sábado, 22 de maio de 2010

Sessão da Câmara

Na sessão da quinta-feira, registrei a vitória do município de Carnaubais em conseguir provar junto aos orgão responsáveis que as comunidades de Vila Nova, Mutambinha e parte da Arenosa, pertencem a Carnaubais.

Foi com muita satisfação que recebi a notícia do Prefeito Luizinho, nasci e cresci na comunidade de Arenosa, tenho uma convivência de irmandade e companheirismo naquela região, onde inclusive reside meu Pai e, durante esse problema de disputa da divisa com o município de Assú, a população residente na área estavam sem resposta, visto que se arrastava desde 2006 sem uma definição concreta, inclusive com o prejuízo financeiro do nosso município.

Foi uma luta da classe política, instituções e sociedade civil de Carnaubais, tendo a frente o Prefeito Luizinho que não mediu esforço, assumiu o movimento, foi para a "linha de tiro" sem meias palavras e faz de conta.

Tai o resultado, de parabéns o Prefeito Luizinho, mas acima de tudo o povo de carnaubais que são determinados e não se intimidam facilmente, pois provaram que para defender o nosso município desprezam todos interesses individuais. PARABÉNS CARNAUBAIS!!!

AUDIÊNCIA PÚBLICA - ESTRADA CARNAUBAIS/SERRA DO MEL

No parlamento não podemos cruzar os braços, nem ficar aguardando que a coisa aconteça, por isso na sessão de quinta-feira, aproveitei o clima de satisfação e vitória, para provocar novamente a discussão sobre a estrada que liga Carnaubais - Serra do Mel, agendando uma audiência pública para o dia 28 de maio, na Câmara de Carnaubais, as 15:00.

O ano passado solicitei a Deputa Larissa Rosado, que aprovou na Assembléia Legislativa a construção aproximadamente de 35 km de asfalto da zona urbana de Carnaubais seguindo pelas Vilas Rurais do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Goiás até a Vila Brasília no centro da Serra do Mel.

Essa estrada beneficia vários municípios e outras regiões do Estado, encurtando distancias para Mossoró e outros estados como o Ceará. Além de Carnaubais, serão beneficiados: Serra do Mel, Alto do Rodrigues, Pendências, Macau, Guamaré e toda região do Mato Grande e região norta da grande Natal que precisam se deslocarem para Mossoró e Ceará.

Na segunda-feira estaremos enviando os convites para as autoridades do Estado, Prefeitos e Vereadores da região e imprensa. Esperamos contar com a adesão da região, especialmente os beneficiários diretos e do apoio dos municípios que compõem o Consórcio do Vale do Assú.

HOSPITAL REGIONAL DR. NELSON INÁCIO DOS SANTOS

Iniciei no Plenário da Câmara uma discussão sobre o Hospital Regional do "Vale do Assú" e o seu papel na região.

O Hospital Regional Dr. Nelson Inácio dos Santos, não pertence ao município de Assú, inclusive os gestores municipais da cidade de Assú faz questão de dizer, na verdade pertence a estrutura administrativa da Secretaria de Saúde Pública do Estado do Rio Grande do Norte, que foi construído em Assú, por ser a cidade pólo da região, para atender média e alta complexidade dos municípios da Região do Vale do Assú.

Em conformidade com o SUS, cada município é responsável pela atenção básica e pronto atendimento de urgência dos seus municípes, com o co-financiamento dos governos: municipal, estadual e federal. Todo município deve organizar os serviços de saúde e disponibilizar para a população o Pronto Atendimento, ficando o Estado responsável, através dos Hospitais Regionais pela média e alta complexidade.

No Vale do Assú, todos os municípios dispõem de pronto atendimento 24 horas, a excessão é o município de Assú. Diante da problemática, proponho uma discussão para que o futuro Governo do Estado coloque na sua agenda a implantação dos serviços: Ortopedia e Traumatologia, UTI, Unidade de Pacientes Infectados - UPI e o SAMU. Transformando o Hospital Regional do Vale do Assú, numa estrutura com resolutividade para média e alta complexidade.

Visto que a Região do Vale do Assú, concentra uma população de mais de 100 mil habitantes, mas não dispõem desses serviços, sendo os pacientes transferidos para Mossoró e em muitos casos de Mossoró para Natal, onerando os custos com os deslocamentos, pois o município é responsável pelo deslocamento para Mossoró e se encaminhar para Natal o município é quem faz a remoção do paciente.

Reflexão

A felicidade é um estado de espírito.
Se a sua mente ainda estiver num
estado de confusão e agitação,
os bens materiais não lhe vão
proporcionar felicidade. Dalai Lama

terça-feira, 18 de maio de 2010

Pesquisa Vox Populi : Rosalba sai na frente

Finalmente a Band divulgou os números da primeira pesquisa registrada para o governo do Estado, realizada pelo Instituto Vox Populi que ouviu 700 pessoas em 33 cidades:

Pesquisa espontânea
Rosalba Ciarlini: 17%
Iberê Ferreira de Souza: 6%
Carlos Eduardo Alves: 3%
Wilma: 2%
Ninguém/Branco/Nulo: 6%
Outros: 66%

Pesquisa estimulada
Rosalba Ciarlini: 49%
Carlos Eduardo Alves: 16%
Iberê Ferreira de Souza: 15%
Miguel Mossoró: 2%
Sandro Pimentel: 1%
Simone Dutra: 1%
Ninguém/Branco/Nulo: 8%
Não Sabe: 8%

DIA NACIONAL DE COMBATE AO ABUSO E À EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

domingo, 16 de maio de 2010

CNBB - DECLARAÇÃO SOBRE O MOMENTO POLÍTICO NACIONAL

CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL
48ª Assembleia Geral da CNBB
Brasília, 4 a 13 de maio de 2010

DECLARAÇÃO SOBRE O MOMENTO POLÍTICO NACIONAL

Nós, Bispos Católicos do Brasil, reunidos em Brasília, de 4 a 13 de maio de 2010, para a 48ª Assembléia Geral da CNBB, temos diante de nós a realidade do Povo Brasileiro, de cujas lutas e esperanças participamos. Os 50 anos da inauguração de Brasília e as eleições gerais do próximo mês de outubro nos proporcionam a oportunidade de refletir sobre a trajetória do País.

A realização da nossa Assembléia Geral em Brasília, no ano do jubileu de ouro da cidade e da Arquidiocese, quer expressar o apreço pelo que significou para a nação a construção da Capital do País em pleno planalto central.

O Jubileu de Ouro de Brasília, no entanto, precisa se transformar em oportunidade para que a Capital recupere o seu simbolismo original e se torne de fato fonte de inspiração para os sonhos de um País justo, integrado, desenvolvido e ecologicamente sustentável, que todos queremos. “O desenvolvimento é impossível sem homens retos, sem operadores econômicos e homens políticos que sintam intensamente em suas consciências o apelo do bem comum. São necessárias tanto a preparação profissional como a coerência moral” (Bento XVI, Caritas in Veritate, 71).

A celebração do Congresso Eucarístico Nacional em Brasília quer, igualmente, ser sinal deste anseio de País justo e fraterno, para cuja realização a Igreja Católica procura dar sua contribuição pelo testemunho dos valores humanos e cristãos que o Evangelho nos ensina. Seu lema “Fica conosco, Senhor” atesta a importância da presença do Deus da vida e da partilha em todos os momentos, também naqueles do exercício da cidadania.

O Brasil está vivendo um momento importante, por seu crescimento interno e pelo lugar de destaque que vem merecendo no cenário internacional. Isso aumenta sua responsabilidade no relacionamento com as outras nações e na superação progressiva de suas desigualdades sociais, produzidas pela iníqua distribuição da renda, que ainda persiste. Preocupam-nos os grandes projetos, sobretudo na Amazônia, sem levar devidamente em conta suas consequências sociais e ambientais. Permanece o desafio de uma autêntica reforma agrária acompanhada de política agrícola que contemple especialmente os pequenos produtores rurais, como fator de equilíbrio social.

A Igreja, comprometida de modo inequívoco com a defesa da dignidade e dos Direitos Humanos, apóia as iniciativas que procuram garanti-los para todos. Todavia, denuncia distorções inaceitáveis presentes em alguns itens do PNDH-3.

Destacamos a importância do projeto de lei denominado “Ficha Limpa”, de iniciativa popular, em votação nestes dias no Congresso Nacional, como exemplo de participação popular para o aprimoramento da democracia, como já ocorrera com a aprovação da Lei 9840, contra a corrupção eleitoral, cuja aplicação requer contínua e atenta vigilância de todos, para que não continue a praga da compra e venda de votos. Esperamos que seja um instrumento a mais para sanar o grave problema da corrupção na vida política brasileira.

Permanecem oportunas as palavras de João Paulo II: “A Igreja encara com simpatia o sistema da Democracia, enquanto assegura a participação dos cidadãos nas opções políticas e garante aos governados a possibilidade de escolher e controlar os próprios governantes (...) ela não pode, portanto, favorecer a formação de grupos restritos de dirigentes que usurpam o poder do Estado a favor dos seus interesses particulares ou de objetivos ideológicos” (Centesimus Annus, 46) .

Urge uma profunda reforma política, iluminada por critérios éticos, com a participação das diversas instâncias da sociedade civil organizada, fortalecendo a democracia direta com a indispensável regulamentação do Art. 14 da Constituição Federal, relativo a plebiscito, referendo e iniciativa popular de lei. A Reforma Política “precisa atingir o âmago da estrutura do poder e a forma de exercê-lo, tendo como critério básico inspirador, a participação popular. Trata-se de reaproximar o poder e colocá-lo ao alcance da influência viável e eficaz da cidadania” (Por uma Reforma do Estado com Participação Democrática, Documentos da CNBB 91, 101).

A campanha eleitoral é oportunidade para empenho de todos na reflexão sobre o que precisa ser levado adiante com responsabilidade e o que deve ser modificado, em vista de um Projeto Nacional com participação popular. Por isso, incentivamos a que todos participem e expressem, através do voto ético, esclarecido e consciente, a sua cidadania nas próximas eleições, superando possíveis desencantos com a política, procurando eleger pessoas comprometidas com o respeito incondicional à vida, à família, à liberdade religiosa e à dignidade humana. Em particular, encorajamos os leigos e as leigas da nossa Igreja a que assumam ativamente seu papel de cidadãos colaborando na construção de um País melhor para todos.

Confiando na intercessão de Nossa Senhora Aparecida, invocamos as bênçãos de Deus para todo o Povo Brasileiro.

Brasília, 11 de maio de 2010

Dom Geraldo Lyrio Rocha - Arcebispo de Mariana / Presidente da CNBB
Dom Luiz Soares Vieira - Arcebispo de Manaus / Vice-Presidente da CNBB
Dom Dimas Lara Barbosa - Bispo Auxiliar do Rio de Janeiro / Secretário-Geral da CNBB
Postado por PE. FRANCINALDO

Agroecologia - Engenheiro Agrônomo Júlio Justino

Peço licença ao blog Rabiscos do Samuel Junior para reproduzir o material enviado pelo engenheiro agrônomo e professor do curso de Agroecologia do IFRN – Campus de Ipanguaçu, Júlio Justino de Araújo, sobre agroecologia, Leia:

O que é Agroecologia?
O Curso de Agroecologia Vai além da ideologia
Os Gestores, os professores e os alunos
Precisam conhecer agroecologia
Não basta apenas a teoria
Mas produzir com tecnologia
A buscar constante pela autonomia
O rural merece crescer
Atender aos princípios da sociololgia
O meio ambiente em equilíbrio e harmonia
É isso que precisamos ser
Para fazer agroecologia.
Para fazer Agroecologia
Bem nutrido, com saúde e energia
Planejar a produção que exceder
Com entusiasmo e alegria
Conhecer o mercado
Através da economia
Se organizar para vender
Satisfazer a freguesia
É isso que precisamos ser
Para fazer agroecologia.
Postado por Samuel Junior

Zelito Coringa

O poeta/músico Zelito Coringa, segue buscando parcerias e divulgando seu trabalho por várias regiões. Após temporada no Sul do País, está no Nordeste trabalhando e aproveitando para rever seus familiares em Carnaubais, sua terra natal. Zelito divulgou no blog Falando de Saberes da Professora Josélia Coringa, seus últimos trabalhos. A parceria com Kyldemir Dantas presidente da SBEC – Sociedade Brasileira de Estudo do Cangaço – autor do poema Derna de 1912, em homenagem a Luiz Gonzaga, com melodia de Zelito que rebatizou na canção Lua no Terreiro. Outra parceria firmada com os compositores Marcoliva (RS), Caio César Muniz (PR), Tatiana Cobbett (SP), Joubert Narciso (MG) e Rafael Calegari (SC), na música que está sendo gravada pelo Pianista Catarinense Caio César Muniz, eis a letra:

“Vou seguir o meu caminho construir meu ninho onde haja sol,
Deixar a luz brilhar de dentro sai desse relento larga de ser só,
Se preciso dê um jeito de fazer direito desatar o nó,
Esse nó tá na garganta a gente canta espanta, faz fica melhor,
Pra cantar e ser, pra cantar e ser feliz...
Vou juntar de grão em grão pôr tudo na canção,
Buscar a harmônia, é de noite, é de dia bendita companhia
Benditos negros uns.
juntos nós somos forte é o sul e o norte do mesmo país,
É de noite, é de dia bendita companhia,
Benditos somos uns.”

Essas canções estarão no próximo CD de Zelito Coringa.
Sucesso Zelito!

Minuto da Sabedoria

A vitória do sucesso é metade conquistada
quando você ganha o hábito de estabelecer metas e alcançá-las.
Mesmo a mais entediante rotina torna-se suportável
quando você marcha a cada dia convencido
que toda tarefa lhe traz mais perto de conquistar seus sonhos.