sexta-feira, 12 de junho de 2009

12 DE JUNHO DIA DE COMBATE AO TRABALHO INFANTIL


Trabalho infantil gera lucro pra quem explora, pobreza pra quem é explorado, faz parte da cultura econômica brasileira e está diretamente ligado ao trabalho escravo. A quem incomoda a luta contra o trabalho infantil? Incomoda aos que se incomodam com a luta contra o trabalho degradante. O combate ao trabalho infantil incomoda a quem lucra com o trabalho infantil, a quem lucra com o trabalho escravo e a quem lucra com o trabalho degradante.

Porém, sempre é um trabalho extremamente pesado e quase sempre degradante que acaba com a saúde do trabalhador, deixando graves sequelas para sempre. O trabalho infantil é facilmente identificado nas zonas urbanas e zonas rurais, especialmente em serviços agrícolas, serviços domésticos e em catando lixos.

No Brasil, o trabalho infantil não é conseqüência da pobreza, mas sim instrumento financiador dela. Empregar crianças significa lucro fácil. A exploração infantil gera o desemprego dos pais, crianças doentes, prejudicadas na sua capacidade intelectual e no seu direito à educação, lesadas no seu direito ao lazer, ao carinho, à alegria, sem infância. Infelizmente conta com a conivência dos pais, como também de alguns agentes públicos que aliciam menores para o trabalho e em troca paga ¼ do salário mínimo. As famílias ainda agradecem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário