sábado, 29 de janeiro de 2011

Democracia Sem Limites Vira Anarquía

Por mais amplo, salutar e irrestrito que seja a democracia, devemos saber que é regido por critérios reguladores da sua existencialidade, sem isso vira um banalizado regime anárquico e deplorável ao processo republicano , será ofuscar as prerrogativas constitucionais instituidas pela pirâmide federativa nacional.

Pra se exercer a cidadania com plenitude, o marco inicial passa pelo o exercicio do voto, mas o estamento da regra eleitoral do partidarismo brasileiro tem suas limitações disciplinadas por leis e estatutos partidários.

Não basta ser portador de um título, o analfabeto vota mais não é votado, torna-se facultativo aos que completarem 16 anos até o dia da eleição, obrigatório aos maiores de 18 anos, volta a ser facultativo a partir dos 70 anos de idade.

Para se disputar um cargo eletivo, é preciso ter uma vida politica legal, filiação partidária, domicilio eleitoral e um minimo de condições éticas e morais pra justificar suas pretensões diante da sociedade.

Deixemos de lado a hipocrisia, principalmente os formadores de opinião, apresentar opções que não lê, não escreve, não sabe diferenciar a vogal Ò do algarismo zero, não é bom exemplo aos leitores.

Basta de discrepâncias, anomalias sociais da época coronelista com a eleição do "Bode Cheiroso de Jaboatão", da eleição do "índio Juruna" na retomada do processo democrático depois do golpe militar de 64 e mais recentemente com a eleição do palhaço Tiririca pelo o estado de São Paulo.

Hoje cedo conversei com o conterrâneo "Tururu" pela sua inocente cabeça não passa sonho tão ilusório, ele gosta de politica, briga por seus candidatos aliados, mas tem a humildade de saber que não tem a menor condição pra tamanha façanha.

Se querem criticar candidaturas A ou B que o façam com altivez, despreendimento respeitoso, não queiram levar pra gozação a pobreza material e cultural do conterrâneo "Tururu". Blog Aluizio Lacerda

Do blog: Com todo respeito a Tururú e Chico Requebra, o texto é muito oportuno. Parabéns!

Reunião

Estive reunido ontem com vários amigos para discutir a situação atual do diretório municipal de PMDB em Carnaubais e apresentar minha pré-candidatura a prefeito em 2012. Fui questionado sobre vários assuntos do partido e a situação política, contribuindo assim para um debate muito salutar. 

Após alguns informes, ficou definido para o próximo final de semana, a abertura da Sede do Diretório Municipal do PMDB, como também que estaremos realizando reuniões apartir de fevereiro em diversos locais do município.

Reflexão

Imagine todo o povo vivendo em paz... Você irá dizer que eu sou um sonhador, mas eu não sou o único. Espero que você um dia junte-se à nós e o mundo será um só... John Lennon

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

A força do "Patriciado" na política do Rio Grande do Norte

O ex-prefeito do Assu Ronaldo Soares (PR) vociferou ontem contra sua "cria", o sucessor Ivan Júnior (PP) - veja postagem mais abaixo.

Já hoje, é o vice-governador Robinson Faria (PMN) quem estrila contra a cúpula do PP.

Para entender os dois casos é preciso conhecer um pouco de história e sociologia política. Em ambos os episódios, há uma luta renhida para manutenção de espaços e predominância de força.

Quase nada do que é dito e escrito, é exatamente o que se pensa.

Trata-se de estratégia de dominação. É como o leão que ruge na floresta para intimidar as outras espécies, avisando que quem manda é ele. Muito barulho, sem dúvidas, mas nem sempre ele morde.

Na Roma da antiguidade, esses personagens  fariam parte do "patriciado", ou "patriciatu", num latim semi-erudito. Só os nobres, a aristocracia, poderiam ascender ao poder, aos cargos proeminentes.

Nós, como nação, ainda estamos muito tangidos por esse conceito de superioridade. No inconsciente e nas normas, tudo leva a crer que a parte de cima desse bolo só cabe a uns poucos.

Embutida ainda nessa ideologia, temos princípios do darwinismo social, com sua crença numa raça superior. São os "arianos" da política potiguar, feitos nessa máquina de moer gente, com visão excludente e freios a qualquer força alternativa, vinda da "plebe".

Como dizia o historiador e membro da Academia Brasileira de Letras (ABL), José Honório, o Brasil nunca teve oposição. Sempre fomos dominados pelo "Partido do Patriciado", o partido do poder.

Somos um país de política alicerçada num modelo arcaico, de base hereditária, oligárquica e patrimonialista. Ninguém, aos olhos desses ungidos, pode ascender e pensar diferente, porque são logos tachados de traidores.

Coisas de gente "superior". 
Fonte: Blog do Carlos Santos

Blog: Muito oportuno o texto, para o momento político que vivenciamos, inclusive em Carnaubais... deve servir como lição para alguns formadores de opinião.

Comentário ao blog

Caro amigo: lhe conheço e sei de sua determinação e amor por nossa cidade, muitos falam em demasia mas poucos tem respeito e gratidão por esse povo, acredito em sua personalidade no seu caráter de homem público, a política é feita de erros e acertos, como acredito que você teve a ousadia de ver os dois lados, está na hora de seguir seu caminho acreditando em você e nesse povo aguerrido. Um abraço - Prof: Rivanaldo.

Blog: Obrigado Riva, pelo incentivo. Estou trilhando um novo caminho e preciso muito da colaboração de pessoas que pensam como vc, fico muito feliz e tenho certeza que não decepcionarei. Nos encontraremos em breve. Abraço! 

Reflexão


Um problema que surge, quando olhamos demais para o passado, é que o futuro nos deixa para trás. Michael Cibenko

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

O Mossoroense - Vereador e presidente do PMDB de Carnaubais diz que trabalhará em consolidação de projeto majoritário

CARNAUBAIS - Presidente do diretório municipal do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), com mandato até o final de outubro deste ano, o vereador Francisco Wanderley Mendes está decidido a manter o projeto por intermédio do qual pretende, na sucessão local em 2012, colocar-se como uma das opções à chefia do Poder Executivo em Carnaubais, região do Vale do Açu.  Até pouco tempo atrás perfilado a bancada governista que dá sustentação política na Câmara ao prefeito Luiz Gonzaga Cavalcante Dantas, "Luizinho" (PSB), o parlamentar-mirim disse que já pôde conversar com o gestor sobre o seu propósito.

Eleito em 2008 pelas fileiras da oposição, Wanderley Mendes passou em seguida a integrar o bloco de situação no Legislativo. "Entendi naquele instante que não seria interessante para o povo e para o município manter-me na oposição só para acusar ou denunciar", justificou. Ele salientou que procurou espontaneamente o prefeito e lhe manifestou que respaldaria sua administração no âmbito parlamentar. "Da mesma forma procurei o prefeito recentemente para comunicar-lhe que estava deixando sua base política, mas manterei a mesma postura de respeito e civilidade e colaborarei com tudo que for de interesse do povo", completou o vereador peemedebista.

Determinado a consolidar seu projeto de concorrer à Prefeitura, Wanderley Mendes adiantou que sua preocupação agora reside na organização do PMDB. Com mandato no comando da sigla até outubro, ele pretende renovar tal condição por mais um período. Paralelamente, ele se dispõe a dialogar com outras lideranças políticas do município sobre a situação atual e perspectivas com referência à eleição sucessória do ano que vem. O parlamentar-mirim se vangloria do fato de possuir bom trânsito junto a todas as vertentes políticas de Carnaubais. "Posso assegurar que não tenho desavença política com ninguém", garantiu. Resoluto, o vereador disse que, se efetivamente contar com aceitação popular, está pronto para colocar seu nome à disposição no pleito de 2012.

ALTERNATIVA

Wanderley Mendes explicou que a principal motivação para querer disputar a sucessão em sua cidade é apresentar ao eleitor de Carnaubais uma alternativa à dicotomia política que tem se apresentando nos últimos anos, revezando-se entre as forças comandadas pelo atual prefeito "Luizinho" e seu antecessor, ex-prefeito Zenildo Batista de Sousa (PMDB). "Acho que já está mais do que na hora de se dar a chance para que outras expressões políticas do município tenham a oportunidade de dirigir os destinos de carnaubais, que não façam parte necessariamente de grupos familiares como tem sido observado nos últimos tempos", finalizou o vereador e presidente do diretório municipal do PMDB.

PRINCIPAIS CAUSAS DAS ENCHENTES NO VALE DO AÇU

O Vale do Açu está com risco de inundações, tendo em vista principalmente, que a mata existente em seu leito, provoca a formação de grandes bancos de areias, impedindo o escoamento da água.

Sabemos que muitos fatores contribuem para o assoreamento do Rio, como: desmatamento, compactação dos solos pela agropecuária tradicional, provocando erosão, construção de pontes e passagens molhadas, etc., mas a mata que vem se formando no leito do Rio Açu, principalmente pelas espécies nativas de calumbi, unha de gato e mofunbo, formamdo verdadeiras touceiras, considero o principal fator que vem contribuindo para o assoreamento do Rio e provocando as enchentes.

Essa tarefa para o desmatamento, não demanda grandes recursos, ou seja, com apenas tratores de esteiras, será possível viabilizar o desmatamento e com o leito do rio livre da mata, aumenta a velocidade da água, provoca o carreamento da areia que está assoreada, aumenta a vazão e consequentemente diminui as inundações.

Ipanguaçu/RN, 22 de janeiro de 2011.

Júlio Justino de Araújo
Engº. Agrº, M.Sc. Irrigação e Drenagem
Professor IFRN Campus Ipanguaçu
24 de janeiro de 2011 06:48

Blog: Obrigado Mestre Júlio Justino, pela contribuição, diante da grande expectativa que o Vale do Assú está vivendo com o inverno e as prováveis consequências anunciadas.

Reflexão

Devemos nos esforçar a todo momento para desenvolver nossa natureza compassiva. O essencial é mobilizar ao máximo nossas capacidades a fim de não precisarmos nos arrepender, pois teremos feito tudo a nosso alcance para contribuir para tornar este mundo melhor. Minuto da Sabedoria

domingo, 23 de janeiro de 2011

Secretária adjunta apresenta plano do governo para a saúde

Na manhã desta quarta-feira (19) a secretária adjunta da Saúde, Ana Tânia Sampaio, participou da primeira reunião mensal do Conselho Estadual de Saúde (CES), que aconteceu no auditório da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap).

Ana Tânia, que também é conselheira do CES, apresentou o Plano do Governo para a saúde no Rio Grande do Norte. Primeiro, a secretária adjunta apontou os principais desafios a serem enfrentados pela Sesap, como recursos humanos insuficientes, fragilidade na atenção básica em saúde e a falta de monitoramento das ações realizadas nos municípios.

Em seguida, Ana Tânia fez a apresentação das propostas do governo para a saúde que incluem a organização das redes estaduais de atenção; regionalização da tecnologia de alta complexidade; investimento em recursos humanos, com valorização e capacitação dos servidores; além de promover uma gestão da saúde de forma participativa, com a defesa da regulamentação da Emenda Constitucional nº 29, que trata sobre o financiamento das ações e serviços públicos de saúde.

O plano segue todas as recomendações do Ministério da Saúde, baseado no Pacto pela Vida, instrumento criado pelo ministério em 2008 que elege 11 prioridades nacionais: Atenção à saúde do idoso; Controle do câncer de colo de útero e de mama; Redução da mortalidade infantil e materna; Fortalecimento da capacidade  de resposta às doenças emergentes e endemias, com ênfase na dengue, hanseníase, tuberculose, malária, influenza, hepatite, aids; Promoção da saúde; Fortalecimento da atenção básica; Saúde do trabalhador; Saúde mental; Fortalecimento da capacidade de resposta do sistema de saúde às pessoas com deficiência; Atenção integral às pessoas em situação ou risco de violência e Saúde do homem.

De acordo com a secretária adjunta, um dos principais objetivos do plano é dar condições para que todas as regiões do estado tenham autonomia para tomar decisões. "Pretendemos regionalizar a tecnologia de alta complexidade e fortalecer a rede de atenção às urgências e emergências. Além disso, é preciso reforçar o papel do estado como supervisor das ações de saúde nos hospitais regionais e nos municípios", frisou Ana Tânia.

Outro ponto importante do plano, segundo a secretária adjunta, é a palavra transparência. "Queremos dar satisfação das ações", disse Ana. Para isto, a Sesap irá apresentar, a cada três meses, um relatório de Gestão Estadual, tanto na Assembléia Legislativa como no Conselho Estadual de Saúde.

Ao final da apresentação, a secretária adjunta respondeu aos questionamentos dos conselheiros do CES e lembrou da importância do apoio do Conselho para a Sesap. O presidente do Conselho Nacional de Saúde, Francisco Batista Júnior, também estava presente na reunião e parabenizou a proposta do governo a qual classificou como avançada. Por Assecom