parlamentar confirmou que está agendada audiência na próxima quarta-feira (04), na capital do estado, com o secretário estadual de Saúde, médico Ricardo Lagreca, oportunidade em que pretende discutir pormenorizadamente questões ligadas ao setor em Assú e toda a região, inclusive, o quadro precário enfrentado no âmbito do Hospital Regional Dr. Nelson Inácio dos Santos, principal Unidade de referência em saúde pública do estado no Vale do Açu.

George Soares pretende inserir no debate com o auxiliar do governo a questão da Policlínica do Assú, que oferecia 95% de atendimentos obstétricos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), antes de seu descredenciamento no ano passado, em decorrência do congelamento da tabela de procedimentos do governo federal.

O deputado procurará saber se existe alguma possibilidade de se encontrar uma solução legal para permitir que o atendimento público possa voltar a ser ofertado à população da região e circunvizinhança pela Policlínica que, hoje, oferece apenas serviços particulares.

O representante do Vale do Açu na ALRN também revelou o diálogo que manteve com a deputada federal Zenaide Maia (PR) e o ex-deputado e presidente do diretório estadual do PR, João Maia, acerca do projeto da Estrada da Castanha, do qual foi autor no parlamento potiguar.

George Soares disse que avançou a ideia de que o projeto de federalização desta futura rodovia – que ligará o Vale do Açu à região da Costa Branca – seja apresentado ao plenário da Câmara Federal por Zenaide e, em seguida, a deputada, ele e João Maia, farão gestões no âmbito do Ministério dos Transportes, para procurar viabilizar a proposta de absorção do empreendimento pela União, o que, na visão do deputado, dará a condição necessária para a concretização do investimento.