segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Consórcio do Vale do Assú "Unido" e o Petróleo de Carnaubais

Acompanhando outros blogues, parece que o Consórcio do Vale do Assú "Unido" começa a ceder sua estrutura, não estou torcendo por conflitos entre ninguém, mas era evidente que isso aconteceria. Quando o Prefeito de Assú Ivan Junior interferiu através do Vice-Prefeito Alberto Luiz na greve dos professores de Carnaubais fiz um pronunciamento na Câmara Municipal e disse que "a união dos Prefeitos do Vale do Assú terminaria na divisa Carnaubais - Assú", visto que o impasse, independente de quem seja os Prefeitos, pelos poços de petróleo, existente naquela região continuava, sem um veredicto final.

Todos sabem que no final de 2006, o municipio de Carnaubais recebeu uma informação do IBGE de que havia alteração no território do município, ou seja no mapa geográfico, especificamente na área de produção de petróleo e no Assentamento de Nova Descoberta. Inclusive os auxiliares do ex-prefeito Ronaldo Soares, estiveram na comunidade de mutambinha querando colocar o marco da divisa mas a população da comunidade de Vila Nova revidou, nos comunicou e naturalmente comuniquei ao Prefeito da época Zenildo Batista. Inclusive o Prefeito da época e a Câmara Municipal estiveram juntos no IBGE (Natal), mas as explicações dos técnicos do órgão deixaram a desejar, sendo que a ANP responsável pelo repasse dos royalties ao município, apenas utiliza o mapa para definição dos poços e faz os repasses.

O Prefeito Ivan Junior como auxiliar do ex-prefeito Ronaldo Soares, tinha conhecimento da causa, como também o Prefeito Luizinho que acompanhou o processo inclusive se pronunciou na imprensa. Portanto não existem inocentes, pois sabemos que é um jogo de interesse em defesa de mais dinheiro para as prefeituras e o município que se articular melhor será o vencedor, pois depende de técnicos especializados (sérios) que possam resolver o problema. Posso afirmar que enquanto a classe política de Carnaubais briga e buscam aliados fora das fronteiras do município para combater os cidadãos de Carnaubais, promovendo banquetes para eles, a nossa cidade padece como uma verdadeira província, onde os espertalhões de plantão tentam se apossarem do que é nosso historicamente.

Imagens do movimento, articulado pelo meu mandato em 2006 e moradores de Vila Nova, com o apoio do Prefeito Zenildo Batista e de quase todos vereadores (Keide, Marcos Cavalcante, Junior Benevides, Batista de Dioclécio e Norma, além do ex-vereador João Liberalino), que realizamos na divisa de Carnaubais-Assú, em protesto pela perda das comunidades de Vila Nova e Nova Descoberta, consequentemente dos royalties da Petrobras para o município de Assú, onde fechamos a rn-016 no horário de maior fluxo, pela manhã.

Na última sessão da Câmara Municipal, quinta-feira, fiz um pronunciamento sobre o problema e solicitei aos colegas e toda classe política de Carnaubais que nos mobilizassemos contra esse absurdo, pois o nosso município que padece com tantos problemas não deve ser vítima dessa situação. Na oportunidade o Presidente da Câmara Vereador Batista, informou que o Prefeito Luizinho estava indo na ANP no Rio de Janeiro para intervir. Quero deixar claro que essa luta não deve ser de bandeira partidária, mas dos cidadãos de Carnaubais que pensam no seu desenvolvimento e bem estar do nosso povo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário