sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Sessão da Câmara 2

A primeira sessão ordinária desse período, foi marcada por bate rebate. A situação representada pelos colegas Marcos Cavalcante, Expedito, Jussaly e Batista (presidente). Na oposição Wanderley Mendes, Zé de Pedro e Keide.

Na pauta a situação da saúde de Carnaubais com os médicos do PSF sendo remanejados para atendimento de urgência e emergência no Hospital Maternidade Santa Luzia, deixando as áreas descobertas de atendimento médico.

Os colegas da situação informaram que não falta médico e quando acontece é normal, pois falta médico no Hospital Regional em Assú, apontaram que por coincidência ontem não tinha médico nas cidades de Pendências, Alto do Rodrigues e Ipanguaçu. E relacionaram os médicos plantonistas do Hospital:

- Drª Sônia - PSF
- Drª Suely - PSF
- Drª Ivanira - PSF
- Dr. Menguita - PSF
- Dr. Paulo - Efetivo
- Dr. Berguinho - Contratado
- Cardiologista (sem nome) ?
- Ortopedista (sem nome) ?

Outra coincidência é que Carnaubais recebe R$ 38.400,00 do Ministério da Saúde para custear quatro equipes do PSF, sendo que os quatro primeiros médicos são pagos com esses recursos, mas estão escalados para Hospital de segunda (tarde) a quinta-feira (manhã), enquanto isso o PSF funciona com os enfermeiros, técnicos e agentes de saúde. Quem adoece a partir da quinta-feira à tarde é encaminhado para Assú ou Mossoró, pois não tem médico. Essa é a verdade!

Sessão da Câmara

Ontem na primeira sessão do período apresentei os pleitos abaixo relacionados, que estão na pauta para votação na próxima sessão:

- Requerimento solicitando a conclusão do processo de regularização da zona urbana, definindo os limites urbanos do município, para que os proprietários possam fazer escritura pública dos seus imóveis urbanos;

- Indicação para construção de uma praça na comunidade de Arenosa;

- Solicitei verbalmente que o presidente agendasse audiência pública com a Secretária de Saúde em cumprimento ao requerimento de autoria do meu mandato que foi aprovado no final do último período e ficou para esse período.

Mensagem do Dia

Há três coisas que nunca voltam atrás: a flecha lançada, a palavra pronunciada e a oportunidade perdida. Provérbio Chinês

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Zelito Coringa: DE VOLTA AO CHÃO NATURAL

Depois de ter realizado uma série de shows, oficinas, gravações, parcerias, e está a quase 06 meses na estrada mostrando sua arte, de ter tocado no Tom Jazz em São Paulo, ocasião do lançamento do CD – Bendita Companhia, da temporada no Rio com o Pessoal do Tarará, das apresentações no Sesc, Casarão Nós do Morro-Rio, Espaço Carijó de Artes – Florianópolis-SC, entrevistas em programas de TV”s e Rádio, além de matérias em Jornais e blogs, está de volta pra casa. O carnaubense que vence mais um desafio em sua primeira investida no sul e sudeste – O trabalho de mostrar o diferente para um público diferente e ser aceito O músico retorna ao seu chão natural com um pouco mais munido de bagagem cultural e a certeza que plantou sementes preciosas. Com apoio exclusivo da empresa - Central Vale Agro– que tem como filosofia a Agricultura de Resultados, e que presta também a sua contribuição à cultura brasileira apoiando o translado de artistas que trazem na bagagem as raízes do campo. Assim pensa Luiz Theodoro empresário mineiro e apreciador da música do poeta carnaubaense. Zelito chegará amanhã à Natal-RN, ficará por um período de 03 meses cumprindo uma agenda de apresentações e realização de projetos culturais pelo interior do Estado. Postado por O Varzeano

BLOG: Mago seja bem vindo, nossa terra lhe aguarda!

Areia Branca, Porto do Mangue e Mossoró vão produzir energia eólica

Dois parques de energia eólica construído em Areia Branca definirão a mudança do RN de estado importador para exportador de energia. Os representantes do Grupo Martifer, responsável pela instalação dos parques foram recebidos ontem pelo Vice Governador Iberê Ferreira. As obras de implantação dos parques começam em Janeiro de 2011 e devem durar 10 meses. A expectativa do grupo é que mil empregos sejam gerados na região de Areia Branca, Mossoró e Porto do Mangue. Segundo o secretario de energia do estado Jean Prates, a data limite para geração de energia do Parque é Julho de 2012. Esses investimentos giram em torno de 252 milhões de reais e irão gerar 50,4 Mega Watts de energia. Blog Costa Branca

Alto índice de raios ultravioleta

Os raios UV (ultravioleta) chegaram à condição extrema de radiação na manhã desta terça-feira às 10h, em Brasília, Aracaju, Belém, Belo Horizonte, Boa Vista, Fortaleza, João Pessoa, Macapá, Maceió, Natal, Palmas e Recife, com índice 14, seguidos por Rio de Janeiro e Vitória, com 13, e Porto Alegre, que tinham índice 11, considerado extremo.

Segundo a Somar Meteorologia, a elevação do índice acontece devido a fatores como a estação do ano e a pouca nebulosidade, que causam a elevação do nível de raios solares que chegam à superfície da Terra. Além disso, ele aponta que essa é uma condição que se repetiu algumas vezes nas últimas semanas. Índices de 1 a 2 são considerados baixos; de três a cinco são apontados como moderados; seis e sete são altos; já entre oito e dez são considerados muito alto; enquanto os superiores a dez são apontados como extremos.

O alto índice registrado de raios UV aumenta o risco de câncer de pele, devemos tomar alguns cuidados como: usar protetor solar e roupas com cores claras, que refletem a radiação diminuindo o contato dela com a pele. Em casos de aparecimento de mancha na pele durante um tempo prolongado, a pessoa deve procurar um dermatologista.

TSE pode aumentar número de deputados

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) discute hoje a minuta de resolução sobre o número de vagas de deputados federais na Câmara dos Deputados e de integrantes das Assembléias Legislativas nas Eleições 2010.

A Constituição Federal (artigo 45, parágrafo 1º) e a Lei Complementar 78/93 estabelecem que a quantidade de deputados federais, será proporcional à população dos estados e do Distrito Federal. A minuta foi elaborada com base na estimativa populacional do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), atualizada em 1º de julho de 2009.

A população do Rio Grande do Norte aumentou, por isso poderá ganhar mais um assento na Câmara Federal, passando de oito para nove deputados federais e a Assembléia Legislativa de 24 vagas para 27 deputados estaduais.

Ginásio de Esportes de Assú será inaugurado

Finalmente a governadora Wilma de Faria anunciou a data da inauguração do Ginásio de Esportes de Assú que será no sábado, dia 6 de março. A população aguarda a muito anos a conclusão dessa praça de esportes, que será muito bem recebida pelos desportistas assuenses.

Reunião da Femurn

A Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (FEMURN) reúne os prefeitos do Rio Grande do Norte, terça-feira 02.03, para discutir a seguinte pauta: Interiorização do Samu e formação de Consórcios municipais - MS/SESAP/RN e municípios do RN; Providências e regras a serem obedecidas no pagamento de precatórios, conforme a Emenda Constitucional EC 62/2009; Recuperação de receitas do ISS; Programa Minha Casa Minha Vida; Pré-Sal e os municípios e Encontro da Confederação Nacional dos Municípios (CNM).

Lassy

Fiquei muito triste hoje pela manhã, pois perdi Lassy, que eu e Vicente Neto cuidavamos a quase dez anos. Infelizmente tudo passa, mas diante da perda de uma vida, mesmo que seja de um animal, nos sensibilizamos e nos questionamos sobre as nossas fragilidades.

Mensagem do Dia


Agradeça a Deus a bênção da vida, pela manhã.

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Monitoramento dos projetos apoiados pelo Amigo de Valor

Estamos em Maceió participando do monitoramento dos projetos sociais apoiados pelo Programa Amigo de Valor dos funcionários do Banco Real e Santander, que doa recursos do IR para o Fundo da Infância e Adolescência financiar projetos que atenda ciranças e adolescentes que se encontram com seus direitos violados. Durante o ano são realizadas três oficinas de monitoramento e avaliação, em 2008 2 2009 aconteceram na cidade de Fortaleza, esse ano em Maceió.

No Rio Grande do Norte apenas dois municípios, Carnaubais e Porto do Mangue, tem projetos apoiados pelo "Amigo de Valor", Projeto Cidadão Aprendiz e Projeto Quebrando o Silêncio respectivamente. As equipes dos municípios são compostas pelo gestor municipal da assistência social, presidente do COMDICA, coordenador do projeto e técnico responsável.
Equipe de Porto do Mangue com o pessoal do Amigo de Valor. Preeito Titico, Secretária Clarinha e Coordenadora Frankleide









Carnaubais: Secretário Junior, Pres. COMDICA Maria Araújo e Psicólogo Daniel

Mensagem do Dia

Cada um de nós tende a ser condescendente consigo mesmo. Olhamos para nós mesmos com benevolência. Se alguma coisa e ruim acontece conosco, sempre temos a propensão de atribuir a culpa aos outros. Nós nos recusamos a penetrar em nosso interior. Dalai Lama