sábado, 27 de julho de 2013

I Conferência Livre de Cultura de Carnaubais

PROGRAÇÃO: PRÓXIMA POSTAGEM

PROGRAMAÇÃO da 1ª Conferência LIVRE de Cultura de Carnaubais

16h30 - Recepção e Inscrição dos participantes

17h00 – Solenidade de Abertura

17h15 - Leitura e Aprovação do Regimento Interno da Conferência Livre

17h30 – Palestra (UMA POLITICA DE ESTADO: DESAFIOS DO SISTEMA NACIONAL DE CULTURA

– Conferencista: Ricardo França (Buhiú)).

18h00 - Reunião dos grupos temáticos da Conferência, propostos pela Conferência Nacional de Cultura, a saber:

1. Implementação do Sistema Nacional de Cultura: impactos da Emenda Constitucional do SNC na organização da gestão cultural e na participação social nos três níveis de governo (União, Estados/Distrito Federal e Municípios)

2. Produção simbólica e diversidade cultural: fortalecimento da produção artística e de bens simbólicos e da proteção e promoção da diversidade das expressões culturais, com atenção para a diversidade étnica e racial

3. Cidadania e direitos culturais: garantia do pleno exercício dos direitos culturais e consolidação da cidadania, com atenção para a diversidade étnica e racial

4. Cultura e desenvolvimento: a economia criativa como uma estratégia de desenvolvimento sustentável

18h45 - Plenária de encerramento: Relato das atividades dos grupos temáticos e votação das propostas

19h15 – Lanche Comunitário: Com exposição fotográfica das atividades.

20h00 – Encerramento Cultural: Com artistas Locais e Convidados da Região.

Local: Recanto das Artes Francilúzio Martins

CULTURA É CIDADANIA – PARTICIPE!

O Coletivo Carnaubaense Pró-Cultura Realiza a 1ª Conferência Livre de Cultura em Carnaubais

Com o objetivo de promover a participação social na definição de políticas públicas, o Governo Federal tem estimulado a realização de Conferências temáticas nacionais com base no princípio de participação social consagrada na Constituição de 1988. Constitui-se de verdadeiras arenas públicas, lugares de encontro entre sociedade e estado, espaços de trocas de saberes e experiências. Validando assim a 3ª Conferência Nacional de Cultura que acontecerá em Brasília entre os dias 26 e 29 de Novembro/2013.

Na perspectiva de ampliar a participação popular no debate sobre a cultura e qualificar a participação de Carnaubais nas Conferências Estadual e Nacional, o Coletivo Carnaubaense Pró-Cultura está organizando a 1ª Conferência Livre de Cultura de Carnaubais, que realizar-se-á em 03 de Agosto, a partir das 16h30 horas na Câmara Municipal, Praça Santa Luzia – Centro – Carnaubais/RN.

Os resultados da Conferência Livre de Cultura de Carnaubais serão protocolados e encaminhados para as Conferências Estadual e Nacional obedecendo às regras da Portaria 33, de 16 de abril de 2013, do Ministério da Cultura, art. 22º, publicada no Diário Oficial da União em 17 de abril de 2013, Seção I, pg 07, 08, 09 e 10.

O QUE É O COLETIVO CARNAUBAENSE PRÓ-CULTURA

O Coletivo Carnaubense Pró-Cultura é um singelo agrupamento de cunho artístico cultural aberto a todos os cidadãos da terra dos carnaubais que se motivem a compartilhar ideias e apontar de fato a luz da democrática cultural. A primeira ação do Coletivo Carnaubaense Pró-Cultura foi solicitar através do poder legislativo por meio do Vereador Wanderley Mendes a realização da 1ª Audiência Pública da Cultura, realizada no último dia 03 de Julho de 2013. Validada pela participação popular aprovamos em plenária os seguintes indicativos:

- Reunião com o prefeito Luiz Gonzaga Cavalcante (PSB) para discutir os motivos o levaram a extinguir a Secretaria de Cultura e a Coordenação de Artes da Secretaria de Educação e Cultura do município. - Criação da Comissão Permanente de Cultura na Câmara que será composta pelos Vereadores presentes à audiência ou que enviaram seus representantes para o debate. - Realização a 1ª Conferência Livre de Cultura de Carnaubais, datada para o dia 03 de Agosto, tendo como local a câmara municipal.

I Conferência Livre de Cultura de Carnaubais


segunda-feira, 22 de julho de 2013

É HOJE NÃO PERCA!



Carnaubaense evoca o Nordeste com viola e cordel 
“Candeeiro de Cem Votis” é o nome do show que o cantor, compositor, instrumentista e cordelista carnaubaense Zelito Coringa apresentará hoje (22/07) no Cine Teatro Pedro Amorim a partir das 20 horas.

Zelito apresenta poemas e canções autorais, marcado por novas experimentações e afinações alternativas e a técnica Sanfoneta – som extraído do violão com canetas esferográficas.

Em tempo: A expressão nordestina “votis”, usada no Nordeste, quer dizer espanto, descoberta, surpresa. 
Texto: Tony Martins