sábado, 19 de setembro de 2009

Sonho realizado: Meu Pai é cidadão carnaubaense

A entrega de Título de Cidadão era um momento muito esperado por mim, pois tinha um compromisso comigo mesmo, de recomendar o nome de Vicente Mendes da Silva, meu pai, para ser cidadão de Carnaubais. Papai é natural do Itajá (antigo Saco), mas reside em Carnaubais, a mais de 50 anos, na comunidade de Arenosa, mas passou a votar pela primeira vez em 2004, quando fui candidato a vereador, fui eleito com o apoio e trabalho dele, que muito contribuiu. Pessoa muito estimado por todos que lhe conhece, simples, natural, prestativo e trabalhador. Como na gestão passada não houve a entrega de título de cidadão, fui reeleito e hoje vivencio esse momento impar na minha vida, entregar o Título de Cidadão Carnaubaense a Vicente Mendes da Silva.

Minhas Outras Indicações

Deputada Larissa Rosado, afinidade política por Carnaubais, com vários Projetos aprovados na Assembléia Legislativa em benefício de Carnaubais.


Padre Francinaldo Macário, meu amigo, pessoa exemplar, responsável pelo serviço que a Igreja Católica presta ao nosso município e a Porto do Mangue. Carnaubais se orgulha de tê-lo adotado como filho.


Francisco Fernandes, ou Sr. Chico de Nair, grande amigo, adotou a nossa cidade para investir no comércio, grande empreendedor que possui muito respeito dos carnaubaenses. É uma honra tê-lo como irmão e conterrâneo.

Justa Homenagem

Faço referência as indicações da vereadora Norma Siqueira de Melo, o Contador César Cavalcante Dantas Matos e o Advogado Dr. Ivonaldo. Todos dois tem relevante serviço prestado aos cidadãos de Carnaubais, inclusive de forma voluntária. Muito justa a homenagem.

Indicações do Vereador Zé de Pedro











Comerciante Josafá; Tabeliã Lenira Fontes; Professora Nair Luiza e deputada Sandra Rosado.

Entrega de Títulos de Cidadão de Carnaubais




Instalação da Sessão Solene para entrega de Títulos de Cidadão Carnaubaense

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Mensagem do Dia

Entreguemos todas nossas preocupações ao Senhor!
Luzia Santiago
- Canção Nova -

Entrega de Títulos de Cidadão de Carnaubais

Será hoje as 19h30 na Quadra do Projeto CUANDU, a entrega dos Títulos de Cidadão Carnaubaense 2009 . Cada Vereador indicou quatro personalidades, no meu caso apresentei os seguintes cidadãos e cidadã:

1º Vicente Mendes da Silva - Meu Pai que é natural do Itajá, mas reside em Carnaubais a mais de 50 anos;

2º Francisco Fernandes de Moura - Chico de Nair que reside em Carnaubais, onde é comerciante a mais de 20 anos;

3º Deputada Larissa Rosado - Deputada Estadual com serviço prestado ao município de Carnaubais.

4º Padre Francinaldo Macário - Pároco da Paróquia de Santa Luzia de Carnaubais;

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Prefeituras de portas fechadas

Tenho acompanhado em alguns noticiários que alguns Prefeitos fecharam ou pretendem fechar as portas das prefeituras que administram, vê se pode uma coisa dessas, o Prefeito que toma essa iniciativa esta recebendo o seu certificado de INCOMPETÊNCIA.

Quem acompanha os noticiários tem conhecimento da crise econômica que assola o mundo e que se agravou no ano passado. Parece que os prefeitos que querem fechar as prefeituras, não estavam em terra firme quando resolveram suas candidaturas ou estão nas nuvens encantados com o poder, sem conseguir enfrentar as adversidades administrativas.

Administração pública é um desafio permanente, e a crise econômica serve como baliza, para se buscar as atitudes que dêem respostas positivas a coletividade, mesmo sendo necessário cortar a própria carne em nome do bom andamento administrativo.

Parece que o alarde está acontecendo no momento em que os indicadores mostram que a economia está reagindo e começando a superar a crise.

Administração Pública é coisa seria.
Parar é o fim!

Prefeito de Porto do Mangue busca soluções

O Prefeito de Porto do Mangue Francisco Gomes Batista, viabilizou aproximadamente cinco milhões com o Goveno Federal e com o Goveno do Estado, para obras estruturantes do Cais e da RN 404, que liga Porto do Mangue a Carnaubais.

O Prefeito de Porto do Mangue tem sido incansável na busca de soluções para o seu município, dando uma demonstração verdadeira de quem busca caminhos e encontra soluções para seus munícipes.

I Encontro de Blogueiros

Estarei participando do I Encontro de Blogueiros do Rio Grande do Norte, dia 26 de setembro de 2009, em Lages. Momento importante para quem utiliza o blog como meio de informação, espero que o encontro seja um sucesso e que o momento realmete seja para reciclagem.

Eleições 2010: Principais pontos da reforma eleitoral aprovada pelo Senado nesta terça-feira

O Senado concluiu nesta terça-feira (15) a votação da reforma eleitoral com a análise dos pontos polêmicos da proposta.Como os senadores fizeram mudanças, o texto volta para uma nova votação na Câmara. Veja os principais pontos da reforma eleitoral aprovada pelo Senado.

Campanha na internet

Como é: Uma resolução editada pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) permite campanha eleitoral na internet apenas nos sites oficiais dos candidatos ou partidos.

Como fica: O Senado aprovou a reforma eleitoral sem restrições à internet no período de campanhas eleitorais. Os parlamentares aprovaram emenda que libera a atuação de sites jornalísticos, blogs e sites de relacionamentos durante as campanhas. A emenda manteve apenas a proibição do anonimato aos jornalistas e a garantia de direito de resposta aos candidatos que se sentirem ofendidos. Os sites também terão que seguir as regras impostas às rádios e TVs se quiserem realizar debates entre candidatos. Pela lei, os responsáveis pelos debates devem convidar pelo menos dois terços dos candidatos, desde que sejam filiados a partidos com mais de dez parlamentares eleitos para o Congresso Nacional.

Propaganda política na internet

Como é: Os sites oficiais dos candidatos ou partidos têm que sair do ar 48 horas antes da disputa e só podem ser reativados 24 horas depois do pleito.

Como fica: Os senadores tiraram da reforma o artigo que proibia a veiculação de propaganda política na internet desde 48 horas antes do pleito até 24 horas depois da eleição. Pelo texto aprovado no Senado, os candidatos podem fazer propaganda em seus sites oficiais, ou dos partidos, mesmo no dia da eleição.

Cassação de mandatos

Como é: Não existe lei. O TSE fixou um entendimento de que quando um político eleito em primeiro turno for cassado, o Estado ou município deve realizar uma nova eleição direta. Nos casos em que a disputa foi decidida em segundo turno, geralmente, o segundo colocado assume o mandato. No entanto, se a perda do mandato for determinada após o político ter cumprindo dois anos de mandato, o novo ocupante deve ser indicado pela Assembleia Legislativa local. Quando o político cassado não teve mais da metade dos votos [geralmente em caso de segundo turno], se anula os votos do cassado e se faz um cálculo dos votos válidos. Se o segundo colocado obtiver mais da metade dos votos, ele assume.

Como fica: O Senado mudou as regras de escolha dos substitutos de prefeitos, governadores e presidente da República cassados por crimes eleitorais. Ficou definido que serão realizas eleições diretas para a escolha do substituto dos titulares em caso de vacância - em qualquer que seja o período da cassação.

Doação oculta

Como é: A lei eleitoral em vigor estabelece 12 restrições para doações diretas aos candidatos, o que acabou instituindo a doação oculta. Para burlar as regras, entidades como concessionárias, sindicatos, entidades beneficentes e religiosas, ONGs, por exemplo, que recebam recursos públicos e empresas esportivas que recebam financiamento público acabam fazendo doações para partidos, que passam os recursos para os candidatos.

Como fica: Os parlamentares oficializaram a chamada doação oculta permitindo que pessoas físicas e jurídicas, como igreja, agremiações esportivas e ONGs façam repasses de forma ilimitada a partidos políticos para que as siglas encaminhem os recursos para os candidatos. Os senadores rejeitaram emenda do senador Eduardo Suplicy (PT-SP) que obrigava aos partidos detalhar todas as doações de campanha antes da disputa.

Voto impresso

Como é: A votação é feita apenas em urnas eletrônicas e, em caso de defeito do equipamento, a Justiça Eleitoral utiliza cédula de papel. O texto do Senado prevê o armazenamento dos dados registrados nas urnas em meio eletrônico para assegurar a idoneidade do pleito.

Como fica: O Senado rejeitou a proposta da Câmara de que, a partir das eleições de 2014, 2% das urnas deveriam ter um dispositivo para permitir a impressão do voto e garantir uma futura auditoria da Justiça Eleitoral.

Anúncios na internet

Como é: Atualmente, os candidatos são proibidos de publicar anúncios pagos na internet.

Como fica: Os candidatos à Presidência da República poderão publicar até 24 anúncios pagos em sites jornalísticos durante a campanha eleitoral, com limite máximo de ocupação de um oitavo da página.

Debates em rádio, TV e internet

Como é: A As emissoras são obrigadas a convidar todos os candidatos filiados a partidos que têm representação na Câmara dos Deputados para participarem dos debates.

Como fica: O texto aprovado pelo Senado permite às emissoras de rádio e TV convidar apenas dois terços dos candidatos para a participação nos debates. Também devem ser convidados candidatos filiados a partidos que têm pelo menos dez representantes no Congresso.

Ficha limpa

Como é: Não há restrições para o registro de candidatos que respondem a processos na Justiça em casos nos quais não houve sentença definitiva.Como fica: Os senadores aprovaram emenda que autoriza apenas políticos com "reputação ilibada e idoneidade moral" disputarem cargos eletivos. Caberá ao juiz estadual, segundo o projeto, definir aqueles que poderão entrar na disputa.PesquisasComo é: Não há regra definida para os institutos de pesquisa. Cada um tem a liberdade de fixar critérios para a realização das sondagens eleitorais.Como fica: O projeto da reforma eleitoral obriga os institutos de pesquisa a seguir critérios definidos pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nas pesquisas eleitorais --como escolaridade, idade, sexo e nível econômico.DoaçõesComo é: Pela regra em vigor, as doações podem ser feitas por meio de depósitos identificados ou transferência eletrônica.

Como fica: O Senado autorizou a doação para campanhas eleitorais via internet, telefone, cartão de crédito, por meio de boleto bancário ou de cobrança na conta telefônica.

Fonte: Folha Online

Mensagem do Dia

"Construamos a nossa vida sobre a rocha"

Luzia Santiago
- Canção Nova -

terça-feira, 15 de setembro de 2009

Agradecimento

Pe Francinaldo enviou o seguinte comentário ao blog:

"QUERO AGRADECER À CAMARA MUNICIPAL DE CARNAUBAIS POR OUTORGAR ESTE TÍTULO E PUBLICAMENTE AGRADECER ANTECIPADAMENTE TAMANHO RECONHECIMENTO DE VOSSA EXCELENCIA, MEU AMIGO!"

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Mais um dia "Sem Aula" na Rede Municipal de Ensino

Será que a culpa é da gestão passada? Infelizmente a Secretária de Educação do Município de Carnaubais está comprometendo o ano letivo, paralizando as atividades de forma indevida, talvez seja pela coincidência da falta dos recursos para merenda.

No mês de agosto e início de setembro: tivemos a semana do estudante, sem aula, com atividades injustificáveis, até mesmo para alunos do ensino fundamental, que nos procuraram para denunciar. Por motivo do óbito de um Servidor do município, mais dois dias sem aula. Nessa última semana não houve aula na quinta-feira por ser o dia da abertura da semana de comemorações da Emancipação Política do Município; sexta-feira não houve aula devido ser o dia seguinte a abertura da festa; segunda-feira (hoje), não haverá aula devido o "Carnafolia" que aconteceu sábado e domingo. Como sexta-feira (18.09) é feriado, dia do aniversário da cidade, resta saber se na quinta-feira que acontecerá vários eventos sociais, inclusive a festa oficial das comemorações, não haverá aula.

Portanto, o calendário escolar que naturalmente já é atropelado com o excesso de feriados, ponto facultativo, luto oficial e outras denominações para economizar energia, combustível e inclusive "merenda escolar", imagine quando concluir o ano, visto que contar como dia letivo é uma coisa, agora o professor dar aula é completamente diferente.