domingo, 23 de janeiro de 2011

Secretária adjunta apresenta plano do governo para a saúde

Na manhã desta quarta-feira (19) a secretária adjunta da Saúde, Ana Tânia Sampaio, participou da primeira reunião mensal do Conselho Estadual de Saúde (CES), que aconteceu no auditório da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap).

Ana Tânia, que também é conselheira do CES, apresentou o Plano do Governo para a saúde no Rio Grande do Norte. Primeiro, a secretária adjunta apontou os principais desafios a serem enfrentados pela Sesap, como recursos humanos insuficientes, fragilidade na atenção básica em saúde e a falta de monitoramento das ações realizadas nos municípios.

Em seguida, Ana Tânia fez a apresentação das propostas do governo para a saúde que incluem a organização das redes estaduais de atenção; regionalização da tecnologia de alta complexidade; investimento em recursos humanos, com valorização e capacitação dos servidores; além de promover uma gestão da saúde de forma participativa, com a defesa da regulamentação da Emenda Constitucional nº 29, que trata sobre o financiamento das ações e serviços públicos de saúde.

O plano segue todas as recomendações do Ministério da Saúde, baseado no Pacto pela Vida, instrumento criado pelo ministério em 2008 que elege 11 prioridades nacionais: Atenção à saúde do idoso; Controle do câncer de colo de útero e de mama; Redução da mortalidade infantil e materna; Fortalecimento da capacidade  de resposta às doenças emergentes e endemias, com ênfase na dengue, hanseníase, tuberculose, malária, influenza, hepatite, aids; Promoção da saúde; Fortalecimento da atenção básica; Saúde do trabalhador; Saúde mental; Fortalecimento da capacidade de resposta do sistema de saúde às pessoas com deficiência; Atenção integral às pessoas em situação ou risco de violência e Saúde do homem.

De acordo com a secretária adjunta, um dos principais objetivos do plano é dar condições para que todas as regiões do estado tenham autonomia para tomar decisões. "Pretendemos regionalizar a tecnologia de alta complexidade e fortalecer a rede de atenção às urgências e emergências. Além disso, é preciso reforçar o papel do estado como supervisor das ações de saúde nos hospitais regionais e nos municípios", frisou Ana Tânia.

Outro ponto importante do plano, segundo a secretária adjunta, é a palavra transparência. "Queremos dar satisfação das ações", disse Ana. Para isto, a Sesap irá apresentar, a cada três meses, um relatório de Gestão Estadual, tanto na Assembléia Legislativa como no Conselho Estadual de Saúde.

Ao final da apresentação, a secretária adjunta respondeu aos questionamentos dos conselheiros do CES e lembrou da importância do apoio do Conselho para a Sesap. O presidente do Conselho Nacional de Saúde, Francisco Batista Júnior, também estava presente na reunião e parabenizou a proposta do governo a qual classificou como avançada. Por Assecom

Nenhum comentário:

Postar um comentário