sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Garibaldi e Rosalba na Convenção do PMDB em Carnaubais

O PMDB de Carnaubais realiza Convenção nesse sábado a partir das 13h00, na Câmara Municipal, com a presença do Senador Garibaldi Alves e da Senadora Rosalba Ciarline.

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Processo Orçamentário Municipal

O processo orçamentário do município compreende as fases de elaboração e execução das seguintes leis orçamentárias:

. Plano Plurianual – PPA
. Lei de Diretrizes Orçamentária – LDO
. Lei Orçamentária Anual - LOA

Que, em conjunto, materializam o planejamento e a execução das políticas públicas nos municípios. Cada uma dessas leis tem ritos próprios de elaboração, aprovação e implementação pelos Poderes Legislativo e Executivo. A sociedade precisa entender esses ritos para participar das decisões, fortalecendo, assim, o exercício do controle social na aplicação dos recursos públicos.

PPA é um instrumento de planejamento de médio prazo, que estabelece as diretrizes, objetivos e metas do governo para os 4 anos seguintes. A aplicação do plano inicia no segundo ano da atual gestão, e termina ao final do primeiro ano de mandato da próxima administração. Os vereadores têm prazo até a última sessão legislativa para aprovar e propor modificações ao Plano Plurianual.

A LDO deve ser encaminhada à Câmara Municipal, até 15 de maio, para o exercício seguinte e orienta a elaboração da lei orçamentária anual. Estabelecendo prioridades e metas da administração, diretrizes para execução dos orçamentos, disposições sobre alterações na legislação tributária e fixa limites para o orçamento do Legislativo.

A LOA estima a receita que será arrecadada pelo município e define as despesas que a gestão espera realizar com esses recursos, conforme aprovado pelo Legislativo, priorizando as ações da gestão contidas no PPA e as metas que deverão ser atingidas durante o ano, especialmente na saúde, educação e assistência social, aperfeiçoando seus processos de planejamento e gestão, com a integração e descentralização de ações entre os três níveis de governo.
A população deve participar do processo orçamentário, através da Câmara Municipal, para conhecer e discutir as Leis, contribuindo com o aprimoramento, a formulação e implementação das políticas públicas, em observância aos princípios da eficiência, eficácia e efetividade na gestão pública.

Sessão da Cãmara

Logo mais, ás 19h00 acontece mais uma Sessão da Câmara Municipal de Carnaubais, que é composta por nove vereadores, sendo cinco na bancada da situação e quatro na oposição.

Mensagem do Dia


A prudência e o amor não se fizeram um para o outro:
á medida que o amor aumenta,
a prudência diminui.

La Rochefoucauld

terça-feira, 27 de outubro de 2009

RN Carnaubais-Serra do Mel: Um sonho

Parabenizo o blogueiro Toni Martins, pela "poeira" que levantou, sobre o asfalto da estrada que liga os municípios de Carnaubais - Serra do Mel, com certeza um sonho de muitos, que precisam se deslocarem para a Região Oeste e Estado do Ceará, além das empresas prestadoras de serviços da Petrobras.

Muito importante para a região, além dos municípios citados por Toni (Areia Branca, Serra do Mel, Carnaubais, Assú, e Porto do Mangue), Afonso Bezerra, Alto do Rodrigues, Pendências, Macau, Guamaré e região do Mato Grande, seriam beneficiados, encurtando a distância para Mossoró (2ª maior cidade do Estado) e Estado do Ceará, são em média 40 Km de asfalto.

O Consórcio de Prefeitos do Vale do Assú deveria pautar esse tema e realizar um encontro no município de Carnaubais, com a presença do Governo do Estado e Petrobras, para tentar viabilizar essa parceria.

No início do ano, solicitei da Deputada Larissa Rosado que aprovou na Assembléia Legislativa esse pleito, que é muito importante para o desenvolvimento da região.

Aniversário da Senadora Rosalba Ciarline

Estive na Missa em Ação de Graças pelo aniversário da Senadora Rosalba Ciarline, na Igreja de São José em Mossoró, na companhia do ex-Prefeito Zenildo Batista e dos Vereadores Keide e Zé de Pedro. A Igreja estava superlotada, muitos políticos de várias regiões do Estado foram prestigiar a Senadora, do Vale do Assú anotamos: Prefeito de Assú Ivan Junior e Vereadores Odelmo, Manoel Botinha, Carlinhos de Ewerton e Eliomar Cortez; Prefeito de Porto do Mangue Francisco Gomes, Primeira Dama Maria Clara, Secretária de Saúde Chaguinha e Veradores Carlinhos do Rosado, Jailson e Mariazinha; Vereador de Macau Zé Filho e outras lideranças.

Zelito Coringa em Florianópolis

Zelito Coringa continua no Sul do País, especialmente em Florianópolis, realizando ofinas e shows. O Diário Catarinense, publicou uma matéria sobre o artista carnaubaense, eis um trecho: "Natural de Carnaubais-RN, com referências da MPB e das raízes nordestinas, traz no matulão um trabalho poético musical contemporâneo, conceitual, curioso e inovador. As Oficinas e o Show de Zelito Coringa teve o apoio da ONG JUCAMARIA e a Fundação Cultural de Florianópolis - Franklin Cascaes. A Cantora, Compositora e Bailarina Tatiana Cobbett, autora e Intérprete do musical "Mulheres de Hollanda" de Chico Buarque, assina a direção artística do músico Potiguar.

Mensagem do Dia


"Perca o domínio da sua vida
para não perdê-la.
Não precisamos lutar,
nem provar para ninguém,
que somos fortes."
Renan Félix
- Canção Nova -

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Parabéns!

Magno, amigo é coisa pra se guardar ...
Parabéns Mister!

Mensagem do Dia

Um minuto apenas
de sabedoria por dia,
certamente faria, deste,
um mundo melhor.
Minuto da Sabedoria

domingo, 25 de outubro de 2009

VISITAS

Estivemos ontem a noite reunidos com o Agropecuarista, e Ex-vereador Luzimar Gregório em sua residência no Alto do Rodrigues, Ele que é o atual vice-presidente do Diretório Municipal do PMDB de Carnaubais, e que vai ser reconduzido dia 31/10/2009 na convenção municipal como primeiro vice-presidente do Partido local.

Tive a grata satisfação de receber a visita agora pouco na minha casa dos Pedetistas, Pônciano Bezerra que foi candidato a prefeito na ultima eleição no nosso Município pelo PDT, e do seu companheiro Elizaldo Dantas que disputou uma vaga para Câmara Municipal, confirmaram presença na nossa convenção no próximo Sábado 31/10/2009. Agradecemos a sua atenção.