quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Missa em agradecimento pelos 6 anos de Missão de Pe. Francinaldo na Paróquia de Santa Luzia de Carnaubais

Participei hoje à noite da Missa em agradecimento pelos 6 anos de Missão de Pe. Francinaldo na Paróquia de Santa Luzia de Carnaubais, no final aconteceram várias homenagens de agradecimento pelo trabalho realizado em Carnaubais, Porto do Mangue e Comunidades.

Na oportunidade usei da palavra distinguindo dois momentos:

"Agradeço em nome da minha família ao Pe. Francinaldo, que teve um papel muito importante para o nosso crescimento espiritual. Quero ressaltar que o senhor deixa a Paróquia de Santa Luzia com mais de 100 casais paroquianos, que representa mais de 100 familias que estão contribuindo com o serviço de evangelização em Carnaubais e Porto do Mangue. É visível o crescimento da nossa Paróquia nesses quase 7 anos, testemunhado na ampliação dos serviços disponibilizados a comunidade católica, como também o crescimento das festas dos padroeiros (as) como:

Santa Luzia 
Santa Terezinha - Vila Nova      
N. Srª das Graças - Mutambinha
São Francisco - Pachêco
São Sebastião - Pai João
N. Srª da Conceição - Entroncamento
N. Srª do Rosário - Bela Vista
N. Srª Auxiliadora - Porto do Mangue

Como autoridade constituída, quero dizer da grande responsabilidade que temos em oferecer um título de cidadão do nosso município. Por isso, não foi só pelo reconhecimento ao seu trabalho como diretor espiritual da nossa Paróquia, mas acima de tudo como cidadão pelos serviços prestados como Educador nas nossas escolas, pelo trabalho social de atenção as pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade pelas drogas, depressão e desajuste familiar, que meu mandato de vereador através da Câmara Municipal lhe concedeu um título de cidadão carnaubaense, pois segundo o filósofo a grandeza não consiste em receber honras mas em merecê-las. Portanto nós carnaubaenses não podemos colocar um ponto final nesse capítulo construído pelo senhor, que torna-se parte da nossa história, pois sabemos que seu trabalho ficará como semeador. Concluo dizendo: o importante não é o obstáculo que nos derrubou, o importante é a força que nos fez levantar e mudar a história da nossa vida." Um grande abraço do amigo Wanderley Mendes e família.    

Reflexão


Seremos verdadeiramente humildes, se formos capazes de, deliberadamente, não reagir com uma atitude baseada na violência diante de uma determinada situação, na qual teríamos a possibilidade de fazer. Dalai Lama

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Carnaubais perde recursos da saúde por IRREGULARIDADE

Se a coisa já anda ruim na saúde, pode ficar ainda pior, especialmente no nosso município. O Ministério da Saúde acaba de suspender a transferência de incentivo financeiro referente ao Programa de Estratégia Saúde da Família, para os Municípios de Angicos; Carnaubais; Paraná e Riacho de Santana, depois que foram detectadas irregularidades administrativas e gerenciais na execução do Programa, em auditoria realizada pela Controladoria-Geral da União. A interrupção dos repasses é feita sempre que o ministério identifica irregularidades por parte das secretarias municipais de saúde, responsáveis diretas pela execução dos programas.  As inadequações (por parte dos gestores municipais de saúde) que resultaram na suspensão do incentivo financeiro federal – conhecido como a parte variável do Piso de Atenção Básica (PAB) – foram:

- Inexistência e/ou composição incompleta das Equipes de Saúde da Família;
- Duplicidade de cadastro de profissionais;
- Impropriedades na inserção/atualização dos dados dos sistemas de informação – Sistema de Informações de Atenção Básica (Siab) e Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES);
- Descumprimento da carga horária semanal prevista para atendimento no Saúde da Família. 

Sadra Rosada faz pedido a Garibaldi Alves em Brasília

A deputada federal Sandra Rosado (PSB), acompanhada da deputada estadual Larissa Rosado (PSB) e do vereador de Mossoró, Lahyre Rosado Neto (PSB), participou nesta terça-feira de audiências nos ministérios da Integração Nacional, dos Portos e da Previdência Social para cobrar ações em favor do Rio Grande do Norte.  

Na Secretaria Nacional dos Portos, Sandra Rosado cobrou do ministro José Leônidas Cristino, a ampliação do Porto Ilha de Areia Branca.
No Ministério da Integração o assunto foi acerca do sistema de abastecimento de água na região Oeste e Alto Oeste.
Depois do encontro com o ministro da Integração, Sandra, Larissa e Lahyre Rosado Neto foram recebidos pelo ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho. Na pauta, a expansão do Instituto Nacional de Seguridade Social – INSS no Rio Grande do Norte. Sandra Rosado pediu a construção de mais duas unidades de atendimento em Mossoró. Blog Robson Pires

Moção de Pesar pelo falecimento do Professor Antonio Higino

A comunidade de Arenosa perdeu uma das suas grandes referências, o Professor Antonio Higino de Sousa Neto, que também era Missionário da Igreja de Cristo e prático na área da saúde, na época orientava medicamento e aplicava injeção.

O Professor Antonio Higino foi meu professor, tive a oportunidade de estudar com ele durante vários anos, na escola de Arenosa.

Em 2007 entreguei uma comenda ao Professor Antonio Higino, em reconhecimento ao seu trabalho como educador.

Estive no velório e acompanhei o cortejo do último adeus ao professor que dedicou sua vida a educação. Muita emoção entre os familiares (esposa Tieta e filhos Alzimar, Adinha, Adriana e Abmael), companheiros educadores e toda comunidade de Arenosa e adjacências.

Deixo a minha solidariedade e votos de pesar a família e amigos!

domingo, 6 de fevereiro de 2011

Força Nacional de Resgate ao SUS

Segundo Dr. Laíre Rosado no Jornal O Mossoroense, o Ministro da Saúde Alexandre Padilha anunciou a criação de uma Força Nacional de Resgate ao SUS. A equipe contará com a participação de representantes do Ministério da Saúde, Hospitais Universitários Federais, com a parceria dos estados e municípios para consolidar de forma profissional, como disse o ministro Padilha, uma grande equipe nacional de resgate ao SUS. Assumindo o ministério, no momento em que o país enfrenta vários problemas na área de saúde, como o recrudescimento dos casos de dengue, Padilha tem conversado com seus auxiliares sobre os problemas mais graves na área do SUS. Tem recebido sugestões do Conselho Federal de Medicina que reúne os Conselhos Regionais de Medicina e de outras entidades da área médica. O ministro ressalta a importância do SUS, reconhece os baixos valores de retribuição aos serviços prestados e a existência de desvirtuamento do SUS, comprometendo a sua eficiência. Assumiu o ministério com carta branca da presidenta Dilma Rousseff e está disposto a corrigir o que não estiver correto.

Vamos aguardar para vê se essa ação do Ministro resolve os problemas do SUS, como a superlotação dos Hospitais de referência; as filas de espera para autorização dos exames de média e alta complexidade; além da situação dos PSF nos municípios que não cumprem seus objetivos. O PSF deveria ser o programa de saúde pública, mais resoluto do país, infelizmente não se consolida por falta de entendimento, visto que os recursos repassados pelo MS não estabelece um piso para os médicos e pelos valores oferecidos pelos municípios eles não trabalham com dedicação, geralmente permanecem dois dias da semana e deixam as áreas descobertas, contribuindo para a população recorrer aos serviços de urgências e emergências com problemas de ambulatório, gerando outro problema a superlotação dos hospitais e o stress dos profissionais que estão para atender pacientes classificados em risco e não ambulatório, gerando conflito com a população. 

Reflexão

Aquele que domina os outros é forte. O que domina a si mesmo é poderoso. Lao-Tsé