sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Reunião na comunidade de Vila Nova

Participei hoje à noite, na residência de compadre Zé do Bote, de mais uma reunião com a comunidade de Vila Nova, onde discutimos os problemas e levantamos demandas que serão debatidos no retorno dos trabalhos da Câmara Municipal.

Estiveram presentes, o presidente da associação de vila nova Joênio e a agente de saúde Edinilza. Na oportunidade, apresentei as reivindicações e indicações, que tenho aprovado na Câmara e encaminhado ao executivo municipal, mas infelizmente não foram executadas.

Em seguida, debatemos o Projeto Novo Carnaubais, com a apresentação da minha pré candidatura a prefeito em 2012, que está sendo construída com a participação das bases. Recebi o apoio de vários companheiros que estarão se somando ao nosso projeto e participando das reuniões. 

Estaremos realizando várias reuniões para identificar novas lideranças e definir os articuladores para o nosso projeto. Na próxima semana estaremos em outra localidade.    

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Reflexão

Às vezes, aquele amigo querido, embora continue sendo a mesma pessoa, parece mais um inimigo. Ao invés de amor, você sente hostilidade. Com amor e compaixão verdadeiros, porém, a aparência ou o comportamento do outro nunca lhe provocará qualquer reação negativa. Dalai Lama

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Posse das Deputadas Sandra e Larissa Rosado

Imagem Agência Câmara

Sandra Rosado quer ampliar atuação na área social

A deputada federal Sandra Rosado (PSB-RN) assumiu esta manhã seu terceiro mandato como parlamentar do Rio Grande do Norte. Acompanhada de familiares e amigos, Sandra Rosado disse que vai dar continuidade ao trabalho já desempenhado, sequenciando o trâmite de projetos já apresentados, com ênfase em ações voltadas para a área social.

Ao tomar posse, Sandra Rosado fez questão de ressaltar o voto dos 92.746 eleitores que a fizeram novamente deputada federal. “Não tenho dúvida que o principal momento na vida de um parlamentar é quando recebemos do povo o reconhecimento pelo trabalho realizado. É pensando em cada eleitor que procuro não esmorecer diante das dificuldades que enfrentamos durante o mandato”, disse.

Para Sandra Rosado, a vontade de continuar a acertar em suas escolhas só não é maior do que o desejo de atender plenamente a cada reivindicação que surge. “A satisfação de ver uma lei aprovada, sendo ela resultado de uma sugestão, mostra que estamos no caminho certo. E ainda assim, nada se compara ao reconhecimento pleno e indiscutível de uma eleição bem sucedida; a isso eu só tenho a agradecer”, enfatizou.

Durante esta semana os partidos discutem as comissões que cada parlamentar fará parte. Sandra Rosado deve permanecer como titular da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania e suplente da Comissão do Trabalho, Administração e Serviço Público. Somente depois de decidida as comissões que cada parlamentar fará parte é que os projetos voltarão ao trâmite de análise e aprovação.


Também aconteceu a posse da Deputada Estadual Larissa Rosado na Assembléia Legislativa. Assessoria

Eleição da Assembléia Legislativa RN 2011 - 2012

Presidente - Ricardo Motta (PMN); 
1º vice-presidente - Gustavo Carvalho ((PSB);
2º vice-presidente - Leonardo Nogueira (DEM); 
1º secretário - Poti Cavalcanti (PMDB); 
2º secretário - Raimundo Fernandes (PMN); 
3º secretário - Vivaldo Costa (PR);
4º secretário - Nélter Queiroz (PMDB).

Eleição da Câmara dos Deputados 2011 - 2012

Na Câmara dos Deputados, a composição da Mesa Diretora foi eleita com a seguinte formação:

Presidente: Marco Maia (PT-RS). 
Primeiro vice-presidente: Rose de Freitas (PMDB-ES)
Segundo vice-presidente: Eduardo da Fonte (PP-PE)
Primeiro-secretário: Eduardo Gomes (PSDB-TO)
Segundo-secretário: Jorge Tadeu Mudalen (DEM-SP)
Terceiro-secretário: Inocêncio Oliveira (PR-PE) 
Quarto-secretário: Júlio Delgado (PSB-MG)

Eleição da Mesa do Senado 2011 - 2012

Com 71 votos favoráveis, um voto contrário e uma abstenção, os senadores elegeram os membros titulares que comporão a Mesa do Senado no biênio 2011-2012:

Presidente - José Sarney (PMDB - AP)
1ª Vice-presidência - Marta Suplicy (PT - SP)
2ª Vice-presidência - Wilson Santiago (PMDB - PB)
1ª Secretaria - Cícero Lucena (PSDB - PB)
2ª Secretaria - João Ribeiro (PR - TO)
3ª Secretaria - João Vicente Claudino (PTB - PI)
4ª Secretaria - Ciro Nogueira (PP - PI)

DETALHES DO NOVO CONGRESSO

O deputado federal Henrique Alves, por ser o parlamentar com maior número de mandatos eletivos, foi quem presidiu a sessão da Câmara dos Deputados que escolheu o novo presidente, deputado Marco Maia. O presidente é do Partido dos Trabalhadores (PT), que elegeu a maior bancada na atual legislatura, seguido do PMDB a quem coube indicar o vice-presidente. A posse dos novos integrantes do Congresso Nacional cria a expectativa de que alguma coisa poderá ser modificada. É uma sensação semelhante à chegada do Ano Novo, quando esperanças são renovadas e novos projetos mentalizados. O certo é que a grande imprensa concede um período de trégua, geralmente curto, quando as críticas são automaticamente reiniciadas. 

A atual legislatura coincide com o início do governo de um novo presidente. Dilma Rousseff, primeira mulher a governar o país, deverá dar continuidade à linha do seu antecessor, Lula da Silva. No caso do Congresso Nacional, seu desempenho está geralmente relacionado ao momento político nacional. Costuma-se dizer que o Congresso do momento é pior que o anterior, o que também pode ser julgamento precipitado. Os momentos de glória do período de 1987 a 1991 foram motivados pela abertura democrática em andamento e a votação da nova Constituição brasileira. O deputado Ulysses Guimarães soube conduzir o momento especial e os políticos recebiam elogios com mais liberalidade do que ocorre nos dias atuais.

Costuma-se dizer que o Congresso Nacional é o retrato fiel da sociedade brasileira. Fazem parte da bancada atual, 86 deputados formados em direito, identificados como bacharéis, advogados, procuradores, um defensor público e um juiz. Depois, com 50 profissionais, estão os da área da saúde, formada por médicos, dentistas, psicólogos e enfermeiros. A área da educação está representada por 49 deputados, com professores universitários, professores de segundo grau e pedagogos. Em São Paulo, a Justiça Eleitoral criou problemas para o deputado Tiririca, o mais aplaudido durante a cerimônia de posse, mas 16 não quiseram informar a escolaridade, 14 não concluíram o ensino básico e 383 concluíram o ensino superior.  

Para alguns poucos eleitos, existe a insegurança na decisão final do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a aplicação da Lei Ficha Lima nas atuais eleições. A votação ficou empatada em cinco a cinco, aguardando-se a nomeação do novo ministro do STF a quem caberá a decisão final. Isso significa dizer que a composição final das bancadas ainda poderá ser modificada. Os novos deputados terão uma dificuldade inicial que é a votação de 22 medidas provisórias, com dez delas trancando a pauta de votação. Isso significa dizer que a esperança de se iniciar a votação das reformas políticas e tributárias não acontecerá de imediato. Ou melhor, não sendo discutidas de imediato, será difícil acontecer mais adiante. Laíre Rosado Jornal O mossoroense.

domingo, 30 de janeiro de 2011

Deputado Mauro Mariani quer reforço na imagem do PMDB

Brasília (DF) - Com o retorno das atividades normais no Congresso Nacional na próxima semana com a posse da nova legislatura marcada para o dia 1 de fevereiro, os cenários de formação de blocos, grupos, e eleição de lideranças, comissões técnicas e o comando do Senado Federal e Câmara dos Deputados tomam espaço na agenda dos parlamentares.
Com a grande responsabilidade política como o deputado federal mais votado da história de Santa Catarina, Mauro Mariani, já toma algumas posições para marcar o mandato a partir de agora. Essa semana ele participou de reunião para a formação de um grupo ou bloco parlamentar do seu partido, o PMDB, que visa entre outras atividades, reforçar a imagem partidária da legenda, arranhada por acusações de fisiologismo.
Batizado com o nome de “Afirmação Democrática” o grupo é formado inicialmente por Mariani do PMDB catarinense, Edinho Bez também do estado, Ibsen Pinheiro (RS)Osmar Serraglio (PR)Gastão Vieira (MA)Raul Henry (PE)Manoel Junior (PB) e Alceu Moreira (RS), eleito em 2010. O objetivo é recuperar a imagem do PMDB e buscar discutir o projeto de poder do partido para o futuro.
Outra atividade, segundo o deputado Mauro Mariani, será lutar para colocar na pauta da Câmara dos Deputados as discussões importantes do país como a reforma política, a reforma tributária, aprovar a Emenda 29 que aumenta os recursos para a saúde, entre outros temas nacionais urgentes. “Entendemos que é preciso fazer política de alto nível, discutir projetos para o país, e mostrar que o PMDB é uma alternativa forte para governar o país, e não apenas caroneiro de alguns que desejam o poder. Penso que é um momento importante, e um movimento que vai crescer daqui para a frente”, afirma Mariani. Site Oficial Mauro Marian

Campanha eleitoral para prefeito é a mais envolvente, disputada e com maior mobilização

Conhecer as expectativas do eleitor e os reais problemas do município são fundamentais para definir uma boa proposta de governo, e os rumos da campanha. Publicado em: 27/01/2011

Embora se diga que o eleitor tem memória curta, existem indicações muito fortes quanto às exigências da população para com os políticos. Na verdade, o eleitor está, a cada campanha, mais esclarecido e mais exigente. Suas preocupações começam com o perfil pessoal e profissional do candidato, sua plataforma de governo e compromissos assumidos, e vão até a dimensão e qualidade da campanha.

As funções do prefeito são conhecidas pelos cidadãos, por isso ele é cobrado a executar e cumprir as leis aprovadas pela Câmara dos Vereadores, a apresentar projetos que atendam às necessidades do povo, bem como vetar aqueles prejudiciais à comunidade. Daí a importância da eleição para prefeito.


E, de todas as campanhas eleitorais é na de prefeito que acontece o maior envolvimento do eleitor. Ele participa, opina, discute e se apaixona pelo seu candidato. Afinal de contas, é no município que se vive, e é na figura desse político que o eleitor vê a possibilidade de solução para os seus problemas. As mudanças no perfil e nas expectativas do eleitor exigem, também, mudanças nos métodos de organização e execução das campanhas eleitorais. E a campanha de prefeito é a mais envolvente, a mais disputada, e que exige mais trabalho e maior mobilização. http://www.cpt.com.br/artigos

O papel da internet  nas Eleições


O poder da rede mundial de computadores é tão amplo que o comércio varejista físico tem perdido espaço considerável para as vendas realizadas via internet. Na esfera política tem se mostrado muito importante. Para Caio Túlio Costa, jornalista e coordenador de campanha de Marina Silva (PV), a internet interferiu, sim, no resultado da eleição presidencial realizada no ano passado. Em sua visão, se não fosse a rede o segundo turno não teria ocorrido. Segundo Costa parte dos 20 milhões de votos conquistados pela pevista foi abiscoitado pela internet, tanto que Marina era desconhecida por 60% do eleitorado brasileiro antes de iniciar sua campanha.  

Do blog: A campanha eleitoral para 2012, começa a esquentar em Carnaubais, existem  duas enquetes na internet: uma no ORKUT na comunidade "carnaubais", para você votar deve ter uma conta de orkut e participar da comunidade. A outra enquete é só acessar o blog caninde-dantas.blogspot.com (link ao lado).

Reflexão

Se você abre uma porta, você pode ou não entrar em uma nova sala. Você pode não entrar e ficar observando a vida. Mas se você vence a dúvida, o temor, e entra, dá um grande passo. Içami Tiba