quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Luta em defesa das escolas estaduais em Carnaubais: Audiência com a Secretária Betânia Ramalho

Após o movimento realizado sexta-feira, pelo alunos e professores das escolas estaduais em Carnaubais, Alcides Wanderley (ensino médio) e Professora Adalgisa Emídia da Costa (fundamental), solicitei ao Deputado George Soares que agendasse uma audiência com a secretária de educação do estado Professora Betânia Ramalho, para que nós (oposição de Carnaubais), que fomos responsabilizados pelo secretário de educação do município Nicolau Cavalcante pela falta de professores nas escolas, conhecesse de perto as versões dos responsáveis e prejudicados.

Participaram da reunião os quatro vereadores da oposição: Wanderley Mendes e Manoel Neto (PMDB), Jussaly (PR) e Keide (PSD); Deputado George Soares; lideranças políticas da oposição: Dinarte Diniz (DEM), Alzenir Moura (PMDB) e Nilson Dias (PR); Diretores das Escolas: Frank Mare (Alcides Wanderley) e Nair Luzia (Adalgisa Emídia); Professora Josélia Coringa; Estudantes Freud Marx e Salete.

O Deputado George abriu a audiência apresentado todos e a pauta, em seguida solicitou que os diretores das escolas falassem dos problemas das escolas. 

A Secretária Betânia Ramalho fez uma avaliação da situação, pediu o quadro de servidores das escolas e analisou com a técnica da secretaria que já estava com uma planilha tirada no sistema da secretaria. Sendo constatado "conflitos" de informações, principalmente com relação aos professores que não estão em sala de aula, o que foi comprovado e testemunhado pelos estudantes, alguns professores que constavam na planilha do sistema da Secretaria Estadual não estão em sala de aula, alguns por afastamento para tratamento de saúde e outros que estão com pessoas substituindo, inclusive sem formação e habilitação para está em sala de aula.

No questionamento sobre os ônibus, a secretária reafirmou a informação do Deputado George Soares que estão aguardando a empresa entregar. Mas, os alunos denunciaram que os ônibus entregues a Prefeitura de Carnaubais não são disponibilizados quando as escolas do estado solicita, descumprindo o acordo firmado entre município x estado e o convênio para o município assumir o deslocamento dos estudantes das duas escolas.

Após o debate a Secretária autorizou os diretores, através da DIRED, contratar professores com licenciatura para concluir o ano, visto que o estado está providenciando uma seleção pública para professores temporários. Em seguida, definiu uma visita in loco, para hoje a tarde, na companhia dos técnicos da secretaria, para um contato com trabalhadores e alunos das duas escolas, na oportunidade o Deputado George Soares estará acompanhando a secretária o nosso município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário