segunda-feira, 5 de abril de 2010

O PETRÓLEO É NOSSO


Movimento em defesa de Carnaubais;

È de conhecimento público que o município de Carnaubais vem perdendo grande parte de seus roialtyes de petróleo, fato que ocorre desde quando a Agência Nacional de Petróleo - ANP passou a depositar recursos originados em nossa terra em benefício do municipio de Açú, usando como base documentos desconexos que desviaram nossos limites territoriais.

Diante dessa injustiça a sociedade organizada representada por igrejas: representação evangélica e católica, sindicatos de servidores públicos municipais, Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, vereadores, população voluntária, vem manifestar sua indignação, participando solidariamente de um ato público, nesta 4ª feira, 7 de de abril para repudiar a injustiça cometida contra os interesses sociais e econômicos do nosso municipio de Carnaubais.

O evento será realizado no trecho da RN 016, clamando por justiça.

Não é aceitável ver nossas riquezas sendo levadas de forma expúria para o municipio vizinho.

Todos os mapas geográficos e demais documentos oficiais comprovam que a divisa de Açu e Carnaubais é na fazenda Poço Verde.
Qualquer alteração dos limites apresentada por quem quer que seja, é no minimo suspeita, fajuta e alvo da nossa constestação.
Em audiência pública relizada recentemente na Câmara Municipal o coordenador da base territorial do IBGE Orlando Batista de Vasconcelos afirmou que as comunidades em questão ( Vila Nova e Mutambinha) pertencem a Carnaubais.

Diante do exposto, é inegável afirmar o contrário, não podemos admitir que a exploração de petróleo e gás produzido no nosso subsolo venha a ser transferido os dividendos dos roialtyes para outro municipio.

A prefeitura de Carnaubais durante 46 anos de autonomia administrativa vem arcando com as responsabilidades sociais com a população residente nesta área, investindo em politicas públicas, assistindo a saúde, educação, transportes e outras necessidades da coletividade ali residente.

Não podemos abrir mão do que nos pertence, não podemos arcar com o prejuizo mensal de aproximadamente 150.000,00 ( cento e cinquenta mil), recursos que estão faltando ao desenvolvimento das áreas produtoras, poços localizados nestas comunidades, inclusive a Estação Coletora do Estreito B.

Face aos acontecimentos, a classe politica representada pelo executivo e legislativo municipal, demais segmentos organizados, por determinação consensual, resolvem resistir de forma pacifica e democrática, contra a invasão de nossos limites, irmando-se corajosamente para a recuperação das nossas riquezas.

Respeitamos nossos co-irmãos assuenses, mas não permitimos que usufruam do que por direito nos pertence.
As tentativas diplomáticas foram em vão, vamos buscar na justiça o resgate dos nossos limites originários e os recursos que estão sendo levados para o Açú.

Assinam esse manifesto, os membros da comissão de frente:

Francisco Wanderley Mendes: Vereador representante das comunidades de: Vila Nova e Mutambinha;
João Batista Gonçalves de Sousa: Presidente da Câmara Municipal de Carnaubais;
Francinaire Moura: Presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Carnaubais - SINDISEC;
Maria Luzimar Paulino: Representante da igreja católica ( Paróquia de Carnaubais);
Thiago Bruno Pinheiro: Representante da Comunidade Evangélica Nova Aliança;
Júnior Antônio da Silva: Representante do Movimento dos trabalhadores Sem Terras - MST;
Elizabete da Silva Dantas - Presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais - STTR.
Escrito por aluiziolacerda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário