sábado, 5 de janeiro de 2013

Jornal O Globo do Rio de Janeiro destaca o nepotismo na Prefeitura de Carnaubais (RN)


Administração em família: nepotismo avança no Brasil

SÃO PAULO, BELO HORIZONTE, RIO e MACEIÓ — Nem bem assumiram o comando de suas cidades, na última terça-feira, prefeitos de municípios brasileiros já tomaram como uma de suas primeiras decisões nomear parentes para cargos remunerados de primeiro e segundo escalões.

Em prefeituras do Norte ao Sul do país, mulheres, mães, pais e irmãos de prefeitos eleitos ou reeleitos no ano passado foram alojados na máquina municipal.

A reportagem especial dos jornalistas Efrém Ribeiro e Paula Litaiff, para O GLOBO, destacou o exemplo de nossa cidade.

Em Carnaubais (RN), o prefeito reeleito, Luizinho Cavalcante (PSB), indicou o irmão, Nicolau Cavalcante, para a Secretaria da Educação e a esposa, Mária Cavalcante, para a Secretaria da Assistência Social.

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/pais/administracao-em-familia-nepotismo-avanca-no-brasil202448#ixzz2H7KUvf5T

Para o professor de Filosofia Política da Unicamp Roberto Romano, o nepotismo "é um velho costume de usar a máquina pública para fins particulares. É um atentado contra qualquer vida pública decente e não há nenhuma justificativa — que recorda os critérios da moralidade e da competência previstos na Constituição para o preenchimento de cargos públicos.

DO BLOG: Luizinho ficará na história de Carnaubais pelo nepotismo em todos os setores do governo. E o Jornal ainda está desinformado com relação aos outros parentes que ocupam cargos, fornecem e prestam serviços ao município, tudo de forma bem natural. Sem falar na relação de parentesco com a maioria dos vereadores eleitos, lhe assegurando a governabilidade e uma gestão bem "familiar"

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Luizinho quebra o protocolo na sessão solene de posse e acusa a oposição de mandar lhe ASSASSINAR.

Pela segunda vez o Prefeito Luizinho tenta infringir o Regimento Interno da Câmara Municipal,  querendo mudar o dia e horário da posse, do dia 01 de janeiro às 10:00, para o dia 31 às 00:00. Nós da oposição divergimos e teve que acontecer regimentalmente no dia 01 as 10:00. 

Devido a essa insatisfação, a posse em Carnaubais foi muito desarticulada, a Missa não foi informada a todos os vereadores (Pe Antonio informou por acaso a alguém); alguns correligionários e familiares de Luizinho tiveram um comportamento muito deselegante durante a sessão solene (cerimônia pública e extraordinária com entrada solene e séria, seguindo formalidades públicas como juramento, voto etc..), dentro do plenário, como se estivessem num ringue em defesa da sua "aposta."

Portanto se quebrou o protocolo no momento dos excessos: gritos ensaiados, pessoas embriagadas, piadas, uivos, vaias, como se estivessem num campo de futebol. Numa solenidade, em ambiente fechado, quando tem dois lados opostos, as palmas são suficientes, outras manifestações deve acontecer no ambiente de confraternização, até porque o público era muito pequeno para tantos excessos e o Regimento da Casa não permite.

O mais grave foi o Prefeito Luizinho no seu discurso de posse, afirmar categoricamente que a "oposição, durante a campanha, contratou pistoleiro para lhe assassinar" e que "roubaram um processo da justiça e que ela (justiça) teria que se explicar. "  Nos chamou atenção, pois em Carnaubais nunca se ouviu falar nisso. A oposição aceitou o resultado de forma pacífica, sendo apenas questionado na justiça, inclusive pelo Ministério Público, algumas atitudes do Prefeito Luizinho durante o pleito.

Luizinho não só quebrou o protocolo, mas acusou a oposição de forma muito grave (deve ser investigado), mostrando mais uma vez, seu desequilíbrio como homem público e gestor do município. 

Mas, isso é de praxe, Luizinho utiliza esses mecanismos para manter sua militância viva, para irem as vias de fato em sua defesa. Na verdade ele alimentou sua clack (cargos comissionado), para desviar o foco das exonerações sem pagamento de dois, três meses e do décimo terceiro que não foi pago. 

Eleição da mesa diretora da Câmara Municipal de Carnaubais

Agradeço aos colegas vereadores da oposição: Keide (PSD), Manoel Neto (PMDB) e Jussaly (PR) pelo entendimento para que a oposição tivesse uma chapa e concorresse a mesa diretora da Câmara obtendo os quatro votos. A situação elegeu cinco vereadores, portanto o resultado 5 X 4 foi natural, sendo eleito o vereador Junior Benevides (PSB). O bloco situacionista está assim formado:

Thigo Cavalcante (PC do B - sobrinho do Prefeito Luizinho)
Junior Benevide (PSB - primo de Luizinho e do vice Juninho)
Danilo (PSDB - primo do Prefeito Luizinho)
Batista de Dioclécio (PSB - cunhado do Prefeito Luizinho)
Norma (PSB - mãe do vice-prefeito Juninho)

Portanto, o resultado não poderia ser diferente. O mais importante foi que cumprimos com o nosso papel e mantivemos a unidade da oposição, inclusive nos pronunciamentos, onde a nossa postura nos permitiu desarmar os "palanques" durante a solenidade, mesmo diante do comportamento deselegante da situação.

Posse dos eleitos em Carnaubais









Feliz 2013

Retribuição: Agradeço aos amigos, as mensagens e cumprimentos de Feliz Ano Novo. Que Deus na sua infinita sabedoria nos ilumine e que reflita nas nossas atitudes e pensamentos. Muito obrigado amigos!