quarta-feira, 10 de junho de 2009

Governo do RN lança programa para tratamento de lixo

No Rio Grande do Norte, o destino final dos resíduos sólidos urbanos, conjunto dos produtos não aproveitados das atividades humanas, em mais de 92% dos municípios ocorre em lixões a céu aberto. Com base neste dado da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos recursos Hídricos (Semarh), o Governo do Estado lança nesta terça-feira (09), o Programa Estadual de Resíduos Sólidos, realizado em parceria com o Ministério do Meio Ambiente.

Na ocasião, será assinado o convênio com 65 municípios do Estado – 25 municípios da região do Seridó, outros 40 do Alto Oeste e, – novamente, nenhum do Vale do Açu – para dar início às ações do Plano, que inclui construção de aterros sanitários e criação de consórcios intermunicipais.

O Programa visa realizar um diagnóstico da situação do Rio Grande do Norte sobre o destino final dos resíduos sólidos, o lixo, elaborar um plano de regionalização da gestão dos resíduos e por fim, implantar os consórcios públicos nos municípios, que irão permitir a implantação dos aterros sanitários. A primeira fase do plano deverá ser iniciada em aproximadamente 30 dias. BLOG DO Alderi Dantas

NOTA DO BLOG: Muito interessante o "Consórcio dos Prefeitos do Vale", mas parece que não tem respaldo dos outros entes federados, o Governo do Estado lançou esse programa e não inseriu o Vale do Assú. Se não estou enganado, foi divulgado na mídia que um dos objetivos desse tal "Consórcio G8", será resolver o problema dos resíduos sólidos da região, mas os Prefeitos do Vale esqueceram-se de discutirem com o Governo do Estado, visto que seriam contemplados com o Programa logo na primeira fase, devido à "organização da região". O Prefeito Luizinho (PSB) e sua bancada de Vereadores estiveram terça-feira em audiência com a Governadora Wilma e a Deputada Márcia Maia, mas não levaram o problema do Lixão de Carnaubais, se preocuparam somente com os pleitos que já tinham sido solicitados e em questões pessoais. Talvez seja por isso que para o Governo do Estado, Carnaubais deve ser modelo em tratamento dos resíduos sólidos e está inclusive orientando os outros Gestores do G8.

Nenhum comentário:

Postar um comentário