sábado, 16 de outubro de 2010

Carta de Pedro Bial sobre Serra e Dilma

O Hino Nacional diz em alto e bom tom (ou som, como preferir) que “um filho seu não foge à luta”.

Tanto Serra como Dilma eram militantes estudantis, em 1964, quando os militares, teimosos e arrogantes, resolveram dar o mais besta dos golpes militares da desgraçada história brasileira.

Com alguns tanques nas ruas, muitas lideranças, covardes, medrosas e incapazes de compreender o momento histórico brasileiro, “colocaram o rabinho entre as pernas” e foram para o Chile, França, Canadá, Holanda. Viveram o status de exilado político durante longos 16 anos, em plena mordomia, inclusive com polpudos salários. Foi nas belas praias do Chile, que José Serra conheceu a sua esposa, Mônica Allende Serra, chilena.
 
Outras lideranças não fugiram da luta e obedeceram ao que está escrito em nosso Hino Nacional. Verdadeiros heróis, que pagaram com suas próprias vidas, sofreram prisões e torturas infindáveis, realizaram lutas corajosas para que, hoje, possamos viver em democracia plena, votar livremente, ter liberdade de imprensa. Nesse grupo está Dilma Rousseff. Uma lutadora, fiel guerreira da solidariedade e da democracia. Foi presa e torturada. Não matou ninguém, ao contrário do que informa vários e-mails clandestinos que circulam Brasil afora.

Não sou partidário nem filiado a partido político. Mas sou eleitor. Somente por estes fatos, José Serra fujão, e Dilma Rousseff guerreira, já me bastam para definir o voto na eleição presidencial de 2010. 

Detesto fujões, detesto covardes!

Pedro Bial, jornalista. Blog Juventude com Atitude

Reflexão

A felicidade não é uma estação aonde chegamos, mas uma maneira de viajar. Margareth Lee Rimbeuk

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Carnaubais recebe o Pessoal do Tarará

O Pessoal do Tarará está em Carnaubais executando o projeto ´Carnaubais na Rota das Artes’, através do Programa BNB de Cultura 2010.

O grupo fica no município até dezembro/2010, desenvolvendo uma série de atividades: apresentações gratuitas de quatro espetáculos diferentes, oficinas, montagem de espetáculo, shows musicais, exibição de filmes, seminários, dentre outras atividades.

Durante a realização do projeto, o grupo colherá material para produção de exposição fotográfica, documentário e revista. Quem está acompanhando o Pessoal do Tarará, em Carnaubais, é o carnaubaense, cantor e compositor Zelito Coringa, parceiro do grupo em vários projetos. Vale a pena conferir!

Aos Mestres com Carinho. Parabéns Professores!

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Dada a largada da campanha de Dilma no 2º turno

A primeira mobilização de rua da campanha de Dilma Rousseff em Natal aconteceu na tarde desta quarta-feira(13).

Denominada de “Natal com Dilma contra as mentiras”, a caminhada foi organizada pelos partidos que integram o Comitê Suprapartidário Dilma Presidente.

Evento teve início na Praça Gentil Ferreira, no Alecrim, e terminou no Calçadão da Rua João Pessoa, na Cidade Alta.
Mobilização contou com as presenças das deputadas federais Fátima Bezerra(PT) e Sandra Rosado(PSB), deputada estadual Larissa Rosado(PSB), e o vereador e deputado estadual eleito Hermano Morais(PMDB).

“Agora é a militância nas ruas. Estamos com a militância de nove partidos aqui dando início às mobilizações, levando o debate para as ruas”, disse a deputada Fátima Bezerra, coordenadora política da campanha de Dilma no Estado.

“O PMDB está unido em torno da chapa Dilma e Michel Temer e vamos contribuir com a campanha”, disse Hermano, que estava representando o deputado federal Henrique Alves, presidente estadual do PMDB.

“Essa é a largada rumo à vitória no dia 31 de outubro”, enfatizou Fátima Bezerra.

O pagador de promessa


O governador Iberê ao passar em Carnaubais na primeira quinzena de agosto durante o periodo campanha, verificou o estado precário da Avenida Francisco Jorge dos Santos, artéria de chegada a cidade que tem seu tráfego realizado em mão dupla.

O governador diante da população prometeu ao prefeito Luizinho o recapeamento asfáltico do trecho, recuperando sua malha viária para uma melhor locomoção da frota veicular.

A campanha passou, o governador não renovou seu mandato, mas honrosamente cumpre a promessa feita, estando operários e máquinas fazendo o trabalho prometido.
Escrito por aluiziolacerda.

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Resgate dos mineiros no Chile

Florencio Ávalos, primeiro mineiro a ser resgatado
O mundo aguarda com muita expectativa o resgate dos 33 mineiros, que desde 5 de agosto estão a 700 metros de profundidade em uma mina da região chilena de Atacama. Nessa terça-feira as 23h15, o primeiro técnico de resgate, Manuel Gonzalez, desceu depois dos últimos testes com a cápsula Fênix vazia, rumo à galeria onde estão os mineiros.  O presidente chileno, Sebastián Piñera, que acompanha o resgate no local, antes da descida do técnico disse: "Que Deus te acompanhe".
A descida do técnico durou 17 minutos, em seguida iniciou a subida do primeiro mineiro, Florencio Ávalos, de 31 anos, que foi o primeiro a ser resgatado, trazido à superfície pela cápsula Fênix e saudado com aplausos, sirene e gritos. Os responsáveis pelo resgate dividiram os mineradores em três grupos: o primeiro integrado pelos cinco mais habilidosos; o segundo pelos 11 mais debilitados e o terceiro pelos 17 mais fortes, o último mineiro a deixar a mina "San José" será o topógrafo Luis Urzúa, chefe de turno do grupo.

A cápsula Fênix II tem 53 centímetros de diâmetro, cerca de 4,5 metros de altura e pesa 460 quilos e foi pintada com as cores da bandeira do Chile (branco, azul e vermelho). No interior da cabine podem ser observados oito canos pequenos de oxigênio, uma câmera de televisão capaz de registrar imagens em 360 graus, um microfone e uma máscara de oxigênio. Quando entrarem na cabine, os mineradores colocarão um capacete com microfone sem fio, lentes que filtram a luz, cinto biométrico para monitoramento dos sinais vitais e um traje térmico impermeável. A cápsula passou por minuciosa revisão por parte de especialistas antes de ser colocada em forma vertical e colocada no duto pelo qual os 33 trabalhadores soterrados em uma mina no Chile há 69 dias serão resgatados.

Mineiros no Chile

"Foram milhares que trabalharam para chegar a este momento, com a ajuda de Deus espero que possamos terminar essa epopeia de maneira feliz. Que os parentes possam voltar a abraçar aqueles que estão presos na mina". Sebastián Piñera - Presidente do Chile

terça-feira, 12 de outubro de 2010

Luizinho reuniu vereadores da situação

O Prefeito Luizinho reuniu a bancada de vereadores da situação para analisar o resultado das eleições, discutir o futuro político do grupo  e alguns encaminhamentos.

Participei da reunião, juntamente com os colegas Norma, Juçali, Marcos, Dito, Batista, Wilson e os vereadores licenciados Giany (Sec. Educação) e Junior (Sec. A. Social), além do vice-prefeito Nilson Dias.

A discussão aconteceu dentro da normalidade, cada companheiro expôs seus projetos e compromissos políticos, fortalecendo a unidade do grupo.

Pitaco (Conversa Afiada)

O problema ambiental do PSDB é que apesar de serem "tucanos" e o vice ser "Índio", o nome do candidato é "Serra". Paulo Adário, do Greenpeace

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Eleições - Há dois projetos em ação

Leonardo Boff - teólogo

O Brasil está ainda em construção. Somos inteiros mas não acabados. Nas bases e nas discussões políticas sempre se suscita a questão: que Brasil finalmente queremos? É então que surgem os vários projetos políticos elaborados a partir de forças sociais com seus interesses econômicos e ideológicos com os quais pretendem moldar o Brasil. Agora, no segundo turno das eleições presidenciais, tais projetos repontam com clareza. É importante o cidadão consciente dar-se conta do que está em jogo para além das palavras e promessas e se colocar criticamente a questão: qual dos projetos atende melhor às urgências das maiorias que sempre foram as “humilhadas e ofendidas” e consideradas “zeros econômicos” pelo pouco que produzem e consomem. Essas maiorias conseguiram se organizar, criar sua consciência própria, elaborar o seu projeto de Brasil e digamos, sinceramente, chegaram a fazer de alguém de seu meio, Presidente do pais, Luiz Inácio Lula da Silva. Foi uma virada de magnitude histórica. Há dois projetos em ação: um é o neoliberal ainda vigente no mundo e no Brasil apesar da derrota de suas principais teses na crise econômico-financeira de 2008. Esse nome visa dissimular aos olhos de todos, o caráter altamente depredador do processo de acumulação, concentrador de renda que tem como contrapartida o aumento vertiginoso das injustiças, da exclusão e da fome. Para facilitar a dominação do capital mundializado, procura-se enfraquecer o Estado, flexibilizar as legislações e privatizar os setores rentáveis dos bens públicos. O Brasil sob o governo de Fernando Henrique Cardoso embarcou alegremente neste barco a ponto de no final de seu mandato quase afundar o Brasil. Para dar certo, ele postulou uma população menor do que aquela existente. Cresceu a multidão dos excluídos. Os pequenos ensaios de inclusão foram apenas ensaios para disfarçar as contradições inocultáveis. Os portadores deste projeto são aqueles partidos ou coligações, encabeçados pelo PSDB que sempre estiveram no poder com seus fartos benesses. Este projeto prolonga a lógica do colonialismo, do neo colonialismo e do globo colonialismo pois sempre se atém aos ditames dos países centrais. José Serra, do PSDB, representa esse ideário. Por detrás dele está o agrobusiness, o latifúndio tecnicamente moderno e ideologicamente retrógrado, parte da burguesia financeira e industrial. É o núcleo central do velho Brasil das elites que precisamos vencer pois elas sempre procuram abortar a chance de um Brasil moderno com uma democracia inclusiva. O outro projeto é o da democracia social e popular do PT. Sua base social é o povo organizado e todos aqueles que pela vida afora se empenharam por um outro Brasil. Este projeto se constrói de baixo para cima e de dentro para fora. Que forjar uma nação autônoma, capaz de democratizar a cidadania, mobilizar a sociedade e o Estado para erradicar, a curto prazo, a fome e a pobreza, garantir um desenvolvimento social includente que diminua as desigualdades. Esse projeto quer um Brasil aberto ao diálogo com todos, visa a integração continental e pratica uma política externa autônoma, fundada no ganha-ganha e não na truculência do mais forte. Ora, o governo Lula deu corpo a este projeto. Produziu uma inclusão social de mais de 30 milhões e uma diminuição do fosso entre ricos e pobres nunca assistido em nossa história. Representou em termos políticos uma revolução social de cunho popular pois deu novo rumo ao nosso destino. Essa virada deve ser mantida pois faz bem a todos, principalmente às grandes maiorias, pois lhes devolveu a dignidade negada. Dilma Rousseff se propõe garantir e aprofundar a continuidade deste projeto que deu certo. Muito foi feito, mas muito falta ainda por fazer, pois a chaga social dura já há séculos e sangra. É aqui que entra a missão de Marina Silva com seus cerca de vinte milhões de votos. Ela mostrou que há uma faceta significativa do eleitorado que quer enriquecer o projeto da democracia social e popular. Esta precisa assumir estrategicamente a questão da natureza, impedir sua devastação pelas monoculturas, ensaiar uma nova benevolência para com a Mãe Terra. Marina em sua campanha lançou esse programa. Seguramente se inclinará para o lado de onde veio, o PT, que ajudou a construir e agora a enriquecer. Cabe ao PT escutar esta voz que vem das ruas e com humildade saber abrir-se ao ambiental proposto por Marina Silva. Sonhamos com uma democracia social, popular e ecológica que reconcilie ser humano e natureza para garantir um futuro comum feliz para nós e para a humanidade que nos olha cheia de esperança.

Reflexão

Ninguém chega ao topo da montanha dos ideais sem enfrentar sacrifícios. Elaine Bazzoti

domingo, 10 de outubro de 2010

Bando foi preso na PB. Motorista voltará ao RN acompanhado do prefeito e do delegado de Carnaubais

Terminou bem o drama vivido hoje pela família carnaubaense. A polícia da Paraíba conseguiu prender a quadrilha que tomou de assalto a Kombi da Prefeitura de Carnaubais levando como refém o motorista Antonio Edson de Souza, conhecido popularmente como ‘Toinho de Severino’.

O prefeito Luizinho – acompanhado do delegado Chacon (Carnaubais) que foi ajudar na operação, ligou da Paraíba para a FM local dando informações de que tudo estava terminando bem, inclusive com a quadrilha presa e reconhecida pela vítima que neste momento (15h00min) presta depoimento.

O delegado Alberto também falou via telefone e elogiou a coragem de 'Toinho de Severino' ao ajudar a polícia a localizar os bandidos. A Kombi e o motorista chegarão logo mais a Parnamirim - onde ocorreu o assalto - e de lá retorna para Carnaubais.

Em tempo: A aflição dos familiares - que chegaram a ser internados no hospital - chega ao fim. Graças a Deus tudo terminou bem!
Escrito por Toni Martins às 14h47