sábado, 5 de dezembro de 2009

Caos na saúde em Carnaubais

A situação da saúde em Carnaubais é caótica, o município não está cumprindo com a estratégia do Programa Saúde da Família, pois os médicos que são pagos com recursos do Governo Federal, estão atendendo urgência no Hospital Maternidade e as áreas do ESF descobertas, chegando ao ponto de forjarem atendimento através de "ação de cidadania", quando o certo seria o médico está diariamente nas áreas e não através de ação assistencialista e politiqueira.

No Hospital Maternidade está faltando médico desde quinta-feira, quando os médicos do PSF retornam para outras cidades. Como o município não quer contratar plantonistas, a população fica sem atendimento de urgência. Falta material e medicamento, hoje para imobilizarem o pé de um jovem de Vila Nova não tinha atadura, muito menos médico para avaliar o procedimento e nem carro para remover o paciente para Assú, onde deveria ter ido fazer um RX. Os técnicos que trabalham nos plantões estão preocupados, visto que não tem médicos e nem enfermeiros para acompanhar os procedimentos de urgência que muitas vezes tem que ser feito. A mais de um mês a ambulância está quebrada e o Prefeito contratou, ninguém sabe por quanto, uma ambulância de uma empresa privada. Será que o dinheiro da locação não daria para fazer o concerto?

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Prefeitura paga amanhã 13 º Salário dos Servidores

O Prefeito Francisco Gomes Batista (Titico - PMDB), de Porto do Mangue autorizou hoje a liberação da folha de pagamento do 13º salário dos servidores do município para amanhã 05.12. 09, sendo a primeira Prefeitura do Estado a cumprir com o pagamento do 13º. O Prefeito Titico cumpre com o pagamento de todos os servidores na mesma data, efetivos e comissionados, além do cumprimento com todos os fornecedores. Por isso, o mês de dezembro está agendado para o final do mês, como acontece mensalmente.

Na última quarta-feira (02.12.09), a Câmara Municipal aprovou o Projeto de Lei de iniciativa do Executivo alterando o Plano de Cargo Carreira e Salário dos Servidores, reajustando os salários acima de 30% dependendo do nível. Foi uma vitória dos Funcionários e uma atitude louvável do Prefeito, que valoriza os trabalhadores do serviço público municipal.

O Prefeito está cumprindo com o seu papel de gestor público, administrando sem demagogia e sensacionalismo, mas com atitude, coerência e transparência, mantendo o equilíbrio administrativo. Parabéns Titico!

Abertura da Festa de Santa Luzia



Ontem a noite participei da abertura da Festa de Santa Luzia de Carnaubais, que iniciou com a recepção dos fiéis a imagem de Santa Luzia, na Comunidade de Vila Nova, proveniente do município do Assú, acompanhada pelos Escoteiros de Assú, Radialista Edimilson da Silva, Genilda e familiares que a muitos anos são devotos da nossa Padroeira e recebem Santa Luzia em sua residência naquela cidade. Em seguida uma carreata fez o cortejo até a Matriz de Santa Luzia, onde uma multidão aguardava a abertura oficial da Festa, que contou com a presença do Prefeito Luizinho, Vice Prefeito Nilson Dias e todos os vereadores do município, que pela primeira vez a maturidade política prevaleceu e a oposição não boicotou, devido a presença do Prefeito, como acontecia nos anos anteriores. A Festa de Santa Luzia é do povo de Carnaubais, é de todos nós.


DIA 04/12 – SEXTA – FEIRA – 1ª Noite
19h00min – Noiteiros – NOITES DAS COMUNIDADES
MISSA EM AÇÃO DE GRAÇAS PELO 3º DA CRIAÇÃO DA PARÓQUIA
Celebrante/Pregador: DOM MARIANO MANZANA
TEMA: "FAÇA-SE CONFORME A VOSSA FÉ”
Princesinha da Noite: Emilly e João Victor
Responsáveis: Eugênia, Elizangêla, Alcivânia e Raíza
Patronos: Dito, Priscilla, Nilson Dias e Nenê, Terezinha e seu Chico


A Igreja de Santa Luzia está de visual novo, recebeu pintura e manutenção na sua cobertura e instalações. Toda a pintura, inclusive a mão de obra (R$ 1.840,00) foi feita com recursos próprios, inclusive do Dízimo. Por isso é importante que nós Católicos continue mantendo o Dízimo na nossa Paróquia.

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Ministro autoriza instalação de 2 Campis

Caraúbas/Pau dos Ferros - O ministro Fernando Haddad, da Educação, cumpriu o que prometeu no dia 26 de agosto passado, a bancada federal do Rio Grande do Norte.
Haddad autorizou ontem à tarde a instalação dos Campus da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) nos municípios de Caraúbas e Pau dos Ferros.

A instalação caberá à diretora de Desenvolvimento da Rede de Instituições Federais de Ensino Superior (DRIFES), Adriana Weska, que já solicitou ao reitor Josivan Barbosa a documentação necessária para atualizar os projetos dos dois campus.
"É preciso explicar que a instalação do Campus consiste na contratação dos professores e servidores", explica Josivan Barbosa.

Outro processo também já autorizado e que está sendo agilizado por Adriana Weska são todos os mecanismos legais para que já aconteça a primeira seleção no primeiro semestre de 2010 e as aulas no segundo.
"Diante do quadro fica evidente que nas próximas semanas já vamos trabalhar a questão do concurso público para os servidores dos dois campus".

Os dois campi funcionarão inicialmente em escolas do município, enquanto os prédios próprios da Ufersa são construídos com recursos federais.
Os dois projetos estão prontos e inclusive com os terrenos já doados por particulares à instituição federal. Falta apenas a liberação dos recursos e o início das obras. As duas obras estão orçadas em R$ 44 milhões.

Em Caraúbas, a estrutura será erguida ao lado da RN-223. Já em Pau dos Ferros, o prédio ficará na saída da cidade na direção de São Francisco do Oeste.
Os recursos do prédio em Caraúbas já estão assegurados pelo próprio Ministério da Educação, enquanto que o Campi de Pau dos Ferros depende da liberação dos recursos alocados pela bancada no Orçamento Geral da União.

O reitor Josivan Barbosa destacou que no processo de liberação dos recursos e instalação dos Campis foi fundamental a união da Bancada Federal do Rio Grande do Norte junto ao Governo Federal.
O ministro Fernando Haddad, no dia 26 de agosto, pediu à bancada para aprovar a desvinculação dos recursos da DRU, o que aconteceu há poucas semanas, viabilizando financeiramente a construção e instituição dos dois campis.
Prefeitos comemoram instalação dos campis, o prefeito Leonardo Rêgo recebeu a notícia em Brasília.
Ele também elogiou a postura de união da bancada federal tanto para cobrar a instituição federal em Pau dos Ferros como para agilizar a liberação dos recursos para construir a sede do Campi da Ufersa no Alto Oeste.

O prefeito Ademar Ferreira também foi comunicado no final da tarde. Ele disse que já esperava um resultado positivo, mas não tão rápido.
"É um momento de muita alegria e satisfação, não só para Caraúbas, mas para mais de 30 municípios da região beneficiados com o Campi".

Leonardo Rêgo disse que o Campi da Ufersa representa para mais de 40 municípios do Alto do Oeste, parte da Paraíba e do Ceará, o início de uma nova era de desenvolvimento a partir da difusão do conhecimento. "Já temos o IFERN e agora vamos ter a Ufersa", anima-se.
Cezar Alves
Jornal de Fato.

segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Agradecimento aos amigos e familiares

"O amigo é uma benção que nos cabe cultivar no clima da gratidão. Quem diz que ama e não procura compreender e nem auxiliar, nem amparar e nem servir, não saiu de si mesmo ao encontro do amor em alguém.

A amizade verdadeira não é cega, mas se enxerga defeitos nos corações amigos, sabe amá-los e entendê-los mesmo assim. A ventura real da amizade é o bem dos entes queridos.

Em qualquer dificuldade com as relações afetivas, é preciso lembrar que toda criatura humana é um ser inteligente em transformação incessante, e, por vezes, a mudança das pessoas que amamos não se verifica na direção de nossas próprias escolhas.

Se Jesus nos recomendou amar os inimigos, imaginemos com que imenso Amor nos compete Amar aqueles que nos oferecem o coração. Quanto mais amizade você der, mais amizade receberá." Autor Desconhecido

Com essa mensagem agradeço aos amigos que me parabenizaram ontem pela passagem do meu aniversário. Foram várias manifestações:

O radialista e blogueiro Magno Marques lembrou no Programa O Domingo é Nosso (Rádio Princesa) e no seu Blog. Valeu Mister você é impar!

A Professora Josélia Coringa, no Blog Falando de Saberes, fez uma Crônica e me presenteou com a foto do meu aniversário de vinte anos na Escola Estadual Adalgisa Emídia da Costa. Quero agradecer e lembrar dos amigos da época: Weldeny de Brito (in memoriam); Josélia Coringa; Ledimar; Gagaça; Zé Maria; Vermelho; Damiana Macedo; Severino Macedo; Américo; Elizangêla; Winer Manso; Neide Siqueira; Ivan Siqueira; Maria Antonia; Josenildo Fonsêca; Chico de Concinha; Antonio; Francisca de Maria Helena, entre outros que me falha a memória. Com essa turma, vivemos momentos memoráveis no Colegial. Amiga Josélia muito obrigado, você me emocionou com essa imagem, como naquele dia fiquei emocionado com a surpresa dos colegas.

A Professora Ana Karina, no Blog A Aprendizagem é Infinita, também publicou a seguinte mensagem: "Durante toda a caminhada que venha a percorrer Deus guie seus passos, que a cada dia vivido tire e aprimore sabedoria das ações do dia-a-dia, pois sempre aprendemos com o que vivemos, continue amigo a lapidar tudo o que já aprendestes , continue a ser esse homem cheio de coragem, humildade, respeito e admirável que és.Muitas alegrias, paz, sáude, realizações.... Enfim que Deus esteja sempre com você". Muito obrigado Ana!

No sábado a noite no jantar de Dr. Jefrey, na residência do Gato, recebí os parabéns da família e dos presentes, entre eles: Marcos e Neuma da Arenosa, que transmitiram o recado dos amigos daquela comunidade; Casal Paulo e Núbia; Casal Panta e Rita; Casal Cícero e Josélia; João de Marciana; Pedrão e Eliete, Leda e Teônia.

Ontem passei o dia com familiares na minha residência, vários amigos ligaram e outros vinheram me parabenizar, entre eles Padre Francinaldo; os cumpadres Zé do Bote e Bastinha que trouxeram os parabéns dos amigos da comunidade de Vila Nova; os amigos da comunidade de Mutambinha, Batista Barroso, Marinildo, Zé Prata e Dedé. O ex-vice prefeito de Itajá Djailson e o Vereador Geraldo e família. Toinho do Frutilândia e Ceição que vinheram nos visitar.

Agradeço aos companheiros vereadores Zé de Pedro, Keide e Wilson Gregório, além de Gregório Neto que postou mensagem no seu blog. Valeu a força!

Outros me procuraram hoje, como o Professor Frank Mare que atualmente reside em Porto do Mangue.

Agradeço aos Amigos em Cristo, os Casais que estavam ontem a noite na Novena de Nossa Senhora da Conceição na Comunidade do Entroncamento. Deus abençõe a todos!

Parabéns Dr. Jefrey Macêdo

Parabenizo ao casal Francisco Gomes (Gato) e Maria de Jesus pela formatura do seu primogênito Jefrey Macêdo Gomes. Além dessa vitória Dr. Jefrey foi aprovado no exame da OAB, portanto mais um Carnaubaense Advogado. Amigo, com certeza com sua capacidade e habilidade você será um grande profissional. Sucesso!