quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Resgate dos mineiros no Chile

Florencio Ávalos, primeiro mineiro a ser resgatado
O mundo aguarda com muita expectativa o resgate dos 33 mineiros, que desde 5 de agosto estão a 700 metros de profundidade em uma mina da região chilena de Atacama. Nessa terça-feira as 23h15, o primeiro técnico de resgate, Manuel Gonzalez, desceu depois dos últimos testes com a cápsula Fênix vazia, rumo à galeria onde estão os mineiros.  O presidente chileno, Sebastián Piñera, que acompanha o resgate no local, antes da descida do técnico disse: "Que Deus te acompanhe".
A descida do técnico durou 17 minutos, em seguida iniciou a subida do primeiro mineiro, Florencio Ávalos, de 31 anos, que foi o primeiro a ser resgatado, trazido à superfície pela cápsula Fênix e saudado com aplausos, sirene e gritos. Os responsáveis pelo resgate dividiram os mineradores em três grupos: o primeiro integrado pelos cinco mais habilidosos; o segundo pelos 11 mais debilitados e o terceiro pelos 17 mais fortes, o último mineiro a deixar a mina "San José" será o topógrafo Luis Urzúa, chefe de turno do grupo.

A cápsula Fênix II tem 53 centímetros de diâmetro, cerca de 4,5 metros de altura e pesa 460 quilos e foi pintada com as cores da bandeira do Chile (branco, azul e vermelho). No interior da cabine podem ser observados oito canos pequenos de oxigênio, uma câmera de televisão capaz de registrar imagens em 360 graus, um microfone e uma máscara de oxigênio. Quando entrarem na cabine, os mineradores colocarão um capacete com microfone sem fio, lentes que filtram a luz, cinto biométrico para monitoramento dos sinais vitais e um traje térmico impermeável. A cápsula passou por minuciosa revisão por parte de especialistas antes de ser colocada em forma vertical e colocada no duto pelo qual os 33 trabalhadores soterrados em uma mina no Chile há 69 dias serão resgatados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário