sábado, 14 de janeiro de 2012

Reflexão

Determine agora mesmo, o futuro que você espera, porque das suas escolhas deste exato momento presente, você irá construir tudo isso. O agora, nunca mais vai voltar! Rodrigues de Andrade

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Dom José falece vítima de uma parada cardíaca em Mossoró

Programação de missa de corpo presenta na Catedral de Santa Luzia

14h- Chegada do corpo de Dom José Freire à Catedral de Santa Luzia e início do velório.
17h- 1ª Missa de corpo presente
19h- 2ª Missa de corpo presente
21h- 3ª Missa de corpo presente
22h- Virgília fúnebre

Dia 11/01/2012


9h- Última missa de corpo presente presidida pelo Bispo Diocesano Dom Mariano Manzana e em seguida sepultamento na Catedral de Santa Luzia


* Transmissão ( ao vivo) da Rádio Rural de Mossoró e FM Santa Clara

http://www.ruraldemossoro.com/.
Mais informações;
( 84) 3314.7255

(84) 8896.0232
O bispo emérito de Mossoró (RN), Dom José Freire de Oliveira Neto, 83 anos, faleceu na madrugada de hoje, dia 10, no Hospital Wilson Rosado, vítima de uma parada cardíaca. Ele estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital desde o dia 31 de dezembro de 2011, em função de um AVC Hemorrágico. O corpo de Dom José Freire será conduzido para o município de Apodi, sua cidade Natal, onde será velado até as primeiras horas da tarde de hoje.  O velório em Mossoró deve começar às 14h, na Catedral de Santa Luzia. Amanhã, às 9h, será celebrada a Missa de corpo presente e posteriormente realizado o sepultamento na própria Catedral.

Dom José Freire de Oliveira Neto, Bispo emérito, natural de Apodi- RN, nasceu aos 09 de março de 1928, filho de José Freire de Oliveira Neto e Francisca Celsa de Oliveira.
Nos anos de 1944 a 1949 fez curso ginasial no Seminário Santa Teresinha, em Mossoró. De 1950 a 1952 cursou Filosofia no Seminário Central de São Leopoldo- RS,seguindo, logo após, para Roma onde cursou Teologia na Pontífícia Universidade Gregoriana.
Aos 22 de setembro de 1956, foi ordenado presbítero, em Roma, por Dom Luís Luigi Traglia. Aos 03 de novembro de 1973, foi eleito Bispo Auxiliar de Mossoró, recebendo sagração episcopal aos 02 de junho de 1974, na Capela do Pontifício Colégio Pio Brasileiro, em Roma; Sendo Dom Gentil Dinis Barreto, o bispo consagrante. No dia 18 de julho 1975, foi apresentado ao povo da Diocese de Mossoró, em solenidade na Catedral de Santa Luzia. Em 1979 foi nomeado bispo coadjutor. Assumiu interinamente o governo diocesano, aos 14 de março de 1984, por ocasião da renúncia de Dom Gentil Diniz Barreto.

Títulos AcadêmicosLicenciatura em Teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma- Itália.Mestrado em Ciências da Educação, com especialização em Catequese, pela Pontifícia Universidade Salesiana de Roma.

Em Mossoró, desempenhou as seguintes funçõesProfessor, Capelão, Presidente do Instituto Amântino Câmara, Reitor do Seminário Santa Teresinha, Diretor do Colégio Diocesano Santa Luzia e Vigário Episcopal das Religiosas.

Na Conferência Nacional dos Bispo do Brasil- CNBB Desempenhou o cargo de Coordenador da Comissão de Catequese do Regional Nordeste II, da CNBB, composto das 20 dioceses que compreende as províncias eclesiásticas do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas.