domingo, 1 de setembro de 2013

Movimento em defesa das Escolas Estaduais de Carnaubais: Prefeito diz que a Escola Estadual Adalgisa "já era para ter fechado a muito tempo".

 Discurso em defesa das Escolas Estaduais Alcides Wanderley e Professora Adalgisa Emídia 
Caminhada com alunos, pais e trabalhadores das escolas estaduais no município


Participei juntamente com  os colegas vereadores Jussaly Medeiros, Keide Soares e o Professor Levanir Avelino da mobilização "de todos nós", que cobra Professores, condições de trabalho e em defesa da manutenção das escolas estaduais no nosso município.

A Escola Estadual Alcides Wanderley é a única escola de ensino médio no nosso município, infelizmente ao longo dos anos tem enfrentado muitas dificuldades, especialmente no quadro de Professores com habilitação para as disciplinas específicas, pois a prática sempre foi a de contratar bolsistas, a maioria somente com o ensino médio para lecionar essas disciplinas, sem capacidade técnica para realmente transmitir o conteúdo em conformidade com a grade curricular exigida. 

É preciso unir esforços para provocar uma audiência com a secretaria estadual de educação, e solicitar professores concursados para as escolas estaduais de Carnaubais, com habilitação para lecionar as disciplinas específicas. Se não for possível a convocação do último concurso (nos últimos dois anos o estado convocou 3.723 professores), aí sim que sejam contratados professores formados e habilitados para as disciplinas específicas. Não dá para está fazendo remendo na educação, pois é o futuro da nossa juventude que está em jogo, num momento em que o ensino superior e técnico está se expandindo e abrindo muitas oportunidades, mas eles precisam se preparem no ensino fundamental e médio.

A Escola Estadual Professora Adalgisa Emídia da Costa, do ensino fundamental II, também enfrenta dificuldades com o resumido quadro de professores e outros trabalhadores. 

O Prefeito Luizinho na sexta-feira no Programa da Líder FM disse que estava solidário a Escola Alcides Wanderley, mas com relação a Escola Adalgisa na opinião dele "era pra ter fechado" pois o ensino fundamental era de responsabilidade do município. 

Quem conhece a lei sabe disso, mas não só o RN, vários estados ainda não conseguiram municipalizar o ensino fundamental. Não é somente Carnaubais, vários municípios dispõe de escola estadual do ensino fundamental, pois a transição para a municipalização, é um processo que envolve vários setores, inclusive os servidores estaduais lotados no estabelecimento.

A preocupação do Prefeito Luizinho, é com o número de alunos matriculados na rede municipal, aumentando assim o dinheiro que o município recebe por aluno. Essa foi a última de Luizinho do PSB!

Nenhum comentário:

Postar um comentário