sexta-feira, 12 de junho de 2009

PROGRAMA REGISTRANDO

Amanhã estarei participando do Programa Registrando na Rádio Princesa do Vale a partir das 12h00.

Consórcio de Intergestores do Vale “Unido” e seus RESULTADOS

O blogueiro Aluizio Lacerda - aluiziolacerda.zip.net – postou uma matéria em que o município do Assú recebeu R$ 8 milhões, para atender ações emergenciais provocadas por enchentes. No Estado, somente Assú teve seu Avadan aprovado pelo Governo Federal. Aluizio Lacerda parabenizou o Prefeito Ivan Júnior e sua equipe técnica, atestando a competência. Reitero e reconheço a competência.

O interessante é que a região foi totalmente atingida, inclusive a situação de alguns municípios é mais grave que Assú, que foi beneficiado de forma isolado. Cadê o Consórcio de Intergestores do Vale “Unido” - G8? As equipes desses municípios estavam trabalhando de forma isolada? Pensava que esse Consórcio integrava a região para resolverem problemas em comum. No caso, se a equipe do Assú tinha mais experiência, se estão “Unidos”, deveria ter orientado os outros municípios.

Parece que as reuniões do G8 acontecem assim: planejam, depois analisam o planejamento e em seguida sentam para avaliarem e voltam a planejar, mas a execução é isolada. Cadê o compromisso em comum? Lembro que ouvi esse exemplo: “no futebol existe o jogador, o torcedor e o vendedor. O jogador faz acontecer, o torcedor vibra, sonha e diz tomara que ganhe, mas não faz nada e o vendedor diz: Quem perde ou ganha tanto faz, vou vender do mesmo jeito e ganhar o meu”. Pensando bem, no Consórcio dos Prefeitos do Vale “Unido”, quem será o jogador, o torcedor e o vendedor?

Nos municípios de Carnaubais e Assú, a “União” não prevalece no Assentamento Nova Descoberta, recebo informações que as famílias que Votam em Assú, não recebem o Leite do Programa do Governo do Estado, que está sendo entregue pela Prefeitura de Carnaubais. Existem outras denuncias de descriminação que vamos apurar e levar ao Plenário da Câmara Municipal na aproxima sessão.

FELIZ DIA DOS NAMORADOS!

“O valor das coisas não está no tempo em que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis".

Fernando Pessoa

12 DE JUNHO DIA DE COMBATE AO TRABALHO INFANTIL


Trabalho infantil gera lucro pra quem explora, pobreza pra quem é explorado, faz parte da cultura econômica brasileira e está diretamente ligado ao trabalho escravo. A quem incomoda a luta contra o trabalho infantil? Incomoda aos que se incomodam com a luta contra o trabalho degradante. O combate ao trabalho infantil incomoda a quem lucra com o trabalho infantil, a quem lucra com o trabalho escravo e a quem lucra com o trabalho degradante.

Porém, sempre é um trabalho extremamente pesado e quase sempre degradante que acaba com a saúde do trabalhador, deixando graves sequelas para sempre. O trabalho infantil é facilmente identificado nas zonas urbanas e zonas rurais, especialmente em serviços agrícolas, serviços domésticos e em catando lixos.

No Brasil, o trabalho infantil não é conseqüência da pobreza, mas sim instrumento financiador dela. Empregar crianças significa lucro fácil. A exploração infantil gera o desemprego dos pais, crianças doentes, prejudicadas na sua capacidade intelectual e no seu direito à educação, lesadas no seu direito ao lazer, ao carinho, à alegria, sem infância. Infelizmente conta com a conivência dos pais, como também de alguns agentes públicos que aliciam menores para o trabalho e em troca paga ¼ do salário mínimo. As famílias ainda agradecem!

quinta-feira, 11 de junho de 2009

CORPUS CHRISTI

A festa do Corpo e Sangue de Cristo teve inicio em meados do Séc.XII, onde a Igreja sentiu a necessidade de uma solenidade que destacasse a real presença do “Cristo Todo” no pão consagrado. A festa foi instituída pelo Papa Urbano IV, com a bula papal “TRANSITURUS” em 11 de Agosto de 1264, para ser celebrada na primeira quinta-feira após a solenidade da Santíssima Trindade.

A Eucaristia “é o resumo e súmula da nossa fé”, é o fundamento de Ser e de Agir da Igreja, na antiguidade cristã se referia com as mesmas palavras Corpus Christi, o corpo nascido da Virgem Maria, o corpo eucarístico e o corpo eclesial de Cristo, não há Igreja sem Eucaristia, e a Eucaristia é o próprio Cristo que se dá por amor a nós e a sua Igreja (Católica), configurando-nos como um só corpo que é o sinal da unidade. Blog da Diocese de Mossoró

quarta-feira, 10 de junho de 2009

Governo do RN lança programa para tratamento de lixo

No Rio Grande do Norte, o destino final dos resíduos sólidos urbanos, conjunto dos produtos não aproveitados das atividades humanas, em mais de 92% dos municípios ocorre em lixões a céu aberto. Com base neste dado da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos recursos Hídricos (Semarh), o Governo do Estado lança nesta terça-feira (09), o Programa Estadual de Resíduos Sólidos, realizado em parceria com o Ministério do Meio Ambiente.

Na ocasião, será assinado o convênio com 65 municípios do Estado – 25 municípios da região do Seridó, outros 40 do Alto Oeste e, – novamente, nenhum do Vale do Açu – para dar início às ações do Plano, que inclui construção de aterros sanitários e criação de consórcios intermunicipais.

O Programa visa realizar um diagnóstico da situação do Rio Grande do Norte sobre o destino final dos resíduos sólidos, o lixo, elaborar um plano de regionalização da gestão dos resíduos e por fim, implantar os consórcios públicos nos municípios, que irão permitir a implantação dos aterros sanitários. A primeira fase do plano deverá ser iniciada em aproximadamente 30 dias. BLOG DO Alderi Dantas

NOTA DO BLOG: Muito interessante o "Consórcio dos Prefeitos do Vale", mas parece que não tem respaldo dos outros entes federados, o Governo do Estado lançou esse programa e não inseriu o Vale do Assú. Se não estou enganado, foi divulgado na mídia que um dos objetivos desse tal "Consórcio G8", será resolver o problema dos resíduos sólidos da região, mas os Prefeitos do Vale esqueceram-se de discutirem com o Governo do Estado, visto que seriam contemplados com o Programa logo na primeira fase, devido à "organização da região". O Prefeito Luizinho (PSB) e sua bancada de Vereadores estiveram terça-feira em audiência com a Governadora Wilma e a Deputada Márcia Maia, mas não levaram o problema do Lixão de Carnaubais, se preocuparam somente com os pleitos que já tinham sido solicitados e em questões pessoais. Talvez seja por isso que para o Governo do Estado, Carnaubais deve ser modelo em tratamento dos resíduos sólidos e está inclusive orientando os outros Gestores do G8.

Vergonha! Campanha para fazer exame em paciente continua, prefeitura nada faz!

Os últimos dias em Carnaubais a população está indignada com um fato que chama a atenção da maioria, além da falta diária de médicos no Hospital nas primeiras horas da manhã, uma paciente continua a fazer campanha na emissora local para angariar recursos visando custear um exame no valor de R$ 500,00. É vergonhoso que a prefeitura deixe isso acontecer, um município que arrecada mais de 1 milhão e meio de reais mensalmente não poder acabar com esse constrangimento, com isto fica claro que saúde tem pouca prioridade nessa gestão. Blog Magno Marque em defesa de Carnaubais.

NOTA DO BLOG: Na última sessão da Câmara Municipal denunciei no Plenário esse absurdo, mas os vereadores da situação não se manifestaram sobre o caso. A situação da saúde de Carnaubais é caótica, mas o Líder da situação vereador Marcos Cavalcante, irmão do Prefeito, diz que está tudo normal, o problema é que o povo dos assentamentos "até com uma febrezinha procuram o Hospital". Realmente é uma vergonha!

domingo, 7 de junho de 2009

REFLEXÃO

"Toda pessoa deseja e anseia pela felicidade. Deus colocou bem dentro de nós esse desejo, pois Ele é feliz e deseja que também o sejamos. As Bem-aventuranças são caminho de felicidade para nós. Por meio da palavra de Jesus e de sua ação, o Reino vai instalando-se em nosso meio, apontando-nos por onde devemos andar. Só em Deus e no Evangelho de Cristo redescobrimos os valores que nos dão a paz e a felicidade. Bem-aventurados os que buscam e colocam Deus em primeiro lugar em sua vida". Autor desconhecido

DEPUTADA LARISSA ROSADO SOLICITA BENEFÍCIOS PARA CARNAUBAIS E PREFEITO REITERA

Quando solicitei a deputada Larissa Rosado alguns pleitos para Carnaubais, que são da competência do Governo do Estado, não pensei que iria gerar tanta especulação, audiência com a Governadora, até a mordaça na Câmara

Fiz a minha parte, como Vereador e cidadão de Carnaubais, não estou preocupado, se antes, alguém tinha pleiteado e não foi atendido ou quem será o "Pai do Menino", inclusive ninguém sabe se nasce. O papel do Vereador é solicitar, propor e fiscalizar, que venho cumprindo desde o primeiro mandato, pois tenho o Livro de Atas da Câmara que me respalda.

O Prefeito cumpriu o seu papel, inclusive a Governadora deve atender ao pleito dele, que é o correligionário dela, ex-assessor do Governo do Estado e Prefeito de Carnaubais. Acredito que ela não vai deixar de dar o mérito ao Prefeito para me premiar, mas o importante é que o benefício chegue ao município, inclusive todos esses pleitos foram anteriormente solicitados não somente a atual Governadora, mas são pleitos antigos, apenas tive a oportunidade de reiterar e independentente do Prefeito e Partido que esteja no poder, estarei fazendo minha parte.

O povo é sábio e sabe julgar muito bem! Sempre contribui com o desenvolvimento de Carnaubais, mesmo sem mandato, continuarei lutando independente de mandato e de poder, pois é assim que entendo. Trabalho diariamente para conseguir me manter na política, me dispondo e me colocando a disposição, portanto não será esse tipo de argumento (que a Governadora atenderá pedido do Prefeito em detrimento da deputada Larissa que eu solicitei), que vai tirar a minha credibilidade, nem denegrir minha imagem. O povo de Carnaubais me conhece muito bem e me julgará sempre que for preciso e quando me reprovar será por não ter cumprido com minhas obrigações. Segundo Khalil Gibran "A neve e as tempestades matam as flores, mas nada podem contra as sementes."