sexta-feira, 25 de março de 2011

MDB: 45 anos de história

Site do PMDB
Brasília (DF) - Ao completar 45 anos de sua fundação, o Movimento Democrático Brasileiro, o MDB, que se tornou o atual PMDB, continua sendo um dos principais representantes da democracia brasileira com o maior número de prefeitos, a maior bancada no Senado, a segunda maior bancada na Câmara e, pela primeira vez no regime democrático, com o vice-presidente da República eleito, Michel Temer (SP).

Também fazem parte dos quadros do Partido o primeiro presidente civil após o período de exceção da ditadura militar, José Sarney (AP), e a primeira mulher a ocupar um cargo na Mesa Diretora da Câmara dos Deputados e do Congresso Nacional, deputada Rose de Freitas (ES).

A história do MDB começa em 24 de março de 1966, como organização provisória e um movimento de oposição à ditadura militar. O ex-deputado federal Henrique Lima Santos (BA), hoje o único sobrevivente da 1ª Executiva Nacional do Partido, esteve atuante na luta pela retomada da democracia no país: “neste período que conheci figuras como Ulysses Guimarães, Franco Montoro, Martins Rodrigues, o general Oscar Passos, Tancredo Neves, senador Ermírio de Moraes, Osvaldo Lima Filho e outras personalidades de projeção nacional".

Com a instituição do bipartidarismo (criado pelo Ato Institucional nº 2) no país, durante o regime militar, o MDB foi o espaço para os insatisfeitos com o governo e diversos segmentos da esquerda, como o PCdoB, que existia na clandestinidade, em contraposição aos situacionistas do Arena.

Ao longo de 1980, no período de abertura política, surgiram vários Partidos de oposição. Teotônio Vilela se tornou um dos grandes entusiastas do PMDB, que considerava ser o continuador do extinto MDB. Em outubro assumiu a liderança do movimento pró-fusão dos partidos oposicionistas, a fim de enfrentar "a cachoeira casuística oficial".

Teotônio, na época, defendia que “este país só será grande quando cada brasileiro se sentir responsável e influente pela força do seu pensamento na formação do todo nacional”.

Diretas – Ulysses Guimarães foi um dos principais expoentes da campanha pelas eleições diretas, o Diretas Já, e acabou por se tornar o símbolo do movimento, quando ficou conhecido como “Senhor Diretas”.

Em 1984, a emenda Dante de Oliveira (PEC nº5/1983) foi apresentada pelo então deputado Dante de Oliveira (MT), com o objetivo de reinstaurar as eleições diretas para presidente da República no Brasil. Apesar da pressão popular, a proposta não foi aprovada e o presidente foi escolhido por eleição indireta.

Eleições e Constituinte - Tancredo Neves foi o candidato peemedebista à Presidência da República, eleito em 15 de janeiro de 1985. Ele foi uma grande liderança na luta pelas eleições diretas no período final da ditadura, quando declarou que "restaurar a democracia é restaurar a República. É edificar a Nova República, missão que estou recebendo do povo e se transformará em realidade pela força não apenas de um político, mas de todos os cidadãos brasileiros".

Com falecimento de Tancredo e a posse de Sarney, sob a Presidência de um peemedebista foi redigida a Constituição de 1988, a “Constituição Cidadã”, numa Assembleia Constituinte comandada por Ulysses Guimarães, que declarou em sua promulgação: “a Constituição mudou na sua elaboração, mudou na definição dos poderes, mudou restaurando a Federação, mudou quando quer mudar o homem em cidadão, e só é cidadão quem ganha justo e suficiente salário, lê e escreve, mora, tem hospital e remédio, lazer quando descansa”. Site do PMDB

BLOG: Estou entre os 2.000.000 de filiados do partido; dos 8.495 Vereadores do País e estou Presidente da Executiva Municipal do PMDB em Carnaubais. Para marcar essa data estaremos abrindo a sede do Diretório Municipal do PMDB, na rua João Teixeira Filho, dia 02.04.2011 as 20h00. Na oportunidade estaremos lançando o Programa de Formação Política para Candidatos e Lideranças pelo EAD, através da Fundação Ulisses Guimarães, que estará realizando em Carnaubais o I Curso de Formação Política nos dias 29 e 30 de abril, estamos com as inscrições abertas.  

PMDB - 45 Anos. Parabéns!

quinta-feira, 24 de março de 2011

Executiva municipal do PMDB em Carnaubais realiza I Curso de Formação Política pela FUG

A executiva municipal do PMDB de Carnaubais, que estou Presidente, realizará nos dias 29 e 30/04/2011, o I Curso de Formação Política para candidatos a Prefeito, Vereadores e lideranças, com vistas as eleições de 2012.

Os Cursos de Formação Política é coordenado pelo Presidente Nacional da Fundação Ulysses Guimarães - FUG, Eliseu Padilha, que está oferecendo à base partidária do PMDB, para que tenham condições de defender e conquistar a franquia política em seus municípios, "só o conhecimento realmente liberta e dá plenitude à cidadania."

A Fundação Ulysses Guimarães - FUG cumprindo seu objetivo e sentindo a necessidade crescente de FORMAÇÃO DA BASE PARTIDÁRIA, adota o programa, que estende a formação política à base partidária diretamente em seus municípios, através do Método de “Ensino à Distância”, que prevê encontros presenciais periódicos nas telesalas locais. Através deste método a aprendizagem acontece tanto à distância – atravésdo auto-estudo, quanto em momentos presenciais, nas tele-salas. A idéia pressupõe um perfil de professor e um método de ensino aprendizagem “diferentes”, bem como um aluno com uma postura diferenciada e mais autônoma frente à aprendizagem.

A interação entre aluno e professor, mediada pelas novas tecnologias da informação e comunicação, faz surgir novas concepções de ensino. Nessa metodologia os professores e mediadores presenciais/alunos estão separados fisicamente no espaço e ou no tempo, mas podendo estar juntos através do emprego das tecnologias de comunicação, tais como a internet, vídeo-aulas gravadas em DVDs, televisão, telefone, fax e até mesmo os correios.

Henrique Alves diz que PMDB quer ter candidato próprio em todos os municípios na eleição de 2012, principalmente onde haverá segundo turno

Reunida nesta terça-feira(22), em Brasília, Executiva do PMDB aprovou a recomendação para que o partido tenha candidato próprio em todos os municípios em 2012, principalmente nos que tenham mais de 200 mil habitantes. "Queremos candidatura principalmente nos lugares que tenha segundo turno, com a intenção de fortalecer o partido", disse o líder da bancada na Câmara, deputado Henrique Alves.

Henrique disse que todos os candidatos (incluindo os que querem ser vereador) terão que, necessariamente, fazer um curso preparatório ministrado pela Fundação Ulysses Guimarães.

Os nomes que o PMDB dispõe para disputar a prefeitura de Natal são dos deputados estaduais Walter Alves e Hermano Morais.

Resta saber, no entanto, se o PMDB vai cumprir mesmo a recomendação de sua Executiva e lançar candidatura própria a prefeito de Natal.

O partido integra, mesmo que informalmente, os governos de Rosalba Ciarlini e de Micarla de Souza.

45 anos

A reunião da Executiva Nacional do PMDB foi para comemorar os 45 anos do partido.

A defesa das reformas política e tributária, além de uma campanha por novas filiações marcaram o aniversário da maior sigla partidária do Brasil.  “É verdadeiramente o partido do Brasil. Uma história de luta, resistência, coragem e identidade com o povo brasileiro”, afirmou Henrique Alves.
E acrescentou: “A começar pela marca registrada da democracia a guiar todos os seus sonhos e todos os seus passos. O PMDB é o maior partido do Brasil". Blog Oliveira Wanderley

Partidos discutem sistema eleitoral

São Paulo - As bancadas do PMDB e de partidos da base aliada se reuniram ontem para discutir sobre o modelo de sistema eleitoral na Comissão de Reforma Política. Ao fim da reunião, ainda sem definição, o PMDB saiu com a "tendência" ao modelo majoritário. "O PMDB caminha para o voto majoritário, pelo menos aqui no Senado", disse o senador Renan Calheiros (PMDB-AL).

O vice-presidente da República, Michel Temer, defendeu o voto majoritário, mas disse que o mais importante é que a decisão seja "uniforme". "Pessoalmente, acho que se nós adotássemos, na sua pureza, o sistema majoritário, seria mais justo".

Temer ressalvou que o assunto ainda não é consenso na base aliada e que o PT não concorda com essa posição. "Para trazer o PT eu acho que seria preciso amalgamar o voto majoritário com voto em lista", disse.

O PSDB também reuniu seus quadros para debater o assunto. A proposta mais aceita é a do sistema distrital misto, em que parte dos candidatos é eleita em votação majoritária e outra em lista fechada.

Já o PT tem defendido, para as câmaras de deputados e municipais, o modelo proporcional com lista fechada e sem coligações partidárias. Apesar disso, o partido deve reunir as duas bancadas do Congresso Nacional na próxima terça-feira para definir uma posição.

Reflexão

Há momentos na vida em que se deveria calar e deixar que no silêncio falasse o nosso coração, pois o sentimento que a linguagem não expressa é porque há emoções que as palavras não encontram tradução. Arnoldo B. Junior

segunda-feira, 21 de março de 2011

Reunião com Zeca Abreu em Natal

Estive em Natal na sede da executiva estadual do PMDB, onde conversei com Joumar e Zeca Abreu que está na articulação do Vale do Assú. Segundo Zeca, não haverá intervenção no PMDB de Carnaubais, visto que a executiva municipal está atualizada e o Partido deve ter candidatura própria. Tivemos uma longa conversa, apresentei a minha disposição como pré-candidato a prefeito pelo PMDB, ele me orientou a continuar trabalhando para viabilizar meu nome junto as bases, mesmo sabendo que tem outros nomes, o partido vai indicar o nome que estiver melhor avaliado nas pesquisas.

Tenho conversado com todos os pré-candidatos da oposição, nos últimos dias estive com Dantas, Gilson da Farmácia, Luciano da Consertec e Marcinho. Vamos continuar discutindo e divulgando nossos projetos para serem avaliados pela população carnaubaense.

Portanto o PMDB continua com sua executiva municipal, eleita na ultima convenção em 2009, com mandato até 31.10.2011, na oportunidade realizaremos a convenção municipal em preparação para as eleições 2012. 

FUNASA

Na audiência com o Coordenador da FUNASA no estado, Zeca Abreu, informou que vários assentamentos do Vale do Assú, foram beneficiados com recursos do PAC, para abastecimento d´água, totalizando mais de um milhão de reais, que deverá ser repassado nos próximos dias: Assú (P. A. Pau D´arco e P. A. Nova Descoberta); Porto do Mangue (P. A. Alto das Graças e P. A. Planalto do Mel) e Carnaubais (P. A. Vassouras e P. A. Santa Luzia). 

Reflexão

Um olhar compreensivo.
Um sorriso acolhedor.
Uma boa palavra.
Uma ajuda qualquer e tantas outras pequenas coisas,
no decorrer de cada dia, podem fazer você mais feliz. Autor desconhecido