sábado, 3 de abril de 2010

Mobilização em defesa de Carnaubais

Na quinta-feira Santa não aconteceu a sessão da Câmara Municipal, mas o Programa a Hora do Legislativo que acontece todos os sábados na Líder Fm 104,90, promoveu uma mesa redonda sobre a situação da divisa Carnaubais-Assú.

O município de Assú alega que a divisa é após a comunidade de Mutambinha, nas proximidades da residência de João Liberalino. Carnaubais defende a divisa de acordo com a Lei que emancipou o município, ou seja, na divisa do Combueiro com o Poço Verde na propriedade de João Felipe.

Participaram do programa o Vice-Prefeito Nilson Dias. Vereadores: Wanderley Mendes, Marcos Cavalcante, Jussali e o Presidente da Câmara Batista de Dioclécio. Blogueiros: Aluízio Lacerda, Tony Martins e Magno Marques. Presidente do STTR Elizabeth Dantas. Presidente do SINDSEC Professora Francinayre e o Representante do MST Junior.

Debatemos o problema e convidamos toda sociedade para participar de um ato público que vai acontecer na quarta-feira em defesa do território e dos royalties de Carnaubais.

Viver, reviver e ressignificar! "Quando quero viver o novo, tudo também se renova."

Viver o novo, muitas vezes, é reviver, mesmo que emocionalmente, aquelas dores que nos consumiram por um tempo, mas das quais temos de tirar apenas as lições necessárias para seguirmos em frente.

Não seja expectador da sua própria vida; se está difícil, busque ajuda; se levantar-se é um peso maior do que aquilo que você consegue suportar, erga suas mãos, deixe de lado seu orgulho, peça ajuda. O conforto virá, muitas vezes, de onde menos acreditamos. Não queira resolver todas as suas pendências de uma vez. Organize seus pensamentos, coloque no papel as coisas que gostaria da fazer para viver melhor, coloque prioridades, imagine o passo a passo; não queira que tudo se transforme num piscar de olhos.

Seja, nessa Páscoa, um testemunho de vida nova. Use aquela fé e aquela atitude que, tantas vezes, você incentiva nas pessoas, mas que não tem coragem de assumir para você. Viva intensamente essa Páscoa, não apenas como um evento católico ou uma festa para celebrar e trocar chocolates, viva cada minuto de sua vida como uma verdadeira Páscoa para a vida inteira. Elaine Ribeiro, colaboradora da Comunidade Canção Nova

quinta-feira, 1 de abril de 2010

A verdadeira demarcação

O mapa de Carnaubais, registrado no site do IDEMA, mostra claramente que as comunidades de Mutambinha e Vila Nova estão em território do município. A linha divisória passa nas proximidades da lagoa do Poré, que fica no território de Assú. Pessoas telefonaram pedindo esclarecimentos.

Acredito que as coisas estão bem claras e não há muito o que discutir, restando aos órgão envolvidos (IBGE-IDEMA-SEARA-ANP) respeitarem as leis e as cumprir. Lógico, se não há consenso entre as prefeituras dos municípios, é dever da justiça, uma vez provocada, dá a sentença.

Existe conflito de interesses? Sim, existem. Mas essa discussão é administrativa e não tem nada a ver com política ou com o consórcio dos prefeitos do G12. Cada caso é um caso. Os prefeitos devem saber separar as coisas.

Quem foi eleito para governar uma cidade deve estar preparado para essas circunstâncias. Ivan Junior e Luizinho têm muitos desafios pela frente e esse caso dos royalties é apenas uma pedregulho no caminho. Escrito por Toni Martins

IDEMA mandou desconsiderar “mapa falso”

A tapeação começou quando a Prefeitura de Assú conseguiu junto a Agencia Nacional do Petróleo (ANP) fazer a transferência mensal dos royalties, antes pagos legalmente a Carnaubais, se utilizando de um mapa fornecido pelo IDEMA.

Na época, o povo de Carnaubais interditou a RN-016 em protesto. O prefeito e vereadores foram à Natal e o IDEMA mandou a ANP desconsiderar o “mapa”, haja vista que a instituição não é responsável por delimitar território dos municípios.

O blog publica fax símile do documento para esclarecer melhor os fatos. Carnaubais busca rever o lhe tiraram. E não é pouca coisa; ou seja, algo em torno de R$ 100.000,00 por mês indo para os cofres da Prefeitura de Assú desde 2007.

Portonto, a lengalenga envolvendo Carnaubais e Assú não é de hoje, nem foram Luizinho e Ivan que inventaram. A bomba apenas estourou nas mãos deles, e como prefeitos, claro, são os alvos diretos dos estilhaços. Esse é o preço a pagar!

Em tempo: Segundo a lei 2.927, criada em 1963, pela Assembléia Legislativa e assinada pelo ex-governador Aluizio Alves, o município de Carnaubais se limita com Assú na “Fazenda Poço Verde”. Isso todo mundo está caduco de saber. Escrito por Toni Martins

1º de abril, um dia para se falar a verdade

Brincadeiras e folclore à parte, a verdade é que mentira pode provocar consequências desastrosas para um País, para uma família, uma empresa, uma pessoa. Como dizia Gandhi: “assim como uma gota de veneno compromete um balde inteiro, também a mentira, por menor que seja, estraga toda a nossa vida.”

A nossa sociedade está sofrendo também as consequências do abandono e do esquecimento da verdade e dos valores cristãos. No dia da mentira é verdade que não temos mais tempo para nossos filhos, é verdade que não nos reunimos em família, não temos tempo para ir à Igreja, é verdade também que a dignidade e o direito mais básico, o de viver, já não faz tanto sentido. De fato, temos aqui muitos motivos para neste 1º de Abril lamentar as consequências da mentira em nossas vidas.

Jesus disse: “E conhecereis a Verdade e a Verdade vos libertará (João 8, 32). Aprendamos que só a verdade nos torna pessoas livres, o bem mais precioso para o homem. É na liberdade que começa e termina todos os nossos caminhos, ela é a pérola do nosso querer. Daniel Machado, missionário da Comunidade Canção Nova.

domingo, 28 de março de 2010

Reunião

Amanhã (segunda-feira), acontece na Câmara Municipal, ás 09h00, reunião da Comissão de articulação do movimento em defesa da divisa Carnaubais-Assú. A Comossão é formada por representantes do executivo, legislativo, sociedade civil e sindicatos de trabalhadores.

Minuto da Sabedoria

"Deus não nos fez para sermos roídos pela ansiedade, mas para andarmos eretos, livres e sem medo num mundo que existe trabalho a executar, verdade a procurar e amor para dar e conquistar."