sábado, 16 de janeiro de 2010

Dra Zilda Arns tem seu nome inscrito no livro da vida

Na extraordinária cobertura dada por todos os meios de comunicação à tragédia que abala o Haiti, um nome volta com destaque: Dra. Zilda Arns. Isso mostra que ao longo dos seus 23 anos dedicados à Pastoral da Criança e a outras atividades complementares na linha de uma nova concepção preventiva em termos de vida saudável, ela se transformou numa unanimidade em todos os ambientes e em todas as classes sociais. Portadora de inúmeros títulos e moções de honra, apesar de três indicações, não recebeu o Prêmio Nobel da Paz. Mas nesta altura pouco importa: já tem seu nome inscrito para sempre no Livro da Vida. O que nem todos os meios de comunicação social e autoridades colocaram em evidência é que a Dra. Zilda não assumiu a Pastoral da Criança por iniciativa própria. Através do seu irmão, por muitas décadas uma figura de proa da Igreja e da sociedade brasileira, ela foi convencida a aceitar como missão que a Igreja do Brasil (CNBB) lhe confiava: criar uma linha de ação pastoral que atingisse a raíz dos problemas que se escondiam por trás dos altíssimos índices de imortalidade infantil, uma das vergonhas do Brasil.


Com preparo profissional e pedagogia invejáveis, auxiliada por assessores de diversas áreas afins, ela conseguiu articular um plano de ação simplesmente admirável. Inspirada na fé que recebeu do berço, soube, como poucos, desentranhar as dimensões políticas e sociais da fé. Sem receio de juntar forças, mesmo provindas de outras crenças ou outras concepções antropológicas e políticas, foi armando uma verdadeira rede que ao longo dos anos faz sentir sua presença em cerca de 3.500 municípios do Brasil, com o acompanhamento de aproximadamente 80 mil gestantes e atingindo 2 milhões de crianças. Mas, levada por um verdadeiro ardor missionário, sentiu-se chamada a ultrapassar todas as barreiras e fronteiras, ajudando a implantar essa ação revolucionária em cerca de 20 países, sobretudo da América Latina e da África, privilegiando países e regiões mais pobres . Lógico que a ação visava acompanhar a evolução das crianças, literalmente desde a concepção no seio materno até a idade dos 6 anos. Convencida de que embora se deva saciar os famintos, deixava claro que o assistencialismo não resolve os problemas da miséria e da pobreza. Essas só serão superadas através de um trabalho mais sistemático, mais participativo, mais globalizante, partindo da raiz dos problemas e abrangendo todas as dimensões do humano.


Nunca escondeu que, ao lado da nutrição, noções básicas de higiene e cidadania, privilegiava uma espiritualidade capaz de sustentar um ação eficaz, levada adiante por um numeroso voluntariado. Seriam 260 mil esses agentes, devidamente preparados e monitorados sob os mais diversos aspectos, para poderem entender as reais causas da mortalidade infantil e desenvolver uma ação eficaz. E os milagres vão acontecendo em toda parte. Onde a Pastoral da Criança funciona, os índices de mortalidade infantil caem vertiginosamente. Para a Dra. Zilda a ação eficaz, teria que contar com alguns pressupostos. O primeiro consiste na motivação dos próprios agentes voluntários. O élan deve brotar do amor profundo ao próximo. Só assim se consegue ajudar as famílias mais pobres a se sentirem amadas, dignificadas, e capazes de passar esse amor e essa consciência de dignidade aos seus filhos. O segundo pressuposto é o da ação comunitária, onde líderes e mães e famílias envolvidas devem manter um diálogo constante. Para tanto fazem um levantamento da situação, refletem sobre a melhor maneira de ajudar as gestantes e acompanham o desenvolvimento do tesouro que carregam em seu seio, ou então que já colocaram neste mundo.


Terceiro pressuposto é o de que aquele que disse "deixai vir a mim as crianças, porque delas é o Reino dos céus", está sempre presente e atuante, inspirando ações simples e eficazes. Quarto pressuposto: impõem-se a visita mensal às gestantes, e a reunião das mães com os filhos já nascidos, para que os agentes possam controlar o peso e o desenvolvimento das crianças. Quinto pressuposto: para um desenvolvimento saudável das criancinhas não são necessários grandes investimentos. Até pelo contrário. Bastam o preparo dos agentes, seu entusiasmo contagiando as mães e familiares, bem como toda a comunidade; medidas básicas de higiene; um espaço qualquer para as reuniões; nos casos de crianças mais frágeis, o denominado leite forte, com ingredientes de custo praticamente zero, mas de uma eficácia invejável. Eis alguns pressupostos da ação: uns explícitos, outros implícitos.

Sem dúvida aqui cabe uma comparação ilustrativa. O que Paulo Freire representa em termos de concepção educacional, a Dra. Zilda Arns representa em termos de uma nova concepção de saúde. Por mais importante que continue sendo a ação de médicos e profissionais afins, a grande intuição da Dra. Zilda é a de que o principal agente de saúde física, psíquica e espiritual encontra-se exatamente onde se encontra a origem da vida: a família, e particularmente as mães. Por mais que se deva lutar contra a fome, a pobreza e a miséria, a construção de uma nova sociedade tem que privilegiar o "berço". Esse "berço" nada tem a ver com nobreza, mas com a certeza que vem do presépio de Belém. Na expressão da verdadeira "mãe das crianças pobres" ... "como pássaros que cuidam de seus filhos.... longe de predadores... e mais perto de Deus, deveríamos cuidar de nossos filhos como um bem sagrado... e protegê-los".

Essa mensagem que se encontra no texto final da palestra que ela estava proferindo, ao que parece dentro de uma igreja que ruiu sobre ela e muitos dos participantes, certamente não agrada a todos. Sobretudo irá desagradar aos que em pleno século XXI levantam outra bandeira, mais parecida com aquela que devia tremular no alto das torres o palácio de Herodes. Nem por isso essas palavras deixam de ser proféticas. Compreensiva dos dramas humanos, pela inspiração do Evangelho, a Dra. Zilda deixou um grande farol aceso, capaz de revelar o verdadeiro rosto e os verdadeiros interesses dos herodianos, e sobretudo capaz iluminar a todos os apóstolos da vida. Dr. Frei Antônio Moser - Teólogo

Mensagem do Dia


O otimista proclama que vivemos no melhor dos mundos.

O pessimista teme que seja verdade.

James Branch Cabell


sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Vice Prefeito Nilson Dias

Várias pessoas estão questionando porquê o Prefeito Luizinho está de férias e não passou a administração para o vice prefeito Nilson Dias. Durante esse período, cada secretário responde por um dia pelo Executivo. Como Luizinho gosta do pioneirismo, com certeza é o primeiro Prefeito a adotar esse novo modelo de gerenciamento.

Papel do vice prefeito:

A eleição do Vice Prefeito se dá com a do Prefeito de forma vinculada, com as mesmas condições e incompatibilidades (CF art. 29, I e II). O vice prefeito é o substituto do prefeito municipal em caso de ausência por licença, férias, viagens ou outro impedimento.

Mensagem do dia

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Zé de Pedro e Keide: Firmes e Fortes na oposição

Diante das especulações dos últimos dias na imprensa, com relação a aliança do PSDB com o Prefeito Luizinho, os colegas Vereadores José Pedro de Moura (ZÉ DE PEDRO) e José Maria Soares (KEIDE), ambos do PSDB, confirmaram que continuam "firmes e fortes" na bancada de oposição na Câmara Municipal de Carnaubais, juntamente comigo, dando continuidade ao trabalho que vem agregando apoio e confiança dos Carnaubaenses.

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Prezado Vereador Wanderley Mendes,

Venho acompanhando com frequência seu esforço e dedicação em nosso municipio, mesmo a distância, procuro me informar dos ocorridos, sempre que possivel. Parabenizo sua atitude, sua posição, de permanecer respeitando a grande parcela dos eleitores de Carnaubais que são contrarios a esse governo (eleições 2008). Percebo que para ser um grande gestor não precisa trabalhar, mas sim contratar alguns profissionais da midia, em prol do seu marketing. Não podemos esquecer dos eleitores dessa terra que optaram em votar contra o atual sistema, eles merecem representação e respeito. Percebo que seu trabalho, junto ao Vereador Keide, é de extrema RESPONSABILIDADE e CORAGEM.Venho em nome de TODOS os eleitores que não estão satisfeitos com a atual forma de gerenciar nosso municipio. Afinal de contas, quando se passa o processo eleitoral, são vocês que de fato, participam em conjunto com a população. Permaneça FORTE, FIRME, com FÈ, muitos estão observando seu desempenho e sua postura, embora poucos se manifestem.Favor transmitir as saudações para o Vereador Keide. Saudações de um simples eleitor que não sossega com a mesmisse, entendo que o RUIM tem que ser BOM, não podemos esquecer sempre do MELHOR. Com essa postura, estarás acompanhado por uma legião que suporta em silêncio o momento certo.

Sinceramente,

Alan Tavares
(Presidente do PV - Carnaubais)

DO BLOG:
Alan, muito obrigado pela força, espero nos encontrar para colocar os assuntos em dias, especialmente sobre o futuro político de Carnaubais. Agradeço a sua solidariedade e transmitirei o recado ao companheiro Keide. Continuar na "mesmisse" depende somente nós. Valeu!

Prestando Conta do Mandato em Ação - 2009

Publico minhas ações na Câmara Municipal de Carnaubais, ressalto que nenhuma solicitação foi atendida pelo Prefeito Luizinho, que diz que quero atrapalhar "seu" governo. Aqui está a prova da minha contribuição como Parlamentar responsável, que pensa no melhor para Carnaubais:

- Projeto de Lei Ordinária/2009 - Fica instituída a "Semana Municipal da Juventude”, que será comemorada, anualmente, quarta semana do mês de Outubro, executado pelo executivo municipal na Secretaria Municipal de Assistência Social.

- Solicitação - Solicito ao Poder Executivo Municipal a construção de uma Área de Lazer na Escola Municipal Antonio de Oliveira na de Arenosa. A referida Escola não possui área reservada ás atividades externas a sala de aula, todas as atividades, ocorrem nas salas de aula.

- Solicitação - Solicito informações ao Poder Executivo Municipal, relativas ao quadro de funcionários do município, relacionando nome, cargo, função, lotação e remuneração:

. Servidores estáveis;
. Estagiários por área (e supervisor de campo);
. Terceirizados
. Funções gratificadas.

- Indicação – Drenagem e pavimentação do Conjunto João Teixeira Filho. Visto que a cada inverno fica mais difícil trafegar pelas artérias, devido a falta de escoamento da água do riacho que passa no referido conjunto.

- Solicitação - Informações ao Poder Executivo Municipal, relativas ao Programa Estratégia Saúde da Família:

. Composição nominal dos profissionais (médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes de saúde), das quatro equipes do programa por área de atuação (citar as comunidades de cada área);

. Calendário de atendimento dos médicos do PESF nas comunidades;

. Critérios utilizados para marcação de exames laboratoriais e exames de média e alta complexidade e quantidades disponibilizadas a população por procedimento.

. Criação do cargo de Agente de Proteção para atuar junto ao Conselho Tutelar.

- Solicitação – Solicito o Processo de Licitação que autorizou a contratação da empresa de limpeza pública pelo município e a publicação do ganhador.

- Solicitação - Relação dos Imóveis Locados por secretaria, identificando endereço, proprietário e valor da locação, além do devido processo legal que instruiu as locações.

- Solicitação – Solicito Processo de Licitação da reforma das escolas do município e a publicação.

- Solicitação - Solicito Processo de Licitação para aquisição da merenda escolar do município e a publicação.

- Solicitação - Solicito Processo de aquisição dos terrenos comprados no bairro Pacheco e no Distrito do Entroncamento para a Secretaria Municipal de Educação, (sem autorização da Câmara).

- Proposição - Audiência com o Ministério Público, Prefeito Vereadores, Presidente do sindisec e Comissão dos Servidores. Pauta: direito dos servidores - insalubridade, adicional noturno, repouso remunerado, progressão e denuncia de perseguição política.

- Proposição - Que o prefeito cumpra o Plano de Cargos, Carreiras e Salário, que não incorporou, no mês de janeiro, 2% de progressão sobre o salário base.

- Proposição - Audiência pública para tratar da legalização dos transportes alternativos de carnaubais e a construção de abrigo para passageiros, no centro da cidade.

- Proposição - Que não seja permitido a realização de festas (com discotecas e bandas) nas dependências das escolas municipais e estaduais existentes no município de carnaubais.

- Proposição - Providenciar estudo de ordenamento urbano no bairro Pacheco para a urbanização dos logradouros.

- Indicação - Reabertura da estrada vicinal da Várzea, que dá acesso ás comunidades rurais do Saco, Tabatinga, Cidade Histórica, Carapuça e Poço Verde.

- Indicação - Denominação da Escola Municipal Scila Médice para Escola Municipal Terezinha Gomes da Fonseca, que está localizada na comunidade de Vila Nova.

- Solicitação – Solicito a relação nominal dos desabrigados pelas enchentes e os locais de alojamento, como também a relação dos imóveis locados pelo município.

- Solicitação - Solicito informações sobre o projeto de arborização (crime ambiental), da Avenida Francisco Jorge dos Santos.

- Solicitação – Providenciar com urgência o quadro dos parlamentares que estiveram legislando no período de 1982 – 1988, no município.

- Indicação – Recuperação da caixa d’água da Comunidade de Vila nova.

- Solicitação – Solicito as Atas do Leilão dos bens móveis do município, o extrato da conta específica com os valores arrecadados no leilão e o valor pago ao leiloeiro.

- Solicitação – Solicito ao Presidente da Câmara Municipal os seguintes documentos:

. Balancete dos meses de Janeiro a Maio/2009;
. Extratos bancários da C/C da Câmara Municipal de Carnaubais;
. Contratos: contador, transporte, advogado ou assessoria jurídica, softwares da ágili, fornecimento de lanche, outras pessoas físicas e jurídicas;
. Folha de pagamento de pessoal, efetivos e nomeados;
. Portaria de nomeações dos cargos comissionados e assessores.

- MOÇÃO DE PESAR - Solidariedade aos familiares de Maria Varela de Mendonça, em virtude do seu falecimento ocorrido dia 19 de maio de 2009 na cidade do Natal onde residia ultimamente.

- MOÇÃO DE PESAR – Solidariedade aos familiares de João Benevides Sobrinho (JUCA),em virtude do seu falecimento ocorrido em dezembro de 2009 na cidade do Natal, seu corpo foi velado e sepultado na cidade do Assú onde residia.

Solicitação a Deputada Larissa Rosado para serem requeridas. Pleitos aprovados na Assembléia Legislativa:

1. Construção de 50 Unidades Habitacionais, para os moradores da várzea, atingidos pelas enchentes;

2. Construção do asfalto da estrada que liga Carnaubais a Serra do Mel;

3. Para CAERN construir a estação de tratamento da lagoa de estabilização do saneamento existente em Carnaubais, pois os dejetos ficam a céu aberto na lagoa de estabilização e no período do inverno a situação se agrava, poluindo os rios e mananciais, provocando dano ao meio ambiente;

Título de Cidadão Carnaubaense 2009:

- Vicente Mendes da Silva (meu pai);
- Deputada Estadual Larissa Rosado;
- Francisco Fernandes de Moura (Chico de Nair);
- Padre Francinaldo Macário (Paróquia de Santa Luzia de Carnaubais).

Mensagem do dia

Assumamos a nossa verdade!

A maior liberdade se dá quando temos a coragem de assumir diante de Deus, de nós mesmos e das pessoas a nossa verdade, mesmo quando esta se apresenta desencontrada.
Luzia Santiago

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Prefeito não responde ao blog

Quando divulgamos os absurdos do desgoverno de Luizinho, a tropa de choque entra em defesa, mas é natural pois são pagos para isso: defender e balançar a cabeça (concordando é claro), pois ai de quem ousar em discordar de Luizinho! Fui informado que o prefeito está evitando reunir os Secretários, pois não aguenta os ocupantes de duas pastas (?) que questionam muito, cobrando transparência.

O prefeito não respondeu ao questionamento do blog sobre o bloqueio dos recursos da merenda escolar desde junho/2009, por falta de prestação de contas de 2004 (outra gestão de Luizinho), fui informado por e-mail que existe até uma Tomada de Conta Especial.

Mas, aproveito para saber dos recursos do canteiro do bairro pacheco, que cometeram crime ambiental devastando a carnaúba. Como solicitei na Câmara e não tive resposta, quem sabe se o prefeito não informa como foi o processo para aquisição das carnaúbas, o proprietário e o custo.

Outro questionamento que ficou sem resposta foi a licitação da merenda escolar em 2009. Afinal quem ganhou a licitação e quem vendeu de fato? A secretária de educação afirmou em audiência na Câmara que privilegiou três comerciantes de Carnaubais, entre eles Nicodemos Cavalcante (irmão de Luizinho).

E as casas que não foram concluídas? Afinal quem é o cupados: governo do estado ou Luizinho? A população precisa da resposta para saber de quem cobrar.

Realmente o primeiro ano desse governo faz jus ao slogan: "Fazendo (para) o Futuro", imagine nos quatro anos, pois são muito os "investimentos", que faz lembrar de Carnaubais nos anos 80.

Final de Semana

Estive sexta-feira no aniversário de Dona Chichica (84 anos), matriarca da família Garajau na comunidade de Arenosa, minha primeira Professora. Foi um momento impar, ao lado de vários amigos pudemos recordar as brincadeiras da nossa infância e adolescência. Na oportunidade, vários amigos fizeram referência a leitura desse blog, me apoiando e incentivando para continuar com a mesma postura.

Contato político

Ontem estive na cidade de Tibau, visitando as Deputadas Sandra Rosado e Larissa, momento de descontração para colocarmos a conversa em dia, inclusive com lideranças de outros municípios que se encontravam na residência de Sandra e Laíre.

No final da tarde, retornamos pelo litoral de Areia Branca e Porto do Mangue na companhia de Dedé de Zé de Pedro (meu irmão) e Lenira.

Tremor de terra em João Cãmara

Um tremor de terra surpreendeu os moradores da cidade de João Câmara, na tarde deste sábado, 9. O abalo ocorreu por volta das 16h (hora de Brasília) e sua intensidade foi de dois graus na escala Richter, segundo o registro do Observatório Similógico da Universidade de Brasília (UnB).

De acordo com o boletim sísmico, o epicentro do tremor foi identificado a 73 quilômetros de Natal. Este foi o segundo tremor registrado neste mês, no Brasil. No último sábado, 2, o observatório registrou um tremor de 2,7 graus na escala Richter, na cidade de Sobral, no Ceará.

Mensagem do Dia




O tempo é o melhor autor,

pois sempre encontra um final perfeito.

Charles Chaplin