sábado, 20 de junho de 2009

A MAIOR CENTRAL DE ABASTECIMENTO DO BRASIL (CEAGESP) COMEMORA OS SEUS 40 ANOS


O Carnaubaense Robsom Coringa, fala sobre os 40 anos da Ceagesp

Nos dicionários, oportunidade é definida como circunstância favorável para a realização de algo; é um ensejo. Já oportunismo, entre outras coisas, significa comportamento de quem subordina seus princípios a interesses momentâneos. Já fui definida como uma companhia de oportunidades. Continuo sendo. Ainda há muito por fazer. Por exemplo, necessito de recapeamento, postos de atendimento de saúde, saneamento básico, bibliotecas, incentivo à cultura, desenvolvimento tecnológico e educação de qualidade na área de abastecimento. Continuo um solo fértil para iniciativas empresariais, com demandas latentes à espera de quem as satisfaça. Entendo, a conjuntura é difícil, mas me impede de dizer que sou uma empresa economicamente viável e posso ser até estável, com população crescente e cuja distribuição de serviços oferecidos podem ser melhorados -fatores que incentivam as atividades produtivas. Convém lembrar, porém, que empresas competentes são aquelas que tiram partido das oportunidades de forma sustentável, pautando suas ações por uma visão de longo prazo. Iniciativas que visam o ganho fácil e imediato costumam ser efêmeras. Estou disponível para oportunidades que devem ser aproveitadas quando claramente se encaixam no foco de minha atuação. Alerto aos que me dirigem, aplicar dinheiro em pechinchas sem conexão com a atividade-fim pode ser uma temeridade, por maior que pareça o retorno prometido. Operações deste tipo só fazem sentido se resultarem em maior capacidade produtiva, ganhos de sinergia e melhores bens e serviços para os consumidores. Alerto ainda, que posso criar riquezas novas, não apenas reciclar a antiga, porque a atividade econômica precisa agregar valor à coletividade para legitimar-se socialmente.

Aproveitar oportunidades é uma coisa; outra, bem diversa, é agir de maneira oportunista. Lembro a esta Direção que organizações sérias optam pela primeira e evitam cuidadosamente a segunda. Lembro ainda, que bons negócios pedem intuição para serem percebidos e criatividade para serem cultivados. Vejam bem os senhores que dizem cuidar de mim, as companhias que usam bem as chances que surgem encaram desafios com bravura e têm ousadia para atuar em escala não apenas local, mas mundial. São essas as características das jovens multinacionais brasileiras que hoje operam com êxito em todo o planeta.

O bom dirigente é aquele que sabe usar a força das circunstâncias e que, além de não deixar escapar as oportunidades com que depara, também as cria. Não contempla o mundo, transforma-o. Cheguei aos 40 anos com o trabalho dos permissionários, com o esforço daqueles que são a parte essencial, daqueles que, se não existissem, não haveria comemoração dos esperados 40 anos.

E agora? Será que vou ter que passar mais quatro décadas para receber todos os cuidados necessários? Será que precisarei de tanto tempo assim para que percebam que eu preciso ser revitalizada e de mais vitalidade, força e vigor? Que preciso de gestores que me façam recuperar o grau de atividade e eficiência, que me deem um impulso ou estimulo de tornar-me novamente vívida. Nesses 40 anos adquiri muitas responsabilidades, abasteço 60% da cidade de São Paulo. Juntamente com os permissionários busco, todos os dias, produtos de 1476 municípios em diferentes estados e, em cada época, numa região diferente, para garantir o abatecimento brasileiro. Influencio em outros países, sou a terceira maior central de abastecimento do mundo. Será que nem por respeito a esses méritos, vão procurar melhorias para que meu nome seja pronunciado e traduzido como “Ordem e Progresso”?
José Robson Coringa Bezerra - Diretor Presidente - SINCAESP
Sindicato dos Permissionários em Centrais de Abastecimento de Alimentos do Estado de São Paulo

quinta-feira, 18 de junho de 2009

FESTA DE SÃO JOÃO BATISTA

Almoço de São João Batista
Domingo - 21.06.2009 - 12h00
Praça São João Batista
EXCELENTE PROGRAMA PARA O DOMINGO.
ESTAREMOS PRESTIGIANDO!

SESSÃO DA CÂMARA

Após uma semana sem sessão, devido o feriado da quinta-feira, logo mais à noite haverá sessão e com certeza muito polêmica.

EDUCAÇÃO

Estava na pauta a presença da Secretária Municipal de Educação, a vereadora licenciada Giany Mara Wanderley, que mais uma vez adiou, justificando que tem compromisso em Natal. Inclusive seria uma oportunidade para a Secretária explicar as péssimas condições do transportes escolar, a evasão escolar na EJA e outros assuntos inerentes a transparência da pasta que gerencia.

SAÚDE

Após a denuncia do vereador José Pedro de Moura, sobre as condições de higiene do Hospital Maternidade Santa Luzia, os vereadores da situação marcaram para hoje a visita no Hospital, avisando com antecedência a Secretária de Saúde, para não se surpreenderem, com certeza na sessão estarão afiados desmentindo o colega Zé de Pedro. A oposição não precisa marcar para visitar o Hospital, pois devemos ir naturalmente como qualquer cidadão que precisa do serviço. Toda semana eu visito o Hospital, inclusive á noite, depende das informações que recebo, confiro e tenho levado para o Plenário, infelizmente não temos respostas.

REQUERIMENTOS SEM RESPOSTAS

Estarei mais uma vez cobrando as informações solicitadas ao Executivo, através de requerimentos aprovados pelos pares:

- Relação dos servidores do município, prestadores de serviços e valores dos salários;
- Relação dos médicos do PSF e calendário de atendimento nas comunidades;
- Situação do plantio dos Cuandus na Avenida Francisco Jorge;
- Relação dos desabrigados e locais de alojamentos.

Todos estão sem resposta!

Compareça nessa quinta-feira às 19h30 na Cãmara Municipal para a Sessão.

Assista todo sábado às 11h30 "A Hora do legislativo", pela 104,90.

quarta-feira, 17 de junho de 2009

PEC DOS VEREADORES

O Plenário do Senado aprovou em primeiro turno, por 62 votos a 4, o texto base da Proposta de Emenda à Constituição 47/2008, que altera os limites de gastos das câmaras de vereadores.

Conhecida como PEC Paralela dos Vereadores, inicia o caminho para ser promulgado o projeto que aumenta o número de vereadores nas Câmaras Municipais.

Em percentuais, sem dependência de fatores econômicos, a PEC estabelece, limites máximos de gastos entre 2% e 7%. Atualmente, o percentual varia entre 2% e 8%. Também ficam estabelecidas faixas percentuais de despesas às câmaras municipais, observando-se a população do município e tendo como base a arrecadação total no ano anterior.

DIPLOMA UNIVERSITÁRIO NÃO É MAIS NECESSÁRIO PARA O EXERCÍCIO DA PROFISSÃO DE JORNALISTA

O presidente da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) Sérgio Murillo, considerou um “prejuízo imenso e histórico” para a categoria a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF). O Ministério do Trabalho não pode mais exigir o diploma para conceder registro de jornalista a qualquer cidadão.

“Aparentemente, não precisa de nenhum critério. Inclusive pessoas sem formação escolar, analfabetas, podem obter o registro de jornalista. Não sei se o STF tomou pé do nível de rebaixamento em que coloca o jornalismo no Brasil neste momento”.

Murillo lamentou a argumentação usada pelo presidente do STF, ministro Gilmar Mendes, em seu voto: “O presidente do STF desrespeitou os jornalistas brasileiros, ao dizer que esta atividade tem a mesma dimensão da culinária e do corte e costura”. Ele foi o relator do recurso contra uma decisão do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, que tinha afirmado a necessidade do diploma, disse Murillo. “Não sei como orientar o posicionamento dos sindicatos”, mas ressalvou que, apesar do “golpe profundo”, a decisão do STF não foi uma “sentença de morte” para a organização profissional dos jornalistas.

É lamentável essa posição do STF, sem falar nos argumentos do Ministro Gilmar Mendes, que desrespeitou uma categoria profissional com formação acadêmica e vários anos de estudo.

Dirigentes da educação terão de fazer prova para manter cargo em SP

O governo do Estado de São Paulo vai submeter a uma espécie de "vestibular" todos os 91 dirigentes regionais de ensino e exonerar do cargo de confiança aqueles que não forem aprovados no teste. O mesmo valerá para diretores regionais de saúde e diretores de hospitais da rede estadual.

Pela proposta do governo, os cargos continuarão de confiança, mas só poderão exercer a função os servidores que passarem na prova e obtiver um certificado, válido por três anos.

O processo prevê até três etapas. A primeira prova para os servidores da Educação será aplicada pela FGV (Fundação Getulio Vargas) entre 13 de julho e 7 de agosto pela internet, em centros de testes da instituição. Serão 40 questões de múltipla escolha referentes a temas de gestão pedagógica, gestão de demanda escolar e gestão dos processos administrativos inerentes ao cargo.

Quem não for aprovado no teste passará por um curso de aperfeiçoamento na Fundap (Fundação do Desenvolvimento Administrativo). Depois, o dirigente regional de ensino poderá fazer uma nova prova.

Segundo Beraldo, a certificação para funcionários de confiança será ampliada para todas as secretarias do governo para as quais se aplicar o projeto, mas o processo não deve atingir assessores do primeiro escalão do governo. Segundo a Secretaria da Gestão Pública, o Estado mantém 338.989 servidores na administração direta, dos quais 6.638 em cargos de confiança. Folha de São Paulo

PASTORAL DA CRIANÇA FAZ CAMPANHA PARA REDUZIR “MORTE SÚBITA”

"De barriga para cima“. Maneira correta de deitar a criança até completar um ano de vida para reduzir os riscos da morte súbita. A informação faz parte de uma nota de esclarecimento da Assessoria de Imprensa da Pastoral da Criança, em nível nacional e está fundamentada em dados de pesquisadores do Centro de Pesquisas Epidemiológicas da Universidade Federal de Pelotas-RS e campanhas recentes divulgadas nos Estados Unidos e na Inglaterra.

Segundo informações, contidas em um material impresso divulgado pela coordenação nacional da Pastoral, morte súbida "é o nome que se dá para a morte de bebês menores de um ano, que morrem de forma inesperada e sem explicação, durante o sono". A pesquisa realizada na cidade de Pelotas (RS) constata dez casos de morte súbita na infância, do total de 66 mortes, registradas entre os 4.248 nascidos vivos, no ano de 2006. Blog da Diocese de Mossoró

DO BLOG: Em Carnaubais a Pastoral da Criança é coordenada pelo casal Iran e Luzia e tem prestado um relevante serviço a nosso município, através da Paróquia de Santa Luzia de Carnaubais.

CURSO DE FORMAÇÃO POLÍTICA

O Projeto de Ensino à Distância - EAD da Fundação Ulisses Guimarães e o Diretório Nacional do PMDB está oferecendo vários cursos para seus filiados. O curso será ministrado a distãncia, nos municípios, através de recursos tecnológicos e pedagógicos. Como Presidente do Diretório Municipal do PMDB de Carnaubais, fiz o cadastro no site do EAD, estou aguardando para iniciar a primeira turma do Curso de Formação Política nos próximos dias.

terça-feira, 16 de junho de 2009

CONGRESSO DO PMDB

Na segunda-feira, participei em Natal do Congresso do PMDB, juntamente com Lúcia Helena, Zé Carlos, Paulo Roberto, Alzenir, Manoel e Claudinho. Foi um momento para articulação das bases do Estado e para conhcer o programa de cursos que serão oferecidos pelo Projeto de Ensino à Distância - EAD da Fundação Ulisses Guimarães. A palestra sobre o EAD foi proferida pelo Presidente da FUG Deputado Federal Elizeu Padilha, Ministro dos Transportes do Governo FHC. Cursos oferecidos pelo EAD: Curso Básico de Formação Política; Curso preparatório para Candidato e Curso para Gestores Municipais. Nos próximos dias detalharemos cada curso e como participar.

Durante a fala do Deputado Henrique Alves, ele reafirma que a prioridade do PMBD do RN é a reeleição do Senador Garibaldi.

domingo, 14 de junho de 2009

Congresso Estadual do PMDB-RN

O diretório regional do PMDB e a Fundação Ulysses Guimarães do Rio Grande do Norte (FUG-RN) promovem Congresso Estadual na próxima segunda-feira (15). No evento, autoridades locais e nacionais vão debater o plano de governo do partido que deverá nortear as eleições de 2010. Serão lançados também os primeiros cursos de Ensino à Distância da Fundação no estado: o de Formação Política e o de Gestão Municipal. A expectativa é de que o encontro reúna 500 pessoas.

Na avaliação do presidente nacional da Fundação Ulysses Guimarães, deputado Eliseu Padilha (RS), os cursos irão contribuir para a ampliação da já aguerrida militância potiguar. “O programa de Ensino à Distância terá um papel importantíssimo para elevar ainda mais o nível de participação dos peemedebistas estaduais”, destacou.

De acordo com o presidente da FUG no estado, Gleire Belchior, além da divulgação dos cursos, o evento servirá como oportunidade para que o PMDB possa discutir as perguntas presentes no questionário que embasará os planos de governo do partido para as esferas estadual e federal. Gleire destacou que o questionário deverá ser respondido por todos os 167 diretórios municipais do Rio Grande do Norte.

Local: Imirá Plaza Hotel
Av. Senador Dinarte Mariz, 4077 (Via Costeira) - NATAL
Horário: 8h às 13h.

Participação:
Deputado Michel Temer Presidente da Câmara e da Fundação Ulysses Guimarães
Deputado Eliseu Padilha Presidente do Diretório Estadual do PMDB e líder da legenda na Câmara
Deputado Henrique Eduardo Alves