sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Estratégia e deslumbramento - Blog Tio Colorau

Erasmo Firmino, conhecido como Tio Colorau, no seu blog diferençiou os estrategistas dos deslumbrados na política, peço permissão para fazer um adendo ao texto.

Para ele estrategistas são aqueles que conseguiram formar sua liderança ao longo do tempo, com decisões acertadas diante de situações difíceis. E exemplificou que em Mossoró, um dos maiores estrategistas é o ex-deputado estadual Carlos Augusto, esposo da Senadora Rosalba Ciarline, que provou saber quais e quando as decisões devem ser tomadas. Um homem frio, de poucas palavras, mas imensamente respeitado. Ele ganhou, entre os mossoroenses, o difícil status de inquestionável em suas decisões e opiniões.

Os deslumbrados, são aqueles que conseguiram o status de líderes, mas não por mérito, e sim por oportunidade. O poder costuma subir à cabeça destas pessoas e por alguns instantes elas pensam que podem tudo, que sabem tudo. Sentem-se respeitadas, mas não sabem que aquele respeito nasce do medo, jamais da admiração. Na sua visão os deslumbrados agem por instinto, muitas vezes no calor de uma situação, o que é extremamente equivocado. O estrategista, por outro lado, costuma pensar bastante antes de tomar qualquer decisão. Ouve pessoas, analisa quadros e possibilidades, repercussão etc.

ADENDO: Voltando a nossa região o exemplo das figuras políticas identificadas no texto, se apresentam em todos os níveis da política (local, regional e nacional), os deslumbrados esquecem que passam pelo Poder, que não é eterno, que permanece esperando por outros que também deverão passar de forma estratégica ou deslumbrada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário