quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Luta em defesa das escolas estaduais em Carnaubais: Audiência com a Secretária Betânia Ramalho

Após o movimento realizado sexta-feira, pelo alunos e professores das escolas estaduais em Carnaubais, Alcides Wanderley (ensino médio) e Professora Adalgisa Emídia da Costa (fundamental), solicitei ao Deputado George Soares que agendasse uma audiência com a secretária de educação do estado Professora Betânia Ramalho, para que nós (oposição de Carnaubais), que fomos responsabilizados pelo secretário de educação do município Nicolau Cavalcante pela falta de professores nas escolas, conhecesse de perto as versões dos responsáveis e prejudicados.

Participaram da reunião os quatro vereadores da oposição: Wanderley Mendes e Manoel Neto (PMDB), Jussaly (PR) e Keide (PSD); Deputado George Soares; lideranças políticas da oposição: Dinarte Diniz (DEM), Alzenir Moura (PMDB) e Nilson Dias (PR); Diretores das Escolas: Frank Mare (Alcides Wanderley) e Nair Luzia (Adalgisa Emídia); Professora Josélia Coringa; Estudantes Freud Marx e Salete.

O Deputado George abriu a audiência apresentado todos e a pauta, em seguida solicitou que os diretores das escolas falassem dos problemas das escolas. 

A Secretária Betânia Ramalho fez uma avaliação da situação, pediu o quadro de servidores das escolas e analisou com a técnica da secretaria que já estava com uma planilha tirada no sistema da secretaria. Sendo constatado "conflitos" de informações, principalmente com relação aos professores que não estão em sala de aula, o que foi comprovado e testemunhado pelos estudantes, alguns professores que constavam na planilha do sistema da Secretaria Estadual não estão em sala de aula, alguns por afastamento para tratamento de saúde e outros que estão com pessoas substituindo, inclusive sem formação e habilitação para está em sala de aula.

No questionamento sobre os ônibus, a secretária reafirmou a informação do Deputado George Soares que estão aguardando a empresa entregar. Mas, os alunos denunciaram que os ônibus entregues a Prefeitura de Carnaubais não são disponibilizados quando as escolas do estado solicita, descumprindo o acordo firmado entre município x estado e o convênio para o município assumir o deslocamento dos estudantes das duas escolas.

Após o debate a Secretária autorizou os diretores, através da DIRED, contratar professores com licenciatura para concluir o ano, visto que o estado está providenciando uma seleção pública para professores temporários. Em seguida, definiu uma visita in loco, para hoje a tarde, na companhia dos técnicos da secretaria, para um contato com trabalhadores e alunos das duas escolas, na oportunidade o Deputado George Soares estará acompanhando a secretária o nosso município.

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Deputado George Soares Agenda Audiência Com a Secretária de Educação do Estado Sobre as Escolas de Carnaubais

Atendendo minha solicitação, o Deputado Estadual George Soares, confirmou audiência com a Secretária de Educação do Estado Betânia Ramalho para quarta-feira (04.09.2013) as 11:00 horas na Secretaria Estadual de Educação, para discutir a situação das Escolas Estaduais Alcides Wanderley e Professora Adalgisa Emídia da Costa de Carnaubais.

Para a audiência, além dos colegas vereadores: Jussaly Medeiros, Keide Soares e Manoel Neto, estamos contactando com as direções das duas escolas, além de outros segmentos da nossa comunidade que estão engajados nessa luta em defesa dessas escolas.

domingo, 1 de setembro de 2013

Movimento em defesa das Escolas Estaduais de Carnaubais: Prefeito diz que a Escola Estadual Adalgisa "já era para ter fechado a muito tempo".

 Discurso em defesa das Escolas Estaduais Alcides Wanderley e Professora Adalgisa Emídia 
Caminhada com alunos, pais e trabalhadores das escolas estaduais no município


Participei juntamente com  os colegas vereadores Jussaly Medeiros, Keide Soares e o Professor Levanir Avelino da mobilização "de todos nós", que cobra Professores, condições de trabalho e em defesa da manutenção das escolas estaduais no nosso município.

A Escola Estadual Alcides Wanderley é a única escola de ensino médio no nosso município, infelizmente ao longo dos anos tem enfrentado muitas dificuldades, especialmente no quadro de Professores com habilitação para as disciplinas específicas, pois a prática sempre foi a de contratar bolsistas, a maioria somente com o ensino médio para lecionar essas disciplinas, sem capacidade técnica para realmente transmitir o conteúdo em conformidade com a grade curricular exigida. 

É preciso unir esforços para provocar uma audiência com a secretaria estadual de educação, e solicitar professores concursados para as escolas estaduais de Carnaubais, com habilitação para lecionar as disciplinas específicas. Se não for possível a convocação do último concurso (nos últimos dois anos o estado convocou 3.723 professores), aí sim que sejam contratados professores formados e habilitados para as disciplinas específicas. Não dá para está fazendo remendo na educação, pois é o futuro da nossa juventude que está em jogo, num momento em que o ensino superior e técnico está se expandindo e abrindo muitas oportunidades, mas eles precisam se preparem no ensino fundamental e médio.

A Escola Estadual Professora Adalgisa Emídia da Costa, do ensino fundamental II, também enfrenta dificuldades com o resumido quadro de professores e outros trabalhadores. 

O Prefeito Luizinho na sexta-feira no Programa da Líder FM disse que estava solidário a Escola Alcides Wanderley, mas com relação a Escola Adalgisa na opinião dele "era pra ter fechado" pois o ensino fundamental era de responsabilidade do município. 

Quem conhece a lei sabe disso, mas não só o RN, vários estados ainda não conseguiram municipalizar o ensino fundamental. Não é somente Carnaubais, vários municípios dispõe de escola estadual do ensino fundamental, pois a transição para a municipalização, é um processo que envolve vários setores, inclusive os servidores estaduais lotados no estabelecimento.

A preocupação do Prefeito Luizinho, é com o número de alunos matriculados na rede municipal, aumentando assim o dinheiro que o município recebe por aluno. Essa foi a última de Luizinho do PSB!

Movimento do SINDISEC em defesa dos Servidores Públicos e das Políticas Públicas com Qualidade



 








Na sexta-feira o SINDISEC mobilizou os servidores municipais para participarem da Parada Nacional, em defesa dos serviços públicos com qualidade e dos servidores públicos. 

Participei como servidor municipal filiado ao SINDISEC e como vereador, juntamente com a colega vereadora Jussaly Medeiros. 

Obs: Nenhum vereador da situação participou do movimento, até mesmo os que são servidores públicos.