domingo, 12 de setembro de 2010

Reflexão

O momento político está acirrado, cada um defende “seu lado”, alguns movidos pela ideologia e doutrina partidária, outros por vantagens pessoais, ódios, discriminação e paixão. Diante da situação e lendo alguns comentários de formadores de opiniões, recorri a busca e encontrei algumas frases e pensamentos de intelectuais, transposto em forma de colcha de retalhos para contribuir com o debate.  

Para Alexis de Tocqueville: "Na política, os ódios comuns são à base das alianças." E por Maurice Barrés: "A política é a arte de tirar o melhor proveito possível de determinada situação." Nesse sentido Barack Obama revela: “Eu não me oponho a todas as guerras. Eu me oponho às guerras estúpidas.” E continuando afirma “Temos uma história a contar que não é apenas contra alguma coisa, mas é por alguma coisa.”

Segundo Daniela Mercury “Não consigo ver a política com tanta paixão assim. Minha paixão é pelo meu país”, e continuando afirma: “Num país que não dá muito valor aos políticos, é mais compreensível achar que a não-eficiência do governo ou a corrupção sejam encaradas com naturalidade. Eu não encaro nunca isso com naturalidade.”

Discorrendo sobre Política Benjamin Disraeli, acredita que "Em política, nada é desprezível." Segundo Bjornstjerne Bjornson "Na política, a verdade deve esperar o momento em que todos precisem dela." Por isso durante seu legado o Presidente Lula revelou: “Apanhamos muito e perdemos companheiros, companheiros de qualidade, que tinham muita pressa e acreditavam que as coisas podiam ter sido feitas de anteontem para ontem. Isso tudo serviu de lição para nós.” Muito antes Max Weber afirma que “Somente quem tem a vocação da política terá certeza de não desmoronar quando o mundo, do seu ponto de vista, for demasiado estúpido ou demasiado mesquinho para o que ele deseja oferecer. Somente quem, frente a todas as dificuldades, pode dizer "Apesar de tudo!" tem a vocação para a política.”

Para Bertrand Russell: “Um dos paradoxos dolorosos do nosso tempo reside no fato de serem os estúpidos os que têm a certeza, enquanto os que possuem imaginação e inteligência se debatem em dúvidas e indecisões.” Segundo Marcel Pagnol: “A razão pela qual algumas pessoas acham tão difícil serem felizes é porque estão sempre a julgar o passado melhor do que foi, o presente pior do que é e o futuro melhor do que será.” E Augusto Cury revela que “os problemas nunca vão desaparecer mesmo na mais bela existência. Problemas existem para serem resolvidos, e não para perturbar-nos.”

Assumo a responsabilidade de tudo que faço na política, com a convicção do dever cumprido em prol da sociedade, especialmente de Carnaubais! Mas “A ingratidão é sempre uma forma de fraqueza. Nunca vi homens hábeis serem ingratos. Johann Goethe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário