domingo, 24 de outubro de 2010

Crescem especulações sobre os novos nomes para secretariado no RN


O quadro com os nomes dos secretários, diretores e da administração direta e indireta do Governo do Estado devem ser substituído a partir de janeiro, quando a governadora eleita no último dia três de outubro, Rosalba Ciarlini (DEM), assume o comando do Rio Grande do Norte, substituindo o governador Iberê Ferreira (PSB).

Para entender o quadro dos servidores do chamado “alto escalão” - que atuam na elaboração e execução de projetos nas diversas pastas - o Nominuto listou os atuais secretários e os possíveis nomes para assumir as pastas. Enquanto o Governo do Estado liderado por Iberê Ferreira (PSB) prepara uma equipe de transição para passar “o bastão”, a governadora eleita Rosalba Ciarlini (DEM) diz que só irá anunciar o secretariado em novembro.

Uma das secretarias que dependem totalmente da atividade do governador é a assessoria de comunicação e deve ser uma das primeiras a ter o nome de chefia alterado. Hoje, a pasta é coordenada pela jornalista Juliana Celli que se divide acompanhando as atividades do governador em Natal e no interior do Rio Grande do Norte, programa agenda de notícias e monitora uma equipe de redação na Assecom.

Os nomes cotados são da jornalista Aglair Abreu que já foi secretaria de comunicação de Rosalba na gestão da Prefeitura de Mossoró e atualmente atua como assessora da senadora em Brasília. O outro nome para a secretaria é do jornalista Alexandre Mulatinho, coordenador de comunicação da campanha eleitoral.

O gabinete Civil hoje é ocupado por Leopoldo Rosado que deve ir para a Agencia de Fomento e deixar a pasta para Luis Claudio Chopp (PSB) articular a transição dos governos.

Os nomes para a área jurídica ainda não foram levantados pelos bastidores e hoje, a Consultoria e a Procuradoria Geral do Estado é liderada por Luiz Antônio e deve ser ocupado por procurador Miguel Josino para Procurador Geral do Estado e a Controladoria Geral do Estado por José Pegado.

A secretaria de Agricultura tem a frente um mossoroense. Francisco das Chagas é responsável pelos programas agrícolas como a distribuição de grãos, organização de feiras agropecuárias e ainda pelas culturas do setor. O nome mais cotado para a pasta é do atual senador José Bezerra (DEM), o Ximbica, que deverá entregar o cargo ao titular, José Agripino (DEM).

A educação – que tem atualmente a frente o professor Otávio Augusto - e a saúde – comandada por George Antunes – são as pastas conhecidas como prioritárias e as que mais tem recursos. Devem ficar com pessoas de confiança da Governadora Rosalba e não na mão de aliados.

O nome de Kátia Pinto que já foi secretária de Desenvolvimento Territorial e do Meio Ambiente de Mossoró e participou das duas gestões de Rosalba Ciarilini como prefeita em Mossoró, deve ocupar uma secretaria ainda não definida.

A pasta da Infraestrutura que organiza as estruturas para a novo aeroporto de São Gonçalo e as obras da Copa do Mundo hoje é comandada por Dâmocles Trinta e também ainda não tem nome para ser ocupar a cadeira.

O trabalho feito pelo Desenvolvimento Econômico do Estado, que hoje conta com a colaboração do secretário mossoroense Segundo de Paula também deve ser substituído, assim como a secretaria de Justiça e Cidadania, de Leonardo Arruda e a secretaria de Tributação, comandada por João Batista Soares que tem no auditor Américo Mariz Maia o principal nome.

Outros dois nomes também estão cotados para assumir em janeiro cargos de secretários, o do deputado estadual que não conseguiu se reeleger Luis Almir e o do ex-secretário municipal de Serviços Urbanos, João Bastos, que deve ocupar a secretaria de Administração no lugar de Paulo César Medeiros. A Secretaria de Planejamento e Finanças, hoje liderada por Nelson Tavares ainda não tem nome definido.

O comando da Polícia Militar, a segurança pública e as diretorias de presídios também são espaços que deverão ter novos nomes a partir do próximo ano. Apesar de já está se formando um movimento em prol da permanência do coronel Araújo Silva no comando da PM, ventila-se que o substituto dele será o coronel Elias Cândido, que durante muitos anos esteve a frente da Polícia Militar em Mossoró.

Com a proximidade da Copa do Mundo em 2014, evento que faz parte do calendário da nova administração, é a uma das pastas mais cobiçadas – hoje ocupada por Fernando Fernandes - tem no nome do deputado federal Felipe Maia (DEM) seu principal concorrente que também está cotado para a pasta de Assistência Social, hoje ocupada por Gercino Saraiva.

Com o distanciamento de Felipe Maia da Câmara dos deputados, deixaria automaticamente o espaço para o primeiro suplente, o atual deputado federal Rogério Marinho (PSDB) que não consegui se reeleger com os votos computados no último dia 03 de outubro.

Secretaria de Estado de Assuntos Fundiários e de Apoio à Reforma Agrária (Seara) hoje ocupada por Paulo Henrique também não tem nome definido, assim como a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), com o secretário Lázaro Mangabeira e a Secretaria de Turismo com o secretário Múcio Sá e a secretaria de Articulação com os Municipios, comandada por Paulo Emídio.

A reportagem do Nominuto procurou Rosalba Ciarilini (DEM) para comentar os novos nomes, mas a assessoria informou que ela só irá se pronuncia em novembro e que até agora, os nomes que foram divulgados são apenas “especulação”. A assessoria contou ainda que a lista com os nomes ainda está sendo definida e será determinada de acordo com o perfil dos secretários e as atividades de cada pasta. Site Nominuto

Nenhum comentário:

Postar um comentário