sábado, 25 de maio de 2013

Inácio Dantas: Luto no PMDB de Carnaubais

Francisco Dantas de Andrade, Inácio Dantas como era conhecido, esteve vereador em dois mandatos nos anos de 1997 - 2000 e 2001 - 2004 pelo PMBD.

Sua trajetória política iniciou com trabalho de base, nas comunidades rurais de Vila Nova, Mutambinha, Arenosa, Mutamba, Pachêco e adjacências. 

Foi Presidente da Associação de Desenvolvimento Comunitário de Carnaubais - ADCC, contribuindo na organização comunitária do município, através das obras de abastecimento d'água; banheiros e prédios para cada associação; aquisição de trator e implementos agrícolas; além do trabalho de assistência social, com as creches e outras ações.  
Na Câmara Municipal foi muito atuante, contribuindo com a reformulação da Lei Orgânica e do Regimento Interno, além de indicações e proposições, especialmente em benefício da agricultura familiar e da organização comunitária. 

Mesmo sem mandato, continuo atuando como assessor parlamentar durante a gestão 2005 - 2008.

Filiado ao PMDB, participou da última eleição, como candidato a vereador, ficando na suplência do partido. 

Inácio, participou conosco (eu, Dr. Zenildo, Vereador Manoel, suplentes Elias e Patrício e o líder comunitário Nelson Avelino), da reunião dos candidatos a vereadores, dia primeiro de maio de 2013, onde discutimos vários encaminhamentos partidários.

Como Presidente da Executiva Municipal e Vereador do PMDB, me solidarizo a sua família: esposa Odete Higino, filhas, genros, netos, irmãos (ãs) e demais familiares. Companheiro descanse em PAZ! 

Nota de Pesar pelo falecimento do ex-vereador Inácio Dantas


O sepultamento será às 16:00, saindo da Câmara Municipal, onde deve ocorrer as últimas homenagens. 

quinta-feira, 23 de maio de 2013

OS JOVENS E UM NOVO PENTECOSTES

O maior país católico está prestes a vivenciar um momento ímpar no processo de evangelização. A Jornada Mundial da Juventude convocada por Bento XVI para o Brasil em julho com o tema “Ide e fazei discípulo entre todas as nações” (Mt 28,19) entrará na história por ser uma jornada de dois papas e ainda mais porque será presidida pelo papa Francisco, o 1º papa latino-americano.

A Jornada quer ser um novo Pentecostes na vida de inúmeros jovens e católicos. O Espírito Santo em ação infinita nos corações cansados e feridos, quer dar um novo impulso e ânimo na fé.

O Brasil é inegavelmente de raiz cristã-católica; mas isso não o blinda das problemáticas da pós-modernidade. Avança avassaladoramente a secularização na concepção de uma vida sem Deus, na qual o homem se absolutiza e passa a querer construir a si mesmo sem o referencial do Absolutamente Outro, Deus. O progresso, em especial nos meios de comunicação social e as distâncias geográficas quase chegam a ser anuladas. Porém tais avanços não foram capazes de gerar e fortalecer valores como compreensão e comunhão. Tais valores quando existentes são marcados pela superficialidade e acabam gerando conflitos entre as gerações e entre as pessoas.

Assustadoramente assistimos, quase cotidianamente, conflitos e agressões, onde transparece a mentalidade de que compreender o outro é passado e difícil demais, pois cada um quer que seu eu e interesses sejam prevalecidos. Outro fator, que é o progresso da ciência e da técnica quer ter o intuito do domínio absoluto do corpo humano e das forças da natureza.

É diante desde mundo que a Igreja Católica lança o convite a todos os jovens a serem testemunhas do Absoluto, a perseguirem valores que engrandeçam o coração cansado, a doarem-se por um projeto de vida elevado, que só Jesus Cristo é capaz de dar, por meio da vivência do amor, do perdão, da caridade e da solidariedade. O grande convite é viver hoje a realidade histórica da presença do Espírito Santo sobre nós.

Pentecostes foi a vinda do Espírito Santo, de modo visível e palpável sobre os apóstolos e a Igreja em Jerusalém. Sob a forma de um vento forte, o Espírito impeliu a Igreja que nascia a trilhar seu caminho na história. Como fogo veio iluminar as mentes e inflamar de amor os corações temerosos dos apóstolos. Com ousadia e coragem saíram anunciando a novidade do Evangelho, não encontrando barreiras geográficas e linguísticas.

A ação do Espírito Santo não está presa ao passado da Igreja, mas se prolonga e se perpetua no tempo, aqui e agora. Ele quer a cada dia renovar a Igreja e o mundo, além de toda e qualquer fronteira. Ele quer conduzir homens, mulheres, jovens e crianças de hoje em vista de um mundo novo.

E eis que vem um simpático senhor, pai do mundo todo, o Papa Francisco convidando a abrir a porta da nossa vida à novidade de Deus: “Deus está a fazer novas todas as coisas, o Espírito Santo transforma-nos verdadeiramente e, através de nós, quer transformar também o mundo onde vivemos. Abramos a porta ao Espírito, façamo-nos guiar por Ele, deixemos que a ação contínua de Deus nos torne homens e mulheres novos, animados pelo amor de Deus, que o Espírito Santo nos dá.” Ele une suas palavras ao desejo do papa Bento XVI de verem todos os jovens a serem santos-missionários, testemunhas apaixonadas de Cristo e evangelizando no meio de uma sociedade que quer esconder Deus dos olhos apaixonados de inúmeras pessoas que guardam a fé e a cultivam.

Os jovens de fé de cada uma de nossas comunidades são chamados pelo Papa, pela Igreja e por Cristo a darem testemunho de fé, a edificar uma nova civilização de vida, de amor e de verdade. Nesta grande empreitada o Espírito Santo quer mais nos transformar e renovar. Infelizmente nem sempre abrimos o nosso coração à sua novidade, sabedoria e força. Ele tem pressa, quer agir e só depende de nós.

Com espírito novo e renovado somos convidados a agir como cristãos, não nos fechando em nosso próprio eu, mas orientando-nos ao outro por Cristo; ou seja, acolher em nossa vida, atos e palavras toda a Igreja e deixarmos que ela nos acolha e nos oriente. Quando o discípulo-missionário de Cristo, o batizado, fala, pensa, age; ele o faz pensando na humanidade que necessita do seu testemunho de viver como Cristo, inspirado pelo Espírito Santo segundo o desígnio do Pai.

Geraldo Trindade
Colunista do Portal Ecclesia
Bacharel em filosofia pela Faculdade Arquidiocesana de Mariana, estudante de teologia no Seminário São José da arquidiocese de Mariana (MG). Blog:http://pensarparalelo.blogspot.com.br/