quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Servidor do Município de Carnaubais envia comentário sobre Previdência Própria

                                         Previdência própria.

É o que todos os servidores públicos efetivos do município de carnaubais querem saber!

 Sou servidor público do município de Carnaubais, e a convite do sindicato, tive a oportunidade de participar de dois seminários sobre: previdência própria na cidade de Mossoró. Onde presenciei a preocupação das classes trabalhistas, como a CULT, FETAM e CONFETAM.  Alguns representantes do povo como alguns vereadores, de um modo especial ao nosso vereador Wanderley Mendes, que já se pronunciou a respeito de tal projeto e o mesmo mostrou não ser viável para o nosso município mostrando suas vantagens e as desvantagens, que vem a ser inúmeras.

Percebo todos preocupados com este mais novo modelo de regime de previdência própria social, que o atual governo municipal quer que os servidores aceite e concorde, com tal proposta absurda. O nosso município não tem condições suficiente para aceitar essa situação, que nas maiorias das cidades que aderiram este modelo de previdência. Segundo fontes de estudos, as mesmas apontam situações desfavoráveis aos servidores efetivos.

Para nós servidores (concursados), isso se torna uma troca do “certo pelo duvidoso”. Não vejo vantagens para os funcionários efetivos! Diante dessa afirmação; precisamos unirmos forças e ser–mos contra a tal proposta que não corresponde ao nosso futuro. Não se iluda com conversas vantajosas; o pouco com Deus é muito e o muito sem Deus não é nada!


Francisco Iram Gomes Guimarães

Tec. Enfermagem

domingo, 18 de agosto de 2013

O que penso sobre a "Previdência Própria" no município de Carnaubais

Fui procurado por alguns servidores do município, assim como eu, que estão preocupados com a implantação da Previdência Própria no município, onde nós servidores municipais deixaria de contribuir para o INSS e passaria a contribuir com uma Previdência criada pelo município.

Esclareço que até o momento, não existe nenhum projeto na Câmara Municipal de Carnaubais, sobre a Previdência Própria. Na verdade, até agora, o que sei, foi que o prefeito Luizinho, me provocou para participar de uma Comissão para discutir esse projeto, consultei profissionais da área que me explicaram os procedimentos, estudei a viabilidade para o nosso município e conclui que não é viável, pois o município de Carnaubais não tem condições de assumir essa estrutura, que poderia trazer vários prejuízos para nós servidores.

VANTAGEM: De imediato o prefeito acredita que vai reduzir as obrigações patronais do município com o INSS, inclusive com os débitos parcelados existentes.

DESVANTAGEM: Para os servidores são inúmeras, pois tem muitos riscos, desde a manutenção da estrutura necessária para funcionar até a regularidade dos repasses, visto que, atualmente o município desconta as CONSIGNAÇÕES dos servidores e não repassa aos Bancos, imagine cumprir com as obrigações previdências, que só estão cumprindo porque é descontado na fonte (FPM) e precisam das certidões negativas de débitos para os convênios federais. 

Como vereador e servidor público municipal, SOU CONTRA! Estou pronto para o debate em defesa dos servidores municipais, como sempre estive.