sexta-feira, 25 de dezembro de 2015

O maior acontecimento da história da humanidade: o nascimento de Jesus Cristo

Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens do seu agrado» (Lc 2, 14).

Queridos irmãos e irmãs de Roma e do mundo inteiro, bom dia e feliz Natal!

Faço meu o cântico dos anjos que apareceram aos pastores de Belém, na noite em que nasceu Jesus. Um cântico que une céu e terra, dirigindo ao céu o louvor e a glória e, à terra dos homens, votos de paz.

Convido todos a unirem-se a este cântico: este cântico é para todo o homem e mulher que vela na noite, que tem esperança num mundo melhor, que cuida dos outros procurando humildemente cumprir o seu dever.

Glória a Deus.

A primeira coisa que o Natal nos chama a fazer é isto: dar glória a Deus, porque Ele é bom, é fiel, é misericordioso. Neste dia, desejo a todos que possam reconhecer o verdadeiro rosto de Deus, o Pai que nos deu Jesus. Desejo a todos que possam sentir que Deus está perto, possam estar na sua presença, amá-Lo, adorá-Lo.

Possa cada um de nós dar glória a Deus sobretudo com a vida, com uma vida gasta por amor d’Ele e dos irmãos.

Paz aos homens.

A verdadeira paz – como sabemos – não é um equilíbrio entre forças contrárias; não é uma bela «fachada», por trás da qual há contrastes e divisões. A paz é um compromisso de todos os dias, mas a paz é artesanal, realiza-se a partir do dom de Deus, da graça que Ele nos deu em Jesus Cristo.

Vendo o Menino no presépio, Menino de paz, pensamos nas crianças que são as vítimas mais frágeis das guerras, mas pensamos também nos idosos, nas mulheres maltratadas, nos doentes… As guerras dilaceram e ferem tantas vidas!

Muitas dilacerou, nos últimos tempos, o conflito na Síria, fomentando ódio e vingança. Continuemos a pedir ao Senhor que poupe novos sofrimentos ao amado povo sírio, e as partes em conflito ponham fim a toda a violência e assegurem o acesso à ajuda humanitária. Vimos como é poderosa a oração! E fico contente sabendo que hoje também se unem a esta nossa súplica pela paz na Síria crentes de diversas confissões religiosas. Nunca percamos a coragem da oração! A coragem de dizer: Senhor, dai a vossa paz à Síria e ao mundo inteiro. E convido também os não crentes a desejarem a paz, com o seu anelo, aquele anelo que alarga o coração: todos unidos, ou com a oração ou com o desejo. Mas todos, pela paz.

Ó Deus Menino, dai paz à República Centro-Africana, frequentemente esquecida dos homens. Mas Vós, Senhor, não esqueceis ninguém e quereis levar a paz também àquela terra, dilacerada por uma espiral de violência e miséria, onde muitas pessoas estão sem casa, sem água nem comida, sem o mínimo para viver. Favorecei a concórdia no Sudão do Sul, onde as tensões actuais já provocaram demasiadas vítimas e ameaçam a convivência pacífica naquele jovem Estado.

Vós, ó Príncipe da Paz, convertei por todo o lado o coração dos violentos, para que deponham as armas e se empreenda o caminho do diálogo. Olhai a Nigéria, dilacerada por contínuos ataques que não poupam inocentes nem indefesos. Abençoai a Terra que escolhestes para vir ao mundo e fazei chegar a um desfecho feliz as negociações de paz entre Israelitas e Palestinianos. Curai as chagas do amado Iraque, ferido ainda frequentemente por atentados.

Vós, Senhor da vida, protegei todos aqueles que são perseguidos por causa do vosso nome. Dai esperança e conforto aos deslocados e refugiados, especialmente no Corno de África e no leste da República Democrática do Congo. Fazei que os emigrantes em busca duma vida digna encontrem acolhimento e ajuda. Que nunca mais aconteçam tragédias como aquelas a que assistimos este ano, com numerosos mortos em Lampedusa.

Ó Menino de Belém, tocai o coração de todos os que estão envolvidos no tráfico de seres humanos, para que se dêem conta da gravidade deste crime contra a humanidade. Voltai o vosso olhar para as inúmeras crianças que são raptadas, feridas e mortas nos conflitos armados e para quantas são transformadas em soldados, privadas da sua infância.

Senhor do céu e da terra, olhai para este nosso planeta, que a ganância e a ambição dos homens exploram muitas vezes indiscriminadamente. Assisti e protegei quantos são vítimas de calamidades naturais, especialmente o querido povo filipino, gravemente atingido pelo recente tufão.

Queridos irmãos e irmãs, hoje, neste mundo, nesta humanidade, nasceu o Salvador, que é Cristo Senhor. Detenhamo-nos diante do Menino de Belém. Deixemos que o nosso coração se comova: não tenhamos medo disso. Não tenhamos medo que o nosso coração se comova! Precisamos que o nosso coração se comova. Deixemo-lo abrasar-se pela ternura de Deus; precisamos das suas carícias. As carícias de Deus não fazem feridas: as carícias de Deus dão-nos paz e força. Precisamos das suas carícias. Deus é grande no amor; a Ele, o louvor e a glória pelos séculos! Deus é paz: peçamos-Lhe que nos ajude a construí-la cada dia na nossa vida, nas nossas famílias, nas nossas cidades e nações, no mundo inteiro. Deixemo-nos comover pela bondade de Deus.

PALAVRAS DE FELICITAÇÕES DO PAPA PELO NATAL

A vós, queridos irmãos e irmãs, vindos de todo o mundo e reunidos nesta Praça, e a quantos estão em ligação connosco nos diversos países através dos meios de comunicação, dirijo os meus votos de um Natal Feliz!

Neste dia, iluminado pela esperança evangélica que provém da gruta humilde de Belém, invoco os dons natalícios da alegria e da paz para todos: para as crianças e os idosos, para os jovens e as famílias, para os pobres e os marginalizados. Nascido para nós, Jesus conforte quantos suportam a prova da doença e da tribulação; sustente aqueles que se dedicam ao serviço dos irmãos mais necessitados. Feliz Natal para todos! Papa Francisco

quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

Francisco foi o vencedor do prêmio “Carlos Magno”, um dos mais importantes da Europa, por seus esforços em favor da paz

                                      Papa recebeu prêmio “Carlos Magno”, um dos mais importantes da Europa 
O Papa Francisco foi anunciado nesta quarta-feira, 23, como o vencedor do prêmio internacional “Carlos Magno” pela paz de 2016, premiação que vem distinguir os seus esforços em favor das populações atingidas pela guerra e as injustiças sociais e econômicas.
O prêmio é considerado um dos mais importantes na Europa e já foi entregue ao Papa João Paulo II, em 2004. A premiação foi estabelecida em 1949, quando a cidade alemã de Aquisgranose, que confere o prêmio, estava em ruínas, após a II Guerra Mundial. O prêmio é destinado a pessoas e instituições que tenham um papel importante no processo de unificação da Europa.
O comitê elogia a figura de Francisco como uma “voz da consciência” e uma “autoridade moral extraordinária” para a Europa, com uma mensagem de esperança e encorajamento em tempos de crise. Em especial, recorda-se o discurso do Papa ao Parlamento Europeu, em 25 de novembro de 2014, em Estrasburgo, França.
Na ocasião, o Santo Padre disse: “a Europa tem uma necessidade imensa de redescobrir o seu rosto para crescer, segundo o espírito dos seus pais fundadores, na paz e na concórdia, já que ela mesma não está ainda isenta dos conflitos”.  Papa Francisco e a paz!

Devoção a Virgem Maria

Tudo por Maria
  O “Tratado da A consagração Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem” (que abreviamos por TVD), escrito por São Luís Maria Grignion de Montfort, e tornar mais conhecida a devoção e a consagração, ou escravidão de amor, a Nossa Senhora. A verdadeira devoção mariana tem Cristo como centro e, ao mesmo tempo, como fim último (TVD 61). Queremos propagar o conhecimento e o amor a Virgem Maria, para que Cristo seja mais conhecido e amado.
A consagração a Nossa Senhora, da qual tratamos neste Blog, é uma consagração a Jesus por Maria. Por isso, não tenha medo de aprofundar seu conhecimento sobre a Sua Mãe, pois quanto mais a conhecemos e amamos, mais conheceremos e amamos a Cristo, e mais fiéis a Ele seremos. Pois, a consagração total a Virgem Maria é uma renovação das promessas do batismo, que nos ajuda a viver com fidelidade a nossa fé em Cristo.
O Blog vai lhe dar a conhecer melhor o Tratado, a Virgem Maria, a consagração e a sua importância na vida do cristão. Este conhecimento de Nossa Senhora o levará a amá-la e a se consagrar a Ela, segundo o método de São Luís. Por sua vez, a consagração fará com que sejamos cada vez mais fiéis a Cristo e a Igreja. Apresentaremos o método de consagração do Tratado, daremos, na medida do possível, a ajuda necessária para a preparação antes de fazer a consagração e daremos instruções de como consagrar-se.
Para aqueles que já são consagrados, ou escravos de amor da Virgem Maria, o Blog terá conteúdo para o aprofundamento no conhecimento e no amor a Maria e, consequentemente, no conhecimento e no amor a Jesus Cristo. Nossa Senhora ainda é uma desconhecida para muitos, e isto, segundo Montfort, é a razão de Cristo não ser conhecido. O Santo diz que somente Deus é capaz de compreender em plenitude a Virgem Maria (TVD 5), mas, aos poucos, podemos penetrar no mistério de Maria e, dessa forma, no mistério do próprio Cristo.
Além dos temas do Tratado e da consagração, trataremos da devoção a Virgem Maria como um todo. Pois, o tema de Maria, Mãe de Deus, foi e continua sendo muito raro e importante para toda a Igreja. Desde os primórdios da história da Igreja a presença de Nossa Senhora tem particular importância na vida de todos os cristãos. A devoção à Santíssima Virgem estará sempre presente na Igreja, pois ela é nossa Mãe e, da mesma forma que a mãe não esquece seu filho (Is 49, 15), o filho jamais esquece sua mãe.
Este Blog tem o objetivo de fazer a Virgem Maria, cada vez mais, conhecida e amada, para que, a partir desse conhecimento, Cristo seja mais conhecido e amado. Esta é a nossa meta: levar os cristãos a conhecer a Virgem Maria e consagrar-se a Ela. Pois, a consagração a Nossa Senhora tem como fim último Jesus Cristo. A consagração será um auxílio da Virgem Maria, Mãe de Deus e Nossa, para que os cristãos possam viver com fidelidade a sua fé na Trindade, Pai, Filho e Espírito Santo e suas promessas do batismo.