sábado, 22 de maio de 2010

Sessão da Câmara

Na sessão da quinta-feira, registrei a vitória do município de Carnaubais em conseguir provar junto aos orgão responsáveis que as comunidades de Vila Nova, Mutambinha e parte da Arenosa, pertencem a Carnaubais.

Foi com muita satisfação que recebi a notícia do Prefeito Luizinho, nasci e cresci na comunidade de Arenosa, tenho uma convivência de irmandade e companheirismo naquela região, onde inclusive reside meu Pai e, durante esse problema de disputa da divisa com o município de Assú, a população residente na área estavam sem resposta, visto que se arrastava desde 2006 sem uma definição concreta, inclusive com o prejuízo financeiro do nosso município.

Foi uma luta da classe política, instituções e sociedade civil de Carnaubais, tendo a frente o Prefeito Luizinho que não mediu esforço, assumiu o movimento, foi para a "linha de tiro" sem meias palavras e faz de conta.

Tai o resultado, de parabéns o Prefeito Luizinho, mas acima de tudo o povo de carnaubais que são determinados e não se intimidam facilmente, pois provaram que para defender o nosso município desprezam todos interesses individuais. PARABÉNS CARNAUBAIS!!!

AUDIÊNCIA PÚBLICA - ESTRADA CARNAUBAIS/SERRA DO MEL

No parlamento não podemos cruzar os braços, nem ficar aguardando que a coisa aconteça, por isso na sessão de quinta-feira, aproveitei o clima de satisfação e vitória, para provocar novamente a discussão sobre a estrada que liga Carnaubais - Serra do Mel, agendando uma audiência pública para o dia 28 de maio, na Câmara de Carnaubais, as 15:00.

O ano passado solicitei a Deputa Larissa Rosado, que aprovou na Assembléia Legislativa a construção aproximadamente de 35 km de asfalto da zona urbana de Carnaubais seguindo pelas Vilas Rurais do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Goiás até a Vila Brasília no centro da Serra do Mel.

Essa estrada beneficia vários municípios e outras regiões do Estado, encurtando distancias para Mossoró e outros estados como o Ceará. Além de Carnaubais, serão beneficiados: Serra do Mel, Alto do Rodrigues, Pendências, Macau, Guamaré e toda região do Mato Grande e região norta da grande Natal que precisam se deslocarem para Mossoró e Ceará.

Na segunda-feira estaremos enviando os convites para as autoridades do Estado, Prefeitos e Vereadores da região e imprensa. Esperamos contar com a adesão da região, especialmente os beneficiários diretos e do apoio dos municípios que compõem o Consórcio do Vale do Assú.

HOSPITAL REGIONAL DR. NELSON INÁCIO DOS SANTOS

Iniciei no Plenário da Câmara uma discussão sobre o Hospital Regional do "Vale do Assú" e o seu papel na região.

O Hospital Regional Dr. Nelson Inácio dos Santos, não pertence ao município de Assú, inclusive os gestores municipais da cidade de Assú faz questão de dizer, na verdade pertence a estrutura administrativa da Secretaria de Saúde Pública do Estado do Rio Grande do Norte, que foi construído em Assú, por ser a cidade pólo da região, para atender média e alta complexidade dos municípios da Região do Vale do Assú.

Em conformidade com o SUS, cada município é responsável pela atenção básica e pronto atendimento de urgência dos seus municípes, com o co-financiamento dos governos: municipal, estadual e federal. Todo município deve organizar os serviços de saúde e disponibilizar para a população o Pronto Atendimento, ficando o Estado responsável, através dos Hospitais Regionais pela média e alta complexidade.

No Vale do Assú, todos os municípios dispõem de pronto atendimento 24 horas, a excessão é o município de Assú. Diante da problemática, proponho uma discussão para que o futuro Governo do Estado coloque na sua agenda a implantação dos serviços: Ortopedia e Traumatologia, UTI, Unidade de Pacientes Infectados - UPI e o SAMU. Transformando o Hospital Regional do Vale do Assú, numa estrutura com resolutividade para média e alta complexidade.

Visto que a Região do Vale do Assú, concentra uma população de mais de 100 mil habitantes, mas não dispõem desses serviços, sendo os pacientes transferidos para Mossoró e em muitos casos de Mossoró para Natal, onerando os custos com os deslocamentos, pois o município é responsável pelo deslocamento para Mossoró e se encaminhar para Natal o município é quem faz a remoção do paciente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário