segunda-feira, 7 de setembro de 2009

7 de Setembro





Blog Aluízio Lacerda: 7 de Setembro cai no esquecimento dos mandatários do poder

Hoje é uma data historicamente muito importante pra nação brasileira, todavia os mandatários, controladores do poder politico e financeiro, tiraram o 7 de Setembro do calendário civico em seus municipios, estado e nação.

De norte/sul, leste/oeste, essa gloriosa e magnifica lembrança cai no esquecimento, dão prioridades as ações supérfluas. Sem nada ou pouco haver com os principios da cidadania. Sem os ensinamentos patrióticos, que faz o orgulho e grandeza de uma pátria.

Neste sentido, continuo um saudosista, lembro da minha tenra infância, com os pomposos desfiles escolares, recordo do tempo que transmitia aos meus filhos, sobrinhos, alunos e amigos, o heróico grito do Ipiranga, acompanhado da célebre frase do nosso emancipador nacional: "Independência ou Morte".

Parece até que riscaram a simbologia do seu Hino e a grandeza da nossa independência. Hoje o que posso dizer para os meus netos, todos crianças, uns ainda sem a idade escolar, outros sem ver sua amada unidade de ensino,s sem ter o que representar.

Sei que a crise econômica tem afetado bastante, tirado dos seus gestores determinadas iniciativas, mas no caso do 7 de setembro, falta prioridade, compromisso, civismo, de quem manuseia os recursos e toda uma estrutura de governo.

Aqui em Carnaubais, mesmo em crise, existe investimento pra feira de bode, campeonato interestadual de futsal feminino, emancipação politica e outras ações mais modestas.

Todavia um centavo furado não se destinaram as comemorações habituais e costumeiras, do antes comemorado 7 de setembro... Ai que saudade me dá... que vergonha tenho por tamanho descompromisso dos nossos compatriotas.

Assim mesmo devo parabenizar algum gestor neste pais de meu Deus, capaz de valorizar essa magnifica data histórica.

Posso até ser visto como careta, porém não me apetece ser moderno, utilizando um intelectualismo que ignore nossas tradições.
DO BLOG: Concordo, não somos caretas, a História do nosso País é que precisa ser conservada. Para não cair no esquecimento, pelo menos nas datas comemorativas os responsáveis pelos Poderes, deveriam continuar com iniciativas para vivenciar a data, valorizando a nossa História. Na minha época de estudante, a população aguardava ansiosa e com grande expectativa o 7 de Setembro, para sair as ruas comemorando a "Indepência do Brasil", de todas as formas, mas o que realmente marcava era o desfíle cívico, que acontecia em todos os municípios, no estado e em Brasília. Em Carnaubais lembro dos ensaios articulados pelo Professor Antonio Higino, comandado pelo ex-combatente Antonio Melo que nos ensinava a postura correta. Nunca houve dificuldade ou crise, para os Prefeitos esquecerem o 7 de Setembro. Houve grandes momento no nosso município, ultimamente o desfile acontece no Distrito do Entroncamento, mas como coloca muito bem o Professor Aluizio Lacerda, mesmo em momento de crise, o município não pode esquecer o 7 de Setembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário