terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Senador Garibaldi Alves: empossado Ministro da Previdência

Ao assumir o cargo de ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves, disse que comandar a estrutura da Previdência brasileira será um dos maiores desafios de sua trajetória política. “Confesso que a tarefa que hoje assumo se configura como uma das mais árduas de minha vida. Árdua pela sua magnitude e por seu objetivo precípuo, que é o bem estar e a segurança da população idosa”, declarou.

Ao falar sobre o aumento da expectativa de vida dos brasileiros – hoje em 73,2 anos, segundo dados do IBGE –, Garibaldi Alves destacou a urgente inclusão de todos os idosos na cobertura previdenciária. “É preciso impor, ainda, a meta para incluir no Regime Geral da Previdência Social parcela significativa da população economicamente ativa, que continua de fora, principalmente os trabalhadores do mercado informal”, complementou.


Garibaldi defendeu ainda que a discussão sobre a reforma da Previdência seja feita de forma planejada e articulada. “As questões impõem intrincados desafios, como o de buscar equilíbrio entre tempo de contribuição e tempo de recebimento, desafios inerentes ao fator previdenciário”, disse.

O ministro afirmou estar consciente de que é preciso estreitar os controles e medidas de combate à sonegação e às fraudes, além de reforçar e consolidar os programas de resgate dos créditos do INSS junto às empresas e instituições devedoras. “Não podemos e não devemos fechar os olhos aos buracos negros por onde se esvaem grandes parcelas de recursos do sistema previdenciário. Urge, portanto, manter o equilíbrio das contas do INSS”.

Ao encerrar sua fala, Garibaldi Alves destacou a importância da Previdência Social no sucesso econômico do país e disse que este é um fato de orgulho para o próprio ministro. “A Previdência constitui o maior fator de estabilidade econômica para o país. No conjunto das políticas públicas, é o mais abrangente programa de distribuição de renda”, completou. 

O vice-presidente da República, Michel Temer; prestigiou a transmissão de cargo do ministro Garibaldi, como também o senador Valdir Raupp e o deputado federal Henrique Eduardo Alves. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário