quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Prefeito Luizinho: Estilo POPULISTA de governar

Segundo o sociólogo Max Weber, a política populista caracteriza-se pela combinação de plebeísmo, autoritarismo e dominação carismática.

Para ser eleito e governar, o líder populista procura estabelecer um vínculo emocional (e não racional) com o “povo”, utilizando métodos ou aliciamento das pessoas, como forma de angariar votos e prestígio (legitimidade para si) através da simpatia daquelas que passam a depender da vontade despótica do “líder carismático”, para que toda ação política seja referida à pessoa dele, que se coloca idealmente acima dos cidadãos.

No governo, explora as carências dos menos organizados, com os quais estabelecem uma relação empática, baseada no estilo do empreendedorismo, do dinamismo, do arrojo e do self-made man (alguém que conseguiu tudo o que tem sozinho, trabalhando duro e sem cansar; um homem que "se fez sozinho" ou "fez o próprio caminho, a própria vida, sozinho"), bem como na defesa de políticas autoritárias justificadas pela defesa da "moral e dos bons costumes" ou da "lei e da ordem".


Luizinho com sua forma populista lembra o Presidente Getúlio Vargas que subiu ao poder através de golpe do Estado nos anos 30. Apelidado de "pai dos pobres", sua popularidade entre as massas é atribuída à sua liderança carismática. Entretanto, alguns alegam que suas medidas apenas minaram o poder dos sindicatos e de seus líderes, tornando-os dependentes do Estado e sendo usados pelos políticos por muito tempo para ganharem voto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário